De luto por morte de Simonsen, 24 Horas de Le Mans têm 12ª vitória da Audi. Di Grassi é 3º e Senna abandona

Tom Kristensen ampliou o recorde de vitórias em Le Mans e alcançou seu nono triunfo em Sarthe. Ao lado do dinamarquês, Allan McNish e o piloto da casa, Loïc Duval, conquistaram a vitória na classe principal, a LMP1. Lucas Di Grassi, que fez sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, terminou em terceiro ao lado de Oliver Jarvis e Marc Gené. Entre os dois Audi, o Toyota #8 TS030 de Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin e Anthony Davidson

Terminou o mais longo dos dias da temporada 2013 do automobilismo mundial. A 81ª edição das 24 Horas de Le Mans, disputada entre sábado e domingo (23) no lendário circuito de Sarthe, foi marcada pela tristeza e luto por conta da morte trágica de Allan Simonsen, teve inúmeras intervenções do safety-car e marcou também mais um domínio por parte da Audi, que venceu uma corrida que teve como característica a intensa variação climática. Na pista, a montadora das quatro argolas faturou sua 12ª vitória na história das 24 Horas de Le Mans. 


Tom Kristensen ampliou seu recorde de triunfos na mítica corrida e alcançou sua nona vitória. Ao lado do dinamarquês, Allan McNish e o piloto da casa, Loïc Duval, subiram no topo do pódio em Sarthe com o R18 e-tron quattro #2. Foi a quarta vitória consecutiva da Audi na mais tradicional das corridas de endurance.
As imagens da 81ª edição das 24 Horas de Le Mans

Emocionado, Tom Kristensen abraça Jacky Ickx no pódio em Le Mans (Foto: Getty Images)

A Audi foi dominante durante todo o fim de semana em Le Mans. A equipe ocupou as três primeiras posições no grid de largada, com o trio #2 de Kristensen, Duval e McNish largando na pole, o #1 formado por André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer em segundo e, em terceiro, o #3 de Lucas Di Grassi, Oliver Jarvis e Marc Gené. Problemas no alternador do e-tron #1 tirou o trio campeão mundial da briga pelo título. O conjunto composto por Di Grassi também teve problemas e não conseguiu entrar diretamente na luta pela vitória.
Aquele que é considerado o primeiro carro da Toyota, o TS030 #7 pilotado por Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima terminou na quarta colocação, a sete voltas do vencedor. Faltando menos de duas horas para o fim das 24 Horas de Le Mans, a chuva apertou bastante e levou Lapierre a cometer um erro. O francês passou reto na curva Porsche e bateu de frente com a barreira de pneus. Por sorte, Nicolas conseguiu voltar aos boxes, onde a Toyota trabalhou para deixar o protótipo em condições de retornar à corrida. O esforço deu certo, e o #7 terminou à frente do #1 da Audi, que fez uma bela prova de recuperação ao saltar do 22º para o quinto posto geral.

A vitória na classe LMP2 foi conquistada pela OAK, e com direito a dobradinha. Mesmo depois de ter rodado debaixo de uma chuva torrencial no fim da corrida, Bertrand Baguette levou o protótipo #35 da Morgan à vitória em Le Mans. O belga, ex-Indy, liderou o trio formado também pelo mexicano Ricardo González e pelo britânico Martin Plowman. A dobradinha foi completada pelo Morgan-Nissan #24 pilotado por Olivier Pla, David Heinemeier-Hansson e Alex Brundle. Respectivamente, os carros da OAK terminaram a 19 e 20 voltas dos vencedores em Le Mans.

O pódio da LMP2 foi completado pelo #26 da G-Drive. Com um Oreca 03-Nissan, o trio composto por Roman Rusinov, John Martin e Mike Conway — outro estreante em Le Mans — terminou em terceiro na categoria e em décimo na classificação geral.

