FIA e ACO divulgam lista de inscritos para 24 Horas de Le Mans e temporada completa do WEC

O destaque dos anúncios desta sexta-feira foi a confirmação de que a Toyota terá dois carros em todas as oito etapas do Mundial de Endurance em 2013. 32 carros estão inscritos para a temporada do WEC

Foram anunciadas pela FIA e pelo ACO (Automóvel Clube do Oeste) em Paris, nesta sexta-feira (1), as listas de inscritos para as 24 Horas de Le Mans e o Mundial de Endurance de 2013. A tradicional prova disputada no mês de julho, em Sarthe, terá 56 carros na pista, sendo que 32 destes estão inscritos para participar de todas as provas do WEC. Destaque para a Toyota que, ao contrário do que era esperado, tem dois protótipos em ambas as listas.

A expectativa era que a montadora japonesa alinhasse dois TS-030 nas 24 Horas de Le Mans e nas 6 Horas de Spa, a prova anterior, como forma de preparação. No entanto, os nipônicos surpreenderam ao confirmar que o protótipo #8 estará em todas as oito corridas do WEC em 2013, com Anthony Davidson como piloto principal. Alexander Wurz e Nicolas Lapierre dividirão o #8, com a companhia de Kazuki Nakajima em algumas etapas.

A Toyota estreou no WEC em Le Mans, no ano passado, também com dois carros (Foto: Toyota)

Para a temporada completa a LMP1, principal categoria, terá somente seis carros. Além dos dois protótipos de Audi e Toyota, Rebellion e Strakka serão as duas únicas equipes privadas em 2013. Em Le Mans, o número sobe para oito, com Audi e Rebellion colocando na pista um carro extra. Ficou de fora a JRM.

A Audi, aliás, aproveitou esta sexta-feira para confirmar quais serão os seis trios de pilotos neste ano. O principal será formado pelos atuais campeões do WEC, André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer. No segundo e-tron quattro estarão Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval e, no terceiro, que será usado somente em Spa e Le Mans, Lucas Di Grassi, Oliver Jarvis e Marc Gené.

Tanto no Mundial quanto em Le Mans, a classe mais rechada será a LMP2. Serão 12 carros na temporada inteira e 22 nas 24 Horas. Nesta classe, além de equipes como a OAK, a Level 5, a Greaves e a Lotus, estará também a Sébastien Loeb Racing, que indicou Franck Montagny como piloto – a lista contém somente um nome para cada carro.

Saindo dos protótipos para os carros de gran turismo, a LMGTE-Pro tem 11 times inscritos para Le Mans, cinco a mais que para o WEC. Destaque para o retorno do Viper para a prova após alguns anos, com a equipe norte-americana SRT, que alinhará dois modelos. Atual vencedora em Le Mans, a AF Corse também está de volta com Gianmaria Bruni ao volante de uma das Ferrari, e Olivier Beretta, da outra.

A operação da AF Corse não para por aí. O time italiano ainda terá três Ferrari na LMGTE-Am em Le Mans. Essa subdivisão conta também com dois Corvette da Larbre em Le Mans, a Krohn e a Del Piero Dempsey Racing, formada a partir da união do futebolista italiano Alessandro Del Piero e o ator norte-americano Patrick Dempsey. Para o WEC, a LMGTE-Am tem somente oito carros inscritos, seis a menos que em Le Mans.

Em 2013, o 56º carro, ‘hors-concours’, será o GreenGT, que terá Christian Pescatori como um dos pilotos. A vaga do ‘Garage 56’ tradicionalmente é reservada a um carro experimental. No ano passado, este carro foi o DeltaWing, da Nissan.

Da lista inicial de 71 inscritos, cinco foram cortados e os outros dez estão como suplentes. Na tabela abaixo, os números destacados com a cor amarela indicam os carros que correrão somente em Le Mans. Os demais estão garantidos nas oito provas do WEC em 2013.

56 carros correrão em Le Mans e 32 no campeonato completo do WEC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.