Albuquerque e Taylor vencem pelo IMSA em Laguna Seca em 1-2 dos Acura. Derani é 3º

Filipe Albuquerque pilotou de maneira cerebral para segurar Tom Blomqvist e garantir vitória em Laguna Seca, com o brasileiro Pipo Derani completando o pódio

ZHOU COMETE PRIMEIRO ERRO DE NOVATO NA F1 2022: TENDÊNCIA OU EXCEÇÃO?

A quarta etapa da temporada 2022 do IMSA, disputada em Laguna Seca, na Califórnia, foi um dia dos sonhos para as equipes que correm nos modelos Acura. Filipe Albuquerque e Ricky Taylor, que pilotam o #10 pela WTR, venceram a corrida seguidos por Oliver Jarvis e Tom Blomqvist, da Meyer Shank, no #60. O brasileiro Pipo Derani, que faz dupla com Tristan Nuñez, fechou o pódio com o Cadillac #31.

A disputa foi dominada pelos Acura desde o início, com Taylor na primeira posição e Jarvis em segundo. Enquanto os Cadillacs brigavam entre si pelo terceiro lugar no pódio, o #01 de Renger van der Zande e Sébastien Bourdais — que largou em quarto — precisou abandonar devido a um problema na parte elétrica do carro.

Relacionadas


Com a ativação da — única — bandeira amarela na volta 22, Albuquerque assumiu o comando no carro durante a parada nos boxes e voltou ainda na liderança. Apesar de ter conseguido segurar Blomqvist enquanto fazia estratégia de gerenciamento de pneus e combustível, o português acabou perdendo a liderança ao ter de lidar com o tráfego à frente.

No entanto, em manobra agressiva — em que os dois carros se tocaram —, Albuquerque conseguiu retomar a ponta pouco tempo depois. O incidente chegou a ser investigado pela direção de prova, mas nenhuma punição foi direcionada aos pilotos. Assim, Filipe foi gerenciando a liderança até o final da corrida, com Blomqvist sempre logo atrás do Acura #10.

Destaque para o brasileiro Pipo Derani, que assumiu o Cadillac #31 e passou a somar uma volta rápida atrás da outra, o que lhe permitiu tomar o terceiro lugar do #5, naquele momento pilotado por Richard Westbrook — que terminou com a quarta colocação. Por fim, Alex Lynn completou um dia terrível em Laguna Seca para a Ganassi com o quinto lugar, última posição para os carros DPi.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Louis Delétraz fez excelente exibição em Laguna Seca na LMP2 e conseguiu escalar o pelotão (Foto: IMSA)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LMP2

Na classe LMP2, a corrida foi mais movimentada em Laguna Seca. Com diversos erros dos pilotos, a liderança mudou constantemente de mãos: John Farano começou mal com o Oreca #8 e rodou, despencando para o fundo do grid. No entanto, sua equipe alterou a estratégia traçada e trocou apenas os pneus do lado esquerdo, possibilitando a Louis Delétraz — que assumiu o carro — um ataque aos ponteiros.

Com excelente ritmo, o suíço de 25 anos aproveitou uma intervenção do safety-car para tomar a liderança, a qual não largou mais. Dwight Merriman e Ryan Dalziel, que pilotam o #18, chegaram na segunda colocação, enquanto Juan Pablo Montoya e Henrik Hedman completaram o pódio com o #81.

GTD Pro

O Porsche #9, pilotado por Matt Campbell e Mathieu Jaminet, dominou a classe GTD Pro para vencer de forma incontestável neste domingo — com mais de 31s de diferença para o segundo lugar. A dupla formada por Russell Ward e Philip Ellis brigava pelas primeiras posições, mas rodou na 21ª volta e abandonou a corrida devido aos danos na Mercedes. A bandeira amarela beneficiou o Corvette #3 de Antonio García e Jordan Taylor, que ocupava o último lugar e passou a brigar pelo pódio.

No entanto, acabou não sendo o suficiente. O segundo lugar ficou mesmo com o Lexus #14, de Jack Hawksworth e Ben Barnicoat, enquanto Connor De Phillippi e John Edwards completaram o pódio com a BMW #25.

GTD

Por fim, a classe GTD reservou uma briga intensa entre duas BMW pela liderança, mas a bandeira amarela alterou o curso da disputa. Com as jogadas estratégicas em cena, o Porsche #16 de Ryan Hardwick e Jan Heylen tomou a liderança já no fim para triunfar em Laguna Seca, com a Lamborghini #39 de Robert Megennis e Jeff Westphal no segundo lugar. A BMW teve mesmo que se contentar com o terceiro lugar do pódio, com o #96 de Robby Foley e Bill Auberlen.

LEIA MAIS
Long Beach no IMSA (opens in a new tab)" rel="noreferrer noopener" class="ek-link">Bourdais/van der Zande se recuperam de erro para vencer em Long Beach no IMSA

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.