Peugeot apresenta hipercarro sem asa traseira para volta a Le Mans e batiza de 9X8

Hipercarro da Peugeot pretende inovar com a ausência de asa traseira a partir de 2022, quando retorna ao WEC e às 24 Horas de Le Mans

A Peugeot apresentou seu novo hipercarro: eis o 9X8, que nasce sem asa traseira (Vídeo: Peugeot)

O tão esperado hipercarro da Peugeot finalmente deu as caras. A montadora francesa apresentou, na manhã desta terça-feira (6), o 9X8, hipercarro com o qual voltará ao Mundial de Endurance e às 24 Horas de Le Mans a partir da temporada 2022. A expectativa é revolucionar, além de vencer.

O traço fundametal do carro é o fato de não utilizar asa traseira no conceito original. A Peugeot tem longa tradição em Le Mans e conta com três vitórias: duas com o Peugeot 905, em 1992 e 1993, e uma terceira em 2009, com o 908. O carro em si ainda não foi mostrado ao público, mas um conceito em imagens.

É vidente que a ausência de asa traseira se torna um atrativo grande para o novo modelo.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Por pandemia, GP da Austrália de F1 é cancelado pelo segundo ano consecutivo

PEUGEOT; 9X8; WEC; ENDURANCE; HYPERCAR;
Detalhe da dianteira parruda do novo protótipo da marca francesa, que vai voltar a Le Mans (Foto: Peugeot)

“Há nas regras a oportunidade de atingir o nível de desempenho exigido sem que se precise da asa traseira. Achamos que é possível usar isso como vantagem”, afirmou o executivo-técnico Olivier Jansonnie.

O nome foi escolhido cuidadosamente, conforme explicou a diretora-executiva da Peugeot, Linda Jackson.

“É, na verdade, bastante simples. O ‘9’ é mais ou menos o carro definitivo da Peugeot – se pensarmos em todos os carros de corrida anteriores: 905, 908… O ‘X’ é por ser um carro de tração nas quatro rodas, mas também pela hibridização. E, finalmente, o ‘8’ é pela integração do hipercarro no projeto atual da Peugeot. Temos o 208, o 3008 e aqui está o 9X8”, disse.

PEUGEOT; 9X8; WEC; ENDURANCE; HYPERCAR;
Detalhe também para a solução encontrada para a parte traseira, sem asa (ao menos na versão apresentada nesta terça-feira) (Foto: Peugeot)
Paddockast #110: Como chegaram ao fim as grandes dinastias da Fórmula 1?

Já o time de pilotos da marca francesa já estava confirmado há algum tempo. Kevin Magnussen, piloto de longa carreira na F1 e atualmente no IMSA SportsCar, conta com a companhia do bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne e os veteranos do endurance Loïc Duval e Gustavo Menezes. James Rossiter será piloto reserva.

Para Vergne, trata-se de um carro revolucionário. “Esse carro que ficará marcado na história de Le Mans. Você faz história quando vence – temos que nos certificar que venceremos com esse carro, mas se vencermos em Le Mans, será um carro marcado nos livros de história”, falou.

A atual temporada do WEC, ainda sem a Peugeot, segue em curso. A próxima etapa é a das 6 Horas de Monza, terceira do campeonato, no próximo dia 18.

Resumo do GP da Áustria F1 2021: Melhores momentos e destaques

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar