Porsche tira 9 pilotos das 24h de Nürburgring após casos positivos para Covid-19 em Le Mans

A clássica prova de endurance vai ser disputada neste próximo fim de semana, mas a Porsche vai correr bastante desfalcada. Tudo por conta de testes que deram positivo no último domingo das 24 Horas de Le Mans

Em meio ao cenário de aceleração nos casos positivos do novo coronavírus na Europa em geral e na França em particular, com mais de 10 mil registros diários no país nos últimos dias, o palco das 24 Horas de Le Mans pode ter se tornado um foco de contágio no fim de semana passado. Em notícia publicada pelo site Sportscar365.com, a Porsche revelou que três pilotos, que não tiveram suas respectivas identidades reveladas, foram infectados pelo Covid-19. O diagnóstico foi feito no último domingo (20), dia de desfecho da mais importante corrida de longa duração da temporada. Por precaução, a fábrica alemã retirou nove competidores das 24 Horas de Nürburgring, prova que vai ser disputada neste próximo fim de semana.

Richard Lietz, Patrick Pilet, Romain Dumas, Matt Campbell, Michael Christensen, Kévin Estre, Thomas Preining, Matteo Cairoli e Julien Andlauer, que competiram em carros da marca de Stuttgart em La Sarthe, figuravam na lista de inscritos para a clássica prova de longa duração no circuito alemão, mas foram vetados pela fábrica de última hora. Os competidores estão em isolamento até que um novo teste dê resultado negativo.

RICHARD LIETZ; LE MANS; PORSCHE;
Richard Lietz está fora das 24 Horas de Nürburgring por precaução (Foto: Porsche Motorsport)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Fritz Enzinger, chefe de equipe da Porsche, ressaltou que, neste momento, “a saúde das pessoas está em primeiro lugar. Levando em conta a situação atual, está muito claro para nós que colocamos as necessidades de muitos à frente dos nossos objetivos esportivos”.

“Faremos tudo o que pudermos para dar às nossas equipes clientes o melhor apoio possível para a corrida, fornecendo funcionários para a parte operacional e pilotos que estejam disponíveis”, acrescentou o dirigente.

A equipe alemã Manthey Racing, por exemplo, anunciou que não vai participar da corrida deste fim de semana com o Porsche 911 GT3 R originalmente inscrito na competição. A decisão foi tomada em conjunta com a fábrica. “Levando em conta as circunstâncias, é óbvio para todos nós da Manthey Racing que a saúde de todos os envolvidos na corrida de 24 horas tem prioridade”.

MICHAEL CHRISTENSEN; PORSCHE;
Michael Christensen também vai ser desfalque para Nürburgring no fim de semana (Foto: Porsche Motorsport)

A KCMG, por exemplo, também foi bastante afetada. Dumas estava inscrito para competir nos dois carros inscritos para a prova, enquanto Lietz e Pilet estavam listados para disputar a corrida a bordo do bólido #18. A Frikadelli Racing Team ficou ainda mais desfalcada, uma vez que três dos quatro inscritos na tripulação original estão em isolamento e, portanto, fora da prova: Christensen, Estre e Campbell. Por sua vez, Cairoli não vai poder competir pela Falken Motorsports em Nürburgring.

Além das 24 Horas de Nürburgring, o fim de semana traz outro compromisso para a Porsche. Do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, o IMSA SportsCar realiza a etapa de Mid-Ohio. Nick Tandy, Frédéric Makowiecki e Laurens Vanthoor, que disputaram as 24 Horas de Le Mans, em tese vão correr a prova norte-americana, mas a fábrica alemã ainda não confirmou qual vai ser a decisão sobre seus outros três pilotos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.