Nasr perde pole de corrida classificatória para 24h de Daytona. Mazda sai na frente

A inspeção realizada pela organização do IMSA SportsCar detectou que o Cadillac DPi #31 da Action Express, guiado por Felipe Nasr e Mike Conway, estava fora do peso mínimo. Assim, o Mazda DPi de Oliver Jarvis e Harry Tincknell vai sair na frente na corrida de classificação que vai definir o grid para as 24 Horas de Daytona de 2021

Felipe Nasr cravou 1min34s311 e marcou, no último sábado (23), a pole-position para a corrida classificatória que vai definir o grid de largada das 24 Horas de Daytona. A alegria do brasileiro, contudo, durou pouco. Durante a inspeção técnica, o Cadillac DPi #31 da Action Express foi flagrado abaixo do peso mínimo, e assim o carro foi punido, tendo o melhor tempo deletado. Desta forma, a posição de honra da corrida de classificação, que será disputada às 16h (horário de Brasília) deste domingo em Daytona ficou com Oliver Jarvis, que faz dupla com Harry Tincknell. O britânico marcou 1min34s442 (tempo 0s131 mais lento que o aferido por Nasr) para largar na frente, enquanto Nasr e seu parceiro de equipe para esta jornada, que compreende apenas dois dos três pilotos da tripulação para as 24 Horas de Daytona, Mike Conway, ficou com o sexto melhor tempo.

A pole da Mazda representa a quebra do domínio da Cadillac nos treinos livres em Daytona. A marca comandou as três atividades até agora neste fim de semana e mostra ter um conjunto melhor que os Mazda DPi e também os Acura.

RODRIGO MATTAR: Seis brasileiros garantidos nas 24h de Daytona

Também com Cadillac DPi, Tristan Vautier, que forma dupla com Loïc Duval, vai largar na segunda colocação correndo pela JDC-Miller Motorsports. E na sua estreia no IMSA SportsCar, Kevin Magnussen, ex-rival de Nasr nos tempos de Fórmula 3 Inglesa há dez anos e recém-saído da Fórmula 1, cravou o terceiro melhor tempo, 1min34s514, com o Cadillac DPi #01 da Ganassi, formando dupla com Renger van der Zande.

MAZDA; DAYTONA; CORRIDA DE CLASSIFICAÇÃO; 24H DE DAYTONA 2021;
A Mazda herdou a pole-position para a corrida classificatória deste domingo em Daytona (Foto: Mazda Motorsports)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O melhor Acura do grid da corrida de classificação é o #60 da Meyer Shank Racing, que Dane Cameron colocou em quarto lugar no alinhamento da prova de logo mais, tendo Olivier Pla como seu companheiro de equipe. Em quinto, destaque para Jimmie Johnson, heptacampeão da Nascar, que colocou o Cadillac #48 da Action Express em quinto lugar. O lendário piloto norte-americano forma dupla com o japonês Kamui Kobayashi para a disputa das 24h de Daytona em 2021.

Já o Acura #10 da Wayne Taylor Racing ficou em sétimo e último dentre os protótipos DPi. Filipe Albuquerque cravou 1min34s706 com o bólido que também tem como piloto nesta jornada no fim de semana o norte-americano Ricky Taylor.

FELIPE NASR; CADILLAC; 24 HORAS DE DAYTONA; SÁBADO; CLASSIFICAÇÃO;
Felipe Nasr fez a melhor volta do treino classificatório, mas o Cadillac DPi #31 estava abaixo do peso mínimo (Foto: IMSA SportsCar)

Na classe LMP2, a pole ficou com Ben Keating, que forma dupla com Mikkel Jensen no Oreca 07 #52 da equipe PR1 Mathiasen. O veterano cravou 1min37s368 na sua melhor passagem para liderar o grid da categoria, que conta com dez carros inscritos. A dupla superou a tripulação europeia formada pelo dinamarquês Dennis Andersen e pelo austríaco Ferdinand Habsburg, que correm pela High Class Racing, que terá Robert Kubica para as 24 Horas de Daytona, na semana que vem.

A disputa na nova classe LMP3 terá como pole Moritz Kranz e Laurents Hörr, que levaram o protótipo Duqueine 08 da Muehlner Motorsports à ponta com 1min42s384.

Entre os carros GT, Marco Wittmann liderou a dobradinha da BMW na classe GTLM. Companheiro de carro do brasileiro Augusto Farfus no BMW M8 GTE #24, o alemão anotou 1min42s980 na sua melhor passagem, sendo seguido por Timo Glock, a bordo da M8 #25, tendo como companheiro de tripulação Philipp Eng.

BMW; MARCO WITTMANN; 24 HORAS DE DAYTONA; TREINO CLASSIFICATÓRIO;
A BMW fez dobradinha no grid da GTLM para a corrida classificatória em Daytona (Foto: IMSA SportsCar)

Na sequência, vieram os Corvette C8.R de Alexander Sims e Nick Tandy e Jordan Taylor e Nicky Catsburg, terceiro e quarto, respectivamente, na categoria, que compreende ainda a Ferrari 488 GTE da Risi Competizione, pilotada por Alessandro Pier Guidi e James Calado, e o Porsche 911 RSR 19 de Cooper MacNeil e Kévin Estre.

Por fim, a numerosa categoria GTD, composta por 19 carros, teve como pole Ryan Hardwick, que registrou 1min46s831 com o Porsche 911 GT3R da equipe Wright Motorsports, formando dupla com o experiente Patrick Long.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube