De saída do grid da Fórmula 1, Alfa Romeo estuda entrada no WEC já em 2025

Alfa Romeo estuda fazer uma parceria ou até mesmo substituir a Peugeot no grid do Mundial de Endurance a partir de 2025. Anúncio oficial pode ser feito já em junho

A Alfa Romeo está com data marcada para deixar a Fórmula 1 e, com isso, a possibilidade é de que a equipe passe a integrar o grid do Mundial de Endurance a partir de 2025. A informação foi publicada nesta quarta-feira (26) pela versão italiana do portal Motorsport.com, que ainda sustenta um provável anúncio oficial – ou a divulgação de maiores detalhes – no Le Mans Classic, evento bienal de carros esportivos das 24 Horas de Le Mans, em junho.

A provável ida do time de Hinwil para o WEC se deve à proximidade do CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, e do diretor-executivo da Stellantis (grupo proprietário da marca Alfa Romeo), Carlos Tavares, com a categoria de endurance. O empresário português, inclusive, esteve presente nas 6 Horas de Portimão, realizadas no último dia 16, acompanhando as atividades da Peugeot – que competiu com os carros #93 e #94.

Relacionadas


A estreita relação com a escuderia francesa tem como objetivo a vaga no Mundial de Endurance em 2025. Há dois caminhos em vista para Tavares: ambas as equipes (Alfa Romeo e Peugeot) podem se juntar em um protótipo qualificado para o WEC ou a Alfa Romeo pode substituir a Peugeot na categoria, mas herdando o legado – como o projeto do carro – da escuderia francesa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Equipe tradicional na história da Fórmula 1, Alfa Romeo deve ir para o WEC após fim da parceria com a Sauber (Foto: Alfa Romeo)

A equipe sediada na comuna de Vélizy-Villacoublay, na França, tem mostrado deficiências no conceito aerodinâmico nesta temporada. Isso fica ainda mais evidente nos resultados conquistados por seus pilotos no Mundial. Nico Müller, Gustavo Menezes e Loïc Duval não completaram a prova em Sebring e terminaram na quinta posição em Portimão. Já Jean-Éric Vergne, Paul di Resta e Mikkel Jensen fecharam em nono e sétimo nas duas primeiras etapas.

Não há expectativa de que a Peugeot consiga resolver os problemas aerodinâmicos do 9X8, o que deve favorecer, ainda mais, o acordo de parceria com a Alfa Romeo, que viria para otimizar o pacote técnico do protótipo antes de colocá-lo à prova no WEC – e por isso a estreia aconteceria apenas em 2025 e não no ano que vem.

A possibilidade da Alfa Romeo compor o grid do WEC surgiu após o anúncio do fim da parceria com a Sauber na F1, em agosto de 2022. O acordo terminará nesta temporada, com a Sauber virando Audi em 2026. Diante deste cenário, o time de Hinwil teria de buscar alternativas para se manter na categoria, o que é improvável que aconteça. A ida para o Endurance é vista como uma alternativa para a equipe suíça se manter no esporte a motor.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.