Hartley bate Kobayashi e coloca Toyota #8 na pole da edição 2022 das 24h de Le Mans

O neozelandês Brendon Hartley foi o mais rápido na hiperpole, pouco mais de um décimo à frente do outro carro da Toyota, pilotado por Kamui Kobayashi

FÓRMULA 1 2022: FERRARI JOGA A TOALHA? VETTEL NECESSÁRIO E BRAD PITT EM FILME DE HAMILTON | WGP

Brendon Hartley voou e colocou o carro #8 da Toyota na pole-position para as 24h de Le Mans. O neozelandês anotou a marca de 3min24s408 com o bólido que divide com o suíço Sébastien Buemi e o japonês Ryo Hirakawa, superando o tempo de Kamui Kobayashi no carro #7 da Toyota por apenas 0s177. Esta é a sexta pole consecutiva da marca japonesa na tradicional prova do Mundial de Endurance.

A Alpine guiada por Nicolas Lapierre, e que conta com o brasileiro André Negrão no trio de pilotos, ficou com a terceira posição no grid. As duas Glickenhaus fecharam os cinco primeiros, com o carro #709 em quarto e o #708, do brasileiro Pipo Derani, mas pilotado pelo francês Olivier Pla na classificação, em quinto.

Na classe LMP2, dobradinha da equipe belga WRT. O holandês Robin Frijns fez a melhor marca com o carro #31, com um tempo de 3min28s394, mais de um segundo à frente do francês Norman Nato no carro #41. O português Filipe Albuquerque fechou os três primeiros com o carro #22 da United Autosports.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Carro #31 da WRT foi o mais rápido na LMP2 (Foto: WEC)

LEIA MAIS: Alpine parte para Le Mans em busca de ‘missão imposível’: acabar com festa da Toyota

A surpresa veio na GTE-Pro, com os dois Corvettes ocupando as duas primeiras posições para a largada no Circuito de la Sarthe. O britânico Nick Tandy foi o único da categoria a baixar da marca de três minutos e 50 segundos com o carro #64, seguido pelo espanhol Antonio García no #63. O Porsche #91 fechou os três primeiros.

A Ferrari #51 da AF Corse guiada pelo britânico James Calado ficou na sexta posição. O brasileiro Daniel Serra, duas vezes vencedor das 24h de Le Mans, faz parte do trio da equipe italiana que ainda tem Alessandro Pier Guidi.

Por fim, na classe GTE-AM, a Ferrari #61 da AF Corse pilotada pelo francês Vincent Abril foi a mais veloz, com um tempo de 3min52s594. O dinamarquês Mikkel Jensen, da Kessel, ficou na segunda colocação com a Ferrari #57, seguido pelo Porsche #77 da Dempsey-Proton guiado pelo britânico Harry Tincknell.

A largada para a 90ª edição das 24h de Le Mans está marcada para às 11h no horário de Brasília.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.