Jani quebra recorde de Le Mans e comanda trinca da Porsche na 1ª classificação. Rees tem pole provisória na GTE Pro
Com previsão de chuva para a quinta-feira, é bem possível que os resultados da noite desta quarta (10) definam o grid das 24 Horas de Le Mans de 2015. Se isso realmente acontecer, a Porsche largará nas três primeiras posições, seguida pelos três R18 da Audi. Na GTE Pro, o Aston Martin do brasileiro Fernando Rees puxa a fila
A Porsche deu um enorme passo para largar com seus três carros nas três primeiras posições na edição de 2015 das 24 Horas de Le Mans. A marca de Stuttgart não perdeu tempo na tomada de tempos realizada na noite desta quarta-feira (10), com direito a recorde na atual configuração do traçado de Sarthe, e já colocou uma enorme vantagem para a Audi e a Toyota.
Por ora, a pole é de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb. O suíço Jani foi quem andou primeiro com o 919 #18, que está pintado de preto, e tratou de cravar um estrondoso tempo de 3min16s887. Os carros #17 e #19 são os próximos da fila.
Relacionadas
Ele só perde a posição de honra do grid se alguém o superar nas duas sessões classificatórias de duas horas que estão marcadas para a noite de quinta-feira na França (a partir das 14h e das 17h de Brasília, respectivamente). Só tem um problema – para a concorrência, é claro -: a previsão é de chuva, portanto, pode ser que os tempos estabelecidos na primeira classificação sejam definitivos.
O Audi R18 e-tron quattro de Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis é o melhor da concorrência, na quarta colocação. Di Grassi tenta pela terceira vez se tornar o primeiro brasileiro a vencer as 24 Horas de Le Mans na classe principal. A Toyota, campeã mundial, por enquanto está na quarta fila com seus dois carros.
Fernando Rees, representante brasileiro na classe GTE Pro, no momento tem a melhor marca de sua categoria. Embora já seja experiente no endurance, o piloto nunca disputou as 24 Horas de Le Mans. Ele estava inscrito em 2014, mas um grave acidente nos treinos tirou a equipe da briga.
Confira como foi a primeira classificação para as 24 Horas de Le Mans:
Havia duas preocupações em jogo na sessão de classificação desta quarta para as 24 Horas de Le Mans: a obrigatoriedade de cada piloto dar pelo menos cinco voltas na escuridão da noite francesa e a previsão de chuva para a quinta-feira.
São tomadas de tempo que definem o grid para a corrida mais importante do Mundial de Endurance, sendo que vale o melhor tempo da três. Portanto, se de fato chover nas duas sessões marcadas para a quinta-feira, é provável que os tempos já registrados determinem as posições de largada.
Diante disso, a Porsche não perdeu tempo. Para evitar qualquer contratempo, mandou Timo Bernhard e Neel Jani para a pista com os protótipos #17 e #18, respectivamente, e os viu quebrarem em sequência o recorde do traçado de Sarthe – a versão atual é usada desde 2007.
Já se esperava que os carros andassem abaixo de 3min20s neste ano, mas a Porsche forçou demais essa barreira. Timo cravou 3min17s767, ao que Jani seguiu com um espetacular tempo de 3min16s887. Ninguém mais chegou perto. Loïc Duval, no Audi #8, fez 'apenas' 3min19s866 nos 13,4 km do circuito, seguido por Marco Bonanomi, que virou 3min21s811.
Mais tarde, no entanto, Earl Bamber tratou de enxotar dali os protótipos da Audi e colocar o #19 na terceira posição com 3min19s297.
Nas demais classes, confirmando o que se viu no treino livre realizado horas mais cedo, a KCMG tratou de tomar a frente na LMP2 com Nicolas Lapierre ao volante – e ainda andando à frente dos protótipos LMP1 da Nissan. O tempo foi de 3min38s032.
E a Aston Martin tomou as rédeas das divisões GTE. Richie Stanaway, parceiro de Fernando Rees, pôs o #99 na pole. E o #98 se classificou na segunda posição entre todos os GTs, liderando a classe GTE Am.
A sessão ficou paralisada por 25 minutos depois que Gaëtan Paletou bateu seu protótipo LMP2 na curva. Foi necessário substituir a barreira de pneus, por isso a bandeira vermelha. Quase ao mesmo tempo, o Audi #7 saiu da pista com Benoît Tréluyer em outro ponto do circuito, e, já com o treino parado, René Rast rodou com o Audi #9 enquanto voltava para os boxes.
Nos minutos finais, outra ocorrência ainda envolveria o Audi #7: Tréluyer passou reto na chicane e ficou parado na caixa de brita.
A Nissan tornou a decepcionar, ficando apenas em 12º lugar, atrás do líder da LMP2, com o seu melhor Nismo: o de Max Chilton. Enfrentando problemas e pensando mais em dar aos pilotos as cinco voltas na escuridão exigidas do que em qualquer outra coisa, os outros carros apareceram em 21º e 31º lugares.
Pipo Derani, brasileiro da LMP2, está na 20ª posição na classificação geral junto do mexicano Ricardo González e do colombiano Gustavo Yacamán.
24 Horas de Le Mans, grid de largada provisório:
1 | 18 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:16.887 | ||
2 | 17 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:17.767 | +0.880 | |
3 | 19 |
NICO HÜLKENBERG EARL BAMBER NICK TANDY |
ALE NZL ING |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:19.297 | +2.410 | |
4 | 8 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL OLIVER JARVIS |
BRA FRA ING |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:19.866 | +2.979 | |
5 | 9 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI RENÉ RAST |
POR ITA ALE |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:21.081 | +4.194 | |
6 | 7 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:21.839 | +4.952 | |
7 | 2 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
3:23.453 | +6.566 | |
8 | 1 |
ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA SÉBASTIEN BUEMI |
ING JAP SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
3:23.767 | +6.880 | |
9 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION Rebellion R-One – AER |
3:26.874 | +9.987 | |
10 | 13 |
ALEXANDRE IMPERATORI DOMINIK KRAIHAMER DANIEL ABT |
SUI AUT ALE |
P1 |
REBELLION Rebellion R-One – AER |
3:31.933 | +15.046 | |
11 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY NICOLAS LAPIERRE |
ING ING FRA |
P2 |
KCMG Oreca 03R Judd |
3:38.032 | +21.145 | |
12 | 23 |
OLIVIER PLA JANN MARDENBOROUGH MAX CHILTON |
FRA ING ING |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:38.468 | +21.581 | |
13 | 41 |
GARY HIRSCH GAËTAN PALETOU JON LANCASTER |
SUI FRA ING |
P2 |
GREAVES Gibson 015S Nissan |
3:38.958 | +22.071 | |
14 | 38 |
SIMON DOLAN MITCH EVANS OLIVER TURVEY |
ING NZL ING |
P2 |
JOTA SPORT Gibson 015S Nissan |
3:39.004 | +22.117 | |
15 | 26 |
ROMAN RUSINOV SAM BIRD JULIEN CANAL |
RUS ING FRA |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
3:39.867 | +22.980 | |
16 | 46 |
PIERRE THRIET LUDOVIC BADEY TRISTAN GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
P2 |
THRIET BY TDS Oreca 05 Nissan |
3:39.923 | +23.036 | |
17 | 34 |
CHRISTOPHER CUMMING LAURENS VANTHOOR KEVIN ESTRE |
CAN BEL FRA |
P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan |
3:40.058 | +23.171 | |
18 | 4 |
SIMON TRUMMER PIERRE KAFFER TIAGO MONTEIRO |
SUI ALE POR |
P1 |
BYKOLLES CLM P1/01 AER |
3:40.368 | +23.481 | |
19 | 36 |
PAUL-LAUP CHATIN NELSON PANCIATICI VINCENT CAPILLAIRE |
FRA FRA FRA |
P2 |
ALPINE A450 B Nissan |
3:40.438 | +23.551 | |
20 | 28 |
GUSTAVO YACAMÁN PIPO DERANI RICARDO GONZÁLEZ |
COL BRA MEX |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
3:40.967 | +24.080 | |
21 | 22 |
HARRY TINCKNELL MICHAEL KRUMM ALEX BUNCOMBE |
ING ALE ING |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:41.400 | +24.513 | |
22 | 43 |
PIERRE RAGUES OLIVER WEBB ZOEL AMBERG |
FRA ING SUI |
P2 |
SARD MORAND Morgan Evo SARD |
3:42.015 | +25.128 | |
23 | 29 |
LÉO ROUSSEL HO-PIN TUNG DAVID CHENG |
FRA CHN CHN |
P2 |
PEGASUS Morgan Nissan |
3:42.023 | +25.136 | |
24 | 27 |
MAURIZIO MEDIANI DAVID MARKOZOV NICOLAS MINASSIAN |
ITA RUS FRA |
P2 |
SMP BR01 Nissan |
3:42.077 | +25.190 | |
25 | 42 |
NICK LEVENTIS DANNY WATTS JONNY KANE |
ING ING ING |
P2 |
STRAKKA Strakka Dome S103 Nissan |
3:42.237 | +25.350 | |
26 | 37 |
MIKHAIL ALESHIN KIRILL LADYGIN ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP BR01 Nissan |
3:42.417 | +25.530 | |
27 | 48 |
KARUM CHANDHOK MARK PATTERSON NATHANAËL BERTHON |
IND EUA FRA |
P2 |
MURPHY Oreca 03R Nissan |
3:44.513 | +27.626 | |
28 | 30 |
SCOTT SHARP RYAN DALZIEL DAVID HEINEMEIER |
EUA ING DIN |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 04B HPD |
3:44.675 | +27.788 | |
29 | 40 |
TRACY KROHN NICK JÖNSSON JOÃO BARBOSA |
EUA SUE POR |
P2 |
KROHN Ligier JS P2 Judd |
3:44.899 | +28.012 | |
30 | 45 |
