Ferrari garante presença na nova classe Hipercarro do Asian Le Mans Series
A Ferrari confirmou que estará no grid inaugural da classe Hipercarro Pro-Am do Asian Le Mans Series (ALMS) em 2026-27. Apesar de não ser um anúncio oficial, Antonello Coletta, chefe da marca italiana, disse ter certeza que o protótipo 499P vai à pista no campeonato
A Ferrari está certa de que estará no grid da nova classe Hipercarro Pro-Am do Asian Le Mans Series (ALMS), que estreia na temporada 2026/27 da categoria. A confirmação foi dada pelo próprio chefe da marca italiana no endurance, Antonello Coletta, que tratou a chegada no campeonato como uma certeza em conversa com o portal DailySportsCar.
Apesar de Coletta não confirmar quantos carros vão à pista no ALMS, a publicação acrescentou que a Ferrari pode investir em até três hipercarros neste projeto. De momento, há negociações com diferentes clientes que podem comandar a operação, mas nenhum anúncio oficial foi feito até agora.
A Peugeot foi outra marca a se aproximar do grid do ALMS para 2026/27 com Bob Berridge, dono da equipe BBM Sport, confirmando que está interessado em operar um ou dois protótipos 9X8. Outras duas equipes privadas estão estudando a possibilidade de levar a Porsche ao campeonato, ainda de acordo com o DSC.
“Tenho certeza de que estaremos no Asian Le Mans Series”, assegurou Coletta. “Temos alguns clientes fantásticos e sabemos que alguns deles adorariam pilotar a 499P”.

“Acredito que precisamos dar a máxima atenção ao regulamento, em especial à categorização dos pilotos, mas há um interesse consistente tanto da nossa parte quanto dos clientes. Este é um programa que nos dá outra oportunidade de ajudar a cobrir os custos”, complementou.
Em 2026/27, o Asian Le Mans Series vai introduzir a nova classe Hipercarro, que vai adotar o modelo Pro-Am. Ou seja, as equipes devem incluir um ou mais pilotos com classificação bronze ou prata (amadores) e pelo menos um profissional na mesma tripulação.
Além disso, a classe Hipercarro no Asian Le Mans Series será exclusiva para clientes, com equipes de fábrica não podendo participar. Por isso, a Ferrari segue em busca de uma equipe privada para formar uma parceria na categoria.
Como assistir ao Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) no GRANDE PRÊMIO
A GPTV, o único canal brasileiro com programação 24 horas de automobilismo e motociclismo, está disponível em diversas plataformas, incluindo CTVs (canal 811 na LG e 1011 na TCL), no app e na plataforma da SóPlay, e no app do GRANDE PRÊMIO (disponível na App Store e Google Play). O sinal aberto no YouTube amplia ainda mais o alcance da programação.
A temporada 2026 do WEC vai contar com os narradores Breno Monsef, Matheus Pinheiro, Pedro Henrique Marum e Yuri Queiroga e os comentaristas Bruno Taiar, Daniel Balsa, Gustavo Almeida e João Pedro Nascimento.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
▶️ LEIA MAIS: GRANDE PRÊMIO renova acordo e transmite WEC até temporada 2027 no Brasil
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!