A vitória na GTE Pro ficou nas mãos da Aston Martin. A montadora britânica buscava o triunfo para dedica-lo a Allan Simonsen e também como forma de comemorar seu centenário. Mas o fim de semana não foi nada positivo para a Aston Martin e também para Bruno Senna. O brasileiro vinha em condições reais de vencer as 24 Horas de Le Mans. De volta a Sarthe, onde competiu em 2009 pela Oreca na LMP2, Senna via seu carro, o Aston Martin Vantage V8 #99 na liderança em sua categoria, mas teve de lamentar a batida forte de Frédéric Makowiecki na 19ª volta da corrida. O piloto escapou sem ferimentos, mas os danos foram tão grandes que não houve possibilidade de prosseguir na prova.

Assim, a vitória acabou sendo herdada pelo trio da Manthey. Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas guiaram o Porsche 911 #91 e completaram 317 voltas em Le Mans, garantindo uma conquista histórica. Além da vitória, a Porsche abocanhou também o segundo lugar com Jörg Bergmeister, Patrick Pilet e Timo Berhard, companheiros de equipe na Manthey. O melhor carro da Aston Martin na GTE Pro foi o #97 de Darren Turner, Stefan Müche e Peter Dumbreck.
Bandeira da Dinamarca a meio-mastro em memória de Allan Simonsen (Foto: Getty Images)

As Ferrari 458 da AF Corse não alcançaram bom rendimento em Le Mans e jamais foram postulantes à vitória. O trio do carro #71, formado por Kamui Kobayashi, Olivier Beretta e Toni Vilander terminou em quinto na GTE Pro, 21º na classificação geral. O conjunto fechou a corrida logo à frente da outra Ferrari da AF Corse, o #51 de Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Marco Malucelli. Ambos terminaram na mesma volta, mas a quatro dos vencedores na categoria.

Por fim, na classe GTE Am, a vitória foi novamente da Porsche. O trio da Imsa Performance, composto por Raymond Narac, Christophe Bourret e Jean-Karl Vernay garantiu a vitória na categoria depois que o Porsche 911 #76 completou 306 voltas em Le Mans, fechando em 26º na classificação geral. A montadora alemã venceu mais uma vez e, de quebra, derrotou os rivais da Ferrari. Os dois carros da AF Corse na GTE Am terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. Piergiuseppe Perazzini, Lorenzo Case e Darryl O’Young completaram a corrida em segundo, enquanto o trio formado por Jack Gerber, Matt Griffin e Marco Cioci completou o pódio. O badalado Patrick Dempsey terminou a corrida em quarto ao lado de Joe Foster e Patrick Young com um Porsche 911 GT3 da equipe formada por Dempsey e o craque italiano Alessandro Del Piero.

24 Horas de Le Mans, corrida, final:
1 Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
Loïc DUVAL
DIN
ESC
FRA
LMP1
1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
348 voltas  
 
 
2 Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI
Stéphane SARRAZIN
ING
SUI
FRA
LMP1
2
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+1 volta  
 
 
3 Lucas DI GRASSI
Marc GENÉ
Oliver JARVIS
BRA
ESP
ING
LMP1
3
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+1 volta  
 
 
4 Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE
Kazuki NAKAJIMA
AUT
FRA
JAP
LMP1
4
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+7 voltas  
 
 
5 André LOTTERER
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
ALE
SUI
FRA
LMP1
5
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+10 voltas  
 
 
6 Nick LEVENTIS
Danny WATTS
Jonny KANE
ING
ING
ING
LMP1
6
Strakka
HPD ARX-03c Honda
+16 voltas  
 
 
7 Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ
Martin PLOWMANN
BEL
MEX
ING
LMP2
1
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+19 voltas  
 
 
8 Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON
Alex BRUNDLE
FRA
DIN
ING
LMP2
2
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+20 voltas  
 
 
9 Roman RUSINOV
John MARTIN
Mike CONWAY
RUS
AUS
ING
LMP2
3
G-Drive
Oreca 03 Nissan
+21 voltas  
 
 
10 Jann MARDENBOROUGH
Lucas ORDOÑEZ
Michael KRUMM
ING
ESP
ALE
LMP2
4
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+21 voltas  
 
 
11 Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN
Pierre KAFFER
ARG
FRA
ALE
LMP2
5
Pecom
Oreca 03 Nissan
+23 voltas  
 
 
12 Natacha GACHNANG
Franck MAILLEUX
Olivier LOMBARD
SUI
FRA
FRA
LMP2
6
Morand
Morgan Judd
+28 voltas  
 
 
13 Brendon HARTLEY
Mark PATTERSON
Karun CHANDHOK
NZL
EUA
IND
LMP2
7
Murphy
Oreca 03 Nissan
+29 voltas  
 
 
14 Simon DOLAN
Oliver TURVEY
Lucas LUHR
ING
ING
ALE
LMP2
8
Jota
Zytek Z11SN Nissan
+29 voltas  
 
 
15 Nelson PANCIATICI
Pierre RAGUES
Tristan GOMMENDY
FRA
FRA
FRA
LMP2
9
Signatech Alpine
Alpine Nissan
+31 voltas  
 
 
16 Marc LIEB
Richard LIETZ
Romain DUMAS
ALE
AUT
FRA
GTE Pro
1
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+33 voltas  
 
 
17 Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET
Timo BERNHARD
ALE
FRA
ALE
GTE Pro
2
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+33 voltas  
 
 
18 Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Peter DUMBRECK
ING
ALE
ING
GTE Pro
3
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+34 voltas  
 
 
19 Michel FREY
Patric NIEDERHAUSER
Jeroen BLEEKEMOLEN
SUI
SUI
HOL
LMP2
10
Race Performance
Oreca 03 Judd
+34 voltas  
 
 
20 Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Taylor JORDAN
DIN
ESP
EUA
GTE Pro
4
Corvette
Chevrolet Corvette C6-R
+36 voltas  
 
 
21 Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER
Olivier BERETTA
JAP
FIN
MON
GTE Pro
5
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+37 voltas  
 
 
22 Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELA
Matteo MALUCELLI
ITA
ITA
ITA
GTE Pro
6
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+37 voltas  
 
 
23 Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
ING
EUA
ING
GTE Pro
7
Corvette
Chevrolet Corvette C6-R
+39 voltas  
 
 
24 Tom KIMBER SMITH
Eric LUX
Alexander ROSSI
ING
EUA
EUA
LMP2
11
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+41 voltas  
 
 
25 Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GOOSSENS
ING
ALE
BEL
GTE Pro
8
SRT
Viper GTS-R
+42 voltas  
 
 
26 Raymond NARAC
Christophe BOURRET
Jean-Karl VERNAY
FRA
FRA
FRA
GTE Am
1
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR
+42 voltas  
 
 
27 Piergiuseppe PERAZZINI
Lorenzo CASE
Darryl O'YOUNG
ITA
ITA
CAN
GTE Am
2
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+43 voltas  
 
 
28 Jack GERBER
Matt GRIFFIN
Marco CIOCI
AFS
IRL
ITA
GTE Am
3
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+43 voltas  
 
 
29 Patrick DEMPSEY
Joe FOSTER
Patrick LONG
EUA
EUA
EUA
GTE Am
4
Dempsey-Del Piero Proton
Porsche 911 (997) GT3 RSR
+43 voltas  
 
 
30 Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL
Ricky TAYLOR
FRA
FRA
EUA
GTE Am
5
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+46 voltas  
 
 
31 Roald GOETHE
Stuart HALL
Jamie CAMPBELL-WALTER
ALE
ING
ING
GTE Am
6
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+47 voltas  
 
 
32 Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMER
EUA
EUA
CAN
GTE Pro
9
SRT
Viper GTS-R
+47 voltas  
 
 
33 Matt DOWNS
Thomas DAGONNEAU
Rodin YOUNESSI
EUA
FRA
EUA
LMP2
12
Boutsen Ginion
Oreca 03 Nissan
+48 voltas  
 
 
34 Pascal GIBON
Patrice MILESI
Wolf HENZLER
FRA
FRA
ALE
GTE Am
7
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 (997) GT3 RSR
+48 voltas  
 
 
35 Andrea BERTOLINI
Abdulazis TURKI ALFAISAL
Khaled QUBAISI
ITA
ASA
EAU
GTE Pro
10
JMW
Ferrari F458 Italia
+48 voltas  
 
 
36 Christian RIED
Gianluca RODA
Paolo RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE Am
8
Proton
Porsche 911 GT3 RSR
+48 voltas  
 
 
37 Emmanuel COLLARD
François PERRODO
Sebastien CRUBILÉ
FRA
FRA
FRA
GTE Pro
11
Prospeed
Porsche 997 GT3-RSR
+50 voltas  
 
 
38 Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS
Jason BRIGHT
VEN
POR
AUS
GTE Am
9
8Star
Ferrari F458 Italia
+54 voltas  
 
 
39 Olivier PORTA
Stéphane RAFFIN
Romain BRANDELA
FRA
FRA
FRA
LMP2
13
DKR
Lola B11/40 Judd
+68 voltas  
 
 
40 Nicolas PROST
Neel JANI
Nick HEIDFELD
FRA
SUI
ALE
LMP1
7
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+73 voltas  
 
 
41 Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE
Cong Fu CHENG
ITA
SUI
CHN
LMP1
8
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+73 voltas  
 
 
42 Cooper MacNEIL
Manuel RODRIGUES
Phillipe DUMAS
EUA
FRA
FRA
GTE Am
10
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+80 voltas  
 
 
43 Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
EUA
ING
AUS
LMP2
14
Level 5
HPD ARX 03b Honda
+106 voltas  
 
 
44 Pierre THIRIET
Ludovic BADEY
Maxime MARTIN
FRA
FRA
BEL
LMP2
15
Thiriet by TDS
Oreca 03 Nissan
NC  
 
 
45 Bruno SENNA
Frédéric MAKOWIECKI
Rob BELL
BRA
FRA
ING
GTE Pro
12
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
NC  
 
 
46 Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN
Phillippe MONDOLOT
FRA
FRA
FRA
LMP2
16
OAK
Morgan LMP2 Nissan
NC  
 
 
47 Alexandre IMPERATORI
Ho-Pin TUNG
Matthew HOWSON
SUI
CHI
ING
LMP2
17
KCMG
Morgan Nissan
NC  
 
 
48 Paul DALLA LANA
Pedro LAMY
Bill AUBERLEN
CAN
POR
EUA
GTE Pro
13
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
NC  
 
 
49 Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER
Jan CHAROUZ
ALE
AUT
TCH
LMP2
18
Lotus
Lotus T128
NC  
 
 
50 Johnny MOWLEM
Tony BURGESS
Jonathan HIRSCHI
ING
CAN
SUI
LMP2
19
HVM Status
Lola B12/80 Coupé Judd
NC  
 
 
51 Yannick MALLEGOL
Jean-Marc BACHELIER
Howard BLANK
FRA
FRA
EUA
GTE Am
11
AF Corse
Ferrari F458 Italia
NC  
 
 
52 Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON
Maurizio MEDIANI
EUA
SUE
ITA
GTE Am
12
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia
NC  
 
 
53 Tor GRAVES
Shinji NAKANO
Archie HAMILTON
ING
JAP
ING
LMP2
20
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan
NC  
 
 
54 Fabien GIROIX
Philippe HAEZBROUCK
Keiko IHARA
FRA
FRA
JAP
LMP2
21
Gulf Racing Middle East
Lola B12/80 Coupé Nissan
NC  
 
 
55 Kevin WEEDA
Christopher BOUCHUT
James ROSSITER
EUA
FRA
ING
LMP2
22
Lotus
Lotus T128
NC  
 
 
56 Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD
Kristian POULSEN
DIN
DIN
DIN
GTE Am
13
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
NC  
 
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube