De luto por morte de Simonsen, 24 Horas de Le Mans têm 12ª vitória da Audi. Di Grassi é 3º e Senna abandona
Tom Kristensen ampliou o recorde de vitórias em Le Mans e alcançou seu nono triunfo em Sarthe. Ao lado do dinamarquês, Allan McNish e o piloto da casa, Loïc Duval, conquistaram a vitória na classe principal, a LMP1. Lucas Di Grassi, que fez sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, terminou em terceiro ao lado de Oliver Jarvis e Marc Gené. Entre os dois Audi, o Toyota #8 TS030 de Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin e Anthony Davidson
Terminou o mais longo dos dias da temporada 2013 do automobilismo mundial. A 81ª edição das 24 Horas de Le Mans, disputada entre sábado e domingo (23) no lendário circuito de Sarthe, foi marcada pela tristeza e luto por conta da morte trágica de Allan Simonsen, teve inúmeras intervenções do safety-car e marcou também mais um domínio por parte da Audi, que venceu uma corrida que teve como característica a intensa variação climática. Na pista, a montadora das quatro argolas faturou sua 12ª vitória na história das 24 Horas de Le Mans.
Tom Kristensen ampliou seu recorde de triunfos na mítica corrida e alcançou sua nona vitória. Ao lado do dinamarquês, Allan McNish e o piloto da casa, Loïc Duval, subiram no topo do pódio em Sarthe com o R18 e-tron quattro #2. Foi a quarta vitória consecutiva da Audi na mais tradicional das corridas de endurance.
As imagens da 81ª edição das 24 Horas de Le Mans |
A Audi foi dominante durante todo o fim de semana em Le Mans. A equipe ocupou as três primeiras posições no grid de largada, com o trio #2 de Kristensen, Duval e McNish largando na pole, o #1 formado por André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer em segundo e, em terceiro, o #3 de Lucas Di Grassi, Oliver Jarvis e Marc Gené. Problemas no alternador do e-tron #1 tirou o trio campeão mundial da briga pelo título. O conjunto composto por Di Grassi também teve problemas e não conseguiu entrar diretamente na luta pela vitória.
Aquele que é considerado o primeiro carro da Toyota, o TS030 #7 pilotado por Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima terminou na quarta colocação, a sete voltas do vencedor. Faltando menos de duas horas para o fim das 24 Horas de Le Mans, a chuva apertou bastante e levou Lapierre a cometer um erro. O francês passou reto na curva Porsche e bateu de frente com a barreira de pneus. Por sorte, Nicolas conseguiu voltar aos boxes, onde a Toyota trabalhou para deixar o protótipo em condições de retornar à corrida. O esforço deu certo, e o #7 terminou à frente do #1 da Audi, que fez uma bela prova de recuperação ao saltar do 22º para o quinto posto geral.
A vitória na classe LMP2 foi conquistada pela OAK, e com direito a dobradinha. Mesmo depois de ter rodado debaixo de uma chuva torrencial no fim da corrida, Bertrand Baguette levou o protótipo #35 da Morgan à vitória em Le Mans. O belga, ex-Indy, liderou o trio formado também pelo mexicano Ricardo González e pelo britânico Martin Plowman. A dobradinha foi completada pelo Morgan-Nissan #24 pilotado por Olivier Pla, David Heinemeier-Hansson e Alex Brundle. Respectivamente, os carros da OAK terminaram a 19 e 20 voltas dos vencedores em Le Mans.
O pódio da LMP2 foi completado pelo #26 da G-Drive. Com um Oreca 03-Nissan, o trio composto por Roman Rusinov, John Martin e Mike Conway — outro estreante em Le Mans — terminou em terceiro na categoria e em décimo na classificação geral.
A vitória na GTE Pro ficou nas mãos da Aston Martin. A montadora britânica buscava o triunfo para dedica-lo a Allan Simonsen e também como forma de comemorar seu centenário. Mas o fim de semana não foi nada positivo para a Aston Martin e também para Bruno Senna. O brasileiro vinha em condições reais de vencer as 24 Horas de Le Mans. De volta a Sarthe, onde competiu em 2009 pela Oreca na LMP2, Senna via seu carro, o Aston Martin Vantage V8 #99 na liderança em sua categoria, mas teve de lamentar a batida forte de Frédéric Makowiecki na 19ª volta da corrida. O piloto escapou sem ferimentos, mas os danos foram tão grandes que não houve possibilidade de prosseguir na prova.
Assim, a vitória acabou sendo herdada pelo trio da Manthey. Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas guiaram o Porsche 911 #91 e completaram 317 voltas em Le Mans, garantindo uma conquista histórica. Além da vitória, a Porsche abocanhou também o segundo lugar com Jörg Bergmeister, Patrick Pilet e Timo Berhard, companheiros de equipe na Manthey. O melhor carro da Aston Martin na GTE Pro foi o #97 de Darren Turner, Stefan Müche e Peter Dumbreck.
As Ferrari 458 da AF Corse não alcançaram bom rendimento em Le Mans e jamais foram postulantes à vitória. O trio do carro #71, formado por Kamui Kobayashi, Olivier Beretta e Toni Vilander terminou em quinto na GTE Pro, 21º na classificação geral. O conjunto fechou a corrida logo à frente da outra Ferrari da AF Corse, o #51 de Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Marco Malucelli. Ambos terminaram na mesma volta, mas a quatro dos vencedores na categoria.
Por fim, na classe GTE Am, a vitória foi novamente da Porsche. O trio da Imsa Performance, composto por Raymond Narac, Christophe Bourret e Jean-Karl Vernay garantiu a vitória na categoria depois que o Porsche 911 #76 completou 306 voltas em Le Mans, fechando em 26º na classificação geral. A montadora alemã venceu mais uma vez e, de quebra, derrotou os rivais da Ferrari. Os dois carros da AF Corse na GTE Am terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. Piergiuseppe Perazzini, Lorenzo Case e Darryl O’Young completaram a corrida em segundo, enquanto o trio formado por Jack Gerber, Matt Griffin e Marco Cioci completou o pódio. O badalado Patrick Dempsey terminou a corrida em quarto ao lado de Joe Foster e Patrick Young com um Porsche 911 GT3 da equipe formada por Dempsey e o craque italiano Alessandro Del Piero.
24 Horas de Le Mans, corrida, final:
1 |
Tom KRISTENSEN Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN ESC FRA |
LMP1 1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido | 348 voltas | |
2 |
Anthony DAVIDSON Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING SUI FRA |
LMP1 2 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido | +1 volta | |
3 |
Lucas DI GRASSI Marc GENÉ Oliver JARVIS |
BRA ESP ING |
LMP1 3 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido | +1 volta | |
4 |
Alexander WURZ Nicolas LAPIERRE Kazuki NAKAJIMA |
AUT FRA JAP |
LMP1 4 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido | +7 voltas | |
5 |
André LOTTERER Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE SUI FRA |
LMP1 5 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido | +10 voltas | |
6 |
Nick LEVENTIS Danny WATTS Jonny KANE |
ING ING ING |
LMP1 6 |
Strakka HPD ARX-03c Honda | +16 voltas | |
7 |
Bertrand BAGUETTE Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL MEX ING |
LMP2 1 |
OAK Morgan LMP2 Nissan | +19 voltas | |
8 |
Olivier PLA David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA DIN ING |
LMP2 2 |
OAK Morgan LMP2 Nissan | +20 voltas | |
9 |
Roman RUSINOV John MARTIN Mike CONWAY |
RUS AUS ING |
LMP2 3 |
G-Drive Oreca 03 Nissan | +21 voltas | |
10 |
Jann MARDENBOROUGH Lucas ORDOÑEZ Michael KRUMM |
ING ESP ALE |
LMP2 4 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan | +21 voltas | |
11 |
Luiz PÉREZ-COMPANC Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG FRA ALE |
LMP2 5 |
Pecom Oreca 03 Nissan | +23 voltas | |
12 |
Natacha GACHNANG Franck MAILLEUX Olivier LOMBARD |
SUI FRA FRA |
LMP2 6 |
Morand Morgan Judd | +28 voltas | |
13 |
Brendon HARTLEY Mark PATTERSON Karun CHANDHOK |
NZL EUA IND |
LMP2 7 |
Murphy Oreca 03 Nissan | +29 voltas | |
14 |
Simon DOLAN Oliver TURVEY Lucas LUHR |
ING ING ALE |
LMP2 8 |
Jota Zytek Z11SN Nissan | +29 voltas | |
15 |
Nelson PANCIATICI Pierre RAGUES Tristan GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
LMP2 9 |
Signatech Alpine Alpine Nissan | +31 voltas | |
16 |
Marc LIEB Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE AUT FRA |
GTE Pro 1 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR | +33 voltas | |
17 |
Jörg BERGMEISTER Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE FRA ALE |
GTE Pro 2 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR | +33 voltas | |
18 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE Peter DUMBRECK |
ING ALE ING |
GTE Pro 3 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 | +34 voltas | |
19 |
Michel FREY Patric NIEDERHAUSER Jeroen BLEEKEMOLEN |
SUI SUI HOL |
LMP2 10 |
Race Performance Oreca 03 Judd | +34 voltas | |
20 |
Jan MAGNUSSEN Antonio GARCIA Taylor JORDAN |
DIN ESP EUA |
GTE Pro 4 |
Corvette Chevrolet Corvette C6-R | +36 voltas | |
21 |
Kamui KOBAYASHI Toni VILANDER Olivier BERETTA |
JAP FIN MON |
GTE Pro 5 |
AF Corse Ferrari F458 Italia | +37 voltas | |
22 |
Gianmaria BRUNI Giancarlo FISICHELA Matteo MALUCELLI |
ITA ITA ITA |
GTE Pro 6 |
AF Corse Ferrari F458 Italia | +37 voltas | |
23 |
Oliver GAVIN Tommy MILNER Richard WESTBROOK |
ING EUA ING |
GTE Pro 7 |
Corvette Chevrolet Corvette C6-R | +39 voltas | |
24 |
Tom KIMBER SMITH Eric LUX Alexander ROSSI |
ING EUA EUA |
LMP2 11 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan | +41 voltas | |
25 |
Ryan DALZIEL Dominik FARNBACHER Marc GOOSSENS |
ING ALE BEL |
GTE Pro 8 |
SRT Viper GTS-R | +42 voltas | |
26 |
Raymond NARAC Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA FRA FRA |
GTE Am 1 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR | +42 voltas | |
27 |
Piergiuseppe PERAZZINI Lorenzo CASE Darryl O'YOUNG |
ITA ITA CAN |
GTE Am 2 |
AF Corse Ferrari F458 Italia | +43 voltas | |
28 |
Jack GERBER Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS IRL ITA |
GTE Am 3 |
AF Corse Ferrari F458 Italia | +43 voltas | |
29 |
Patrick DEMPSEY Joe FOSTER Patrick LONG |
EUA EUA EUA |
GTE Am 4 |
Dempsey-Del Piero Proton Porsche 911 (997) GT3 RSR | +43 voltas | |
30 |
Patrick BORNHAUSER Julien CANAL Ricky TAYLOR |
FRA FRA EUA |
GTE Am 5 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 | +46 voltas | |
31 |
Roald GOETHE Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE ING ING |
GTE Am 6 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 | +47 voltas | |
32 |
Jonathan BOMARITO Tommy KENDALL Kuno WITTMER |
EUA EUA CAN |
GTE Pro 9 |
SRT Viper GTS-R | +47 voltas | |
33 |
Matt DOWNS Thomas DAGONNEAU Rodin YOUNESSI |
EUA FRA EUA |
LMP2 12 |
Boutsen Ginion Oreca 03 Nissan | +48 voltas | |
34 |
Pascal GIBON Patrice MILESI Wolf HENZLER |
FRA FRA ALE |
GTE Am 7 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 (997) GT3 RSR | +48 voltas | |
35 |
Andrea BERTOLINI Abdulazis TURKI ALFAISAL Khaled QUBAISI |
ITA ASA EAU |
GTE Pro 10 |
JMW Ferrari F458 Italia | +48 voltas | |
36 |
Christian RIED Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE Am 8 |
Proton Porsche 911 GT3 RSR | +48 voltas | |
37 |
Emmanuel COLLARD François PERRODO Sebastien CRUBILÉ |
FRA FRA FRA |
GTE Pro 11 |
Prospeed Porsche 997 GT3-RSR | +50 voltas | |
38 |
Enzo POTOLICCHIO Rui AGUAS Jason BRIGHT |
VEN POR AUS |
GTE Am 9 |
8Star Ferrari F458 Italia | +54 voltas | |
39 |
Olivier PORTA Stéphane RAFFIN Romain BRANDELA |
FRA FRA FRA |
LMP2 13 |
DKR Lola B11/40 Judd | +68 voltas | |
40 |
Nicolas PROST Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA SUI ALE |
LMP1 7 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota | +73 voltas | |
41 |
Andrea BELLICCHI Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA SUI CHN |
LMP1 8 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota | +73 voltas | |
42 |
Cooper MacNEIL Manuel RODRIGUES Phillipe DUMAS |
EUA FRA FRA |
GTE Am 10 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 | +80 voltas | |
43 |
Scott TUCKER Marino FRANCHITTI Ryan BRISCOE |
EUA ING AUS |
LMP2 14 |
Level 5 HPD ARX 03b Honda | +106 voltas | |
44 |
Pierre THIRIET Ludovic BADEY Maxime MARTIN |
FRA FRA BEL |
LMP2 15 |
Thiriet by TDS Oreca 03 Nissan | NC | |
45 |
Bruno SENNA Frédéric MAKOWIECKI Rob BELL |
BRA FRA ING |
GTE Pro 12 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 | NC | |
46 |
Jacques NICOLET Jean-Marc MERLIN Phillippe MONDOLOT |
FRA FRA FRA |
LMP2 16 |
OAK Morgan LMP2 Nissan | NC | |
47 |
Alexandre IMPERATORI Ho-Pin TUNG Matthew HOWSON |
SUI CHI ING |
LMP2 17 |
KCMG Morgan Nissan | NC | |
48 |
Paul DALLA LANA Pedro LAMY Bill AUBERLEN |
CAN POR EUA |
GTE Pro 13 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 | NC | |
49 |
Thomas HOLZER Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE AUT TCH |
LMP2 18 |
Lotus Lotus T128 | NC | |
50 |
Johnny MOWLEM Tony BURGESS Jonathan HIRSCHI |
ING CAN SUI |
LMP2 19 |
HVM Status Lola B12/80 Coupé Judd | NC | |
51 |
Yannick MALLEGOL Jean-Marc BACHELIER Howard BLANK |
FRA FRA EUA |
GTE Am 11 |
AF Corse Ferrari F458 Italia | NC | |
52 |
Tracy KROHN Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA SUE ITA |
GTE Am 12 |
Krohn Racing Ferrari F458 Italia | NC | |
53 |
Tor GRAVES Shinji NAKANO Archie HAMILTON |
ING JAP ING |
LMP2 20 |
Delta-ADR Oreca 03 Nissan | NC | |
54 |
Fabien GIROIX Philippe HAEZBROUCK Keiko IHARA |
FRA FRA JAP |
LMP2 21 |
Gulf Racing Middle East Lola B12/80 Coupé Nissan | NC | |
55 |
Kevin WEEDA Christopher BOUCHUT James ROSSITER |
EUA FRA ING |
LMP2 22 |
Lotus Lotus T128 | NC | |
56 |
Allan SIMONSEN Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN DIN DIN |
GTE Am 13 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 | NC | |