JOSÉ IBANEZ PIERRE PERRET IVAN BELLAROSA |
FRA FRA ITA |
P2 |
IBANEZ Oreca 03R Nissan |
3:45.350 | +28.463 | |
31 | 21 |
TSUGIO MATSUDA MARK SHULZHITSIKIY LUCAS ORDONEZ |
JAP RUS ESP |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:45.807 | +28.920 | |
32 | 31 |
ED BROWN JON FOGARTY JOHANNES VAN OVERBEEK |
EUA EUA EUA |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 04B HPD |
3:46.165 | +29.278 | |
33 | 35 |
JACQUES NICOLET JEAN-MARC MERLIN ERIK MARIS |
FRA FRA FRA |
P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan |
3:52.843 | +35.956 | |
34 | 99 |
ALEX MACDOWALL RICHIE STANAWAY FERNANDO REES |
ING NZL BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:54.928 | +38.041 | |
35 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:55.102 | +38.215 | |
36 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER GIANCARLO FISICHELLA |
ITA FIN ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:55.306 | +38.419 | |
37 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER ROB BELL |
ING ALE ING |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:55.466 | +38.579 | |
38 | 95 |
CHRISTOFFER NYGAARD MARCO SORENSEN NICKI THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:55.783 | +38.896 | |
39 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCIA RYAN BRISCOE |
DIN ESP AUS |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
3:55.963 | +39.076 | |
40 | 83 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD RUI ÁGUAS |
FRA FRA POR |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:56.723 | +39.836 | |
41 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILLNER JORDAN TAYLOR |
ING EUA EUA |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
3:57.081 | +40.194 | |
42 | 91 |
RICHARD LIETZ MICHAEL CHRISTENSEN JÖRG BERGMEISTER |
AUT DIN ALE |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
3:57.192 | +40.305 | |
43 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO OLIVIER BERETTA |
ITA ING MON |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:57.216 | +40.329 | |
44 | 72 |
VIKTOR SHAYTAR ANDREA BERTOLINI ALEXEY BASOV |
RUS ITA RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari F458 |
3:57.271 | +40.384 | |
45 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET WOLF HENZLER |
FRA FRA ALE |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
3:57.667 | +40.780 | |
46 | 88 |
CHRISTIAN RIED KHALED AL-QUBAISI KLAUS BACHLER |
ALE EAU AUT |
GTE AM |
ABU DHABI – PROTON Porsche 911 RSR |
3:58.259 | +41.372 | |
47 | 61 |
PETER MANN RAFFAELE GIAMMARIA MATTEO CRESSONI |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:58.478 | +41.591 | |
48 | 77 |
PATRICK DEMPSEY PATRICK LONG MARCO SEEFRIED |
EUA EUA ALE |
GTE AM |
DEMPSEY – PROTON Porsche 911 RSR |
3:58.882 | +41.995 | |
49 | 62 |
WILLIAM SWEEDLER TOWNSEND BELL JEFFREY SEGAL |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari F458 Italia |
3:58.946 | +42.059 | |
50 | 53 |
JEROEN BLEEKEMOLEN BEN KEATING MARC MILLER |
HOL EUA EUA |
GTE AM |
RILEY SRT Viper GTS-R |
3:59.054 | +42.167 | |
51 | 55 |
DUNCAN CAMERON MATT GRIFFIN ALEXANDER MORTIMER |
ING IRL ING |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:59.091 | +42.204 | |
52 | 50 |
KRISTIAN POULSEN GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
DIN ITA ITA |
GTE AM |
LARBRE Chevrolet Corvette C7 |
3:59.522 | +42.635 | |
53 | 66 |
ABDULAZIZ AL FAISAL JAKUB GIERMAZIAK MICHAEL AVENATTI |
SAU POL EUA |
GTE AM |
JMW Ferrari F458 Italia |
4:00.551 | +43.664 | |
54 | 96 |
FRANCESCO CASTELLACCI ROALD GÖTHE STUART HALL |
ITA ALE ING |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
4:01.160 | +44.273 | |
55 | 68 |
HAN-CHEN CHEN GILLES VANNELET MIKE PARISY |
TWN FRA FRA |
GTE AM |
AAI Porsche 911 GT3 RSR |
4:03.117 | +46.230 | |
56 | 67 |
JU-SAN CHEN ALEX KAPADIA XAVIER MAASSEN |
TWN ING HOL |
GTE AM |
AAI Porsche 911 GT3 RSR |
4:04.826 | +47.939 | |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.