Red Bull divulga hipercarro projetado por Newey e aposta em motor V10 inspirado na F1

O RB17 foi lançado durante o Festival de Goodwood e traz um motor V10 que, segundo Newey, foi o auge de trilha sonora de áudio da Fórmula 1. Projeto quer cumprir todas as normas de segurança para fazer parte do Mundial de Endurance

A Red Bull divulgou nesta sexta-feira (12) o RB17, seu carro de endurance inspirado na Fórmula 1. É a última criação de Adrian Newey para a equipe, afinal, o britânico está de saída e tem futuro incerto na categoria. O protótipo foi revelado durante o Festival de Goodwood, na Inglaterra, mas não tem data para ir à pista.

O hipercarro mudou significativamente desde o anúncio de sua criação, em junho de 2022. A principal mudança está no motor, um V10 de 4,5L ao invés de um motor V8 turbo inspirado na F1. Newey dividiu a produção junto à divisão de Tecnologias Avançadas da Red Bull.

Relacionadas


Em entrevista à Autosport, Newey comentou sobre o que sentiu após revelar a novidade ao mundo. “São daquelas obras de arte que você deveria ficar feliz em exibir como tal em sua casa ou garagem. É um prazer simplesmente artístico, soa muito bem”.

O engenheiro deu mais detalhes sobre a concepção do RB17 e acredita que, embora tenha tido mudanças em relação ao projeto inicial, está satistfeito com o trabalho feito, inspirado nos velhos tempos de F1.

O RB17 terá apenas 50 unidades e ainda terá mudanças de design (Foto: Red Bull)

“Eu queria uma unidade de potência que fosse capaz de desenvolver 1.000 cv, mas com, no máximo, 150 kg no lado da combustão. Um motor V8 turbo certamente funcionaria, mas não soa tão bem quanto um aspirado natural. Muitas pessoas concordam, e eu também, que o auge de barulho de motor foram os V10 de alta rotação que estiveram na F1 até o fim de 2005”, analisou.

O carro finalizado será testado em pista após passar pela fase final de produção, com elementos de suspensão fabricados antes de peças fundamentais, como chassi, caixa de câmbio e motor. Ele também será menor e terá mais alterações de design em relação ao modelo revelado em Goodwood.

“Já faz um ano que o criamos e vamos seguir desenvolvendo, não apenas do ponto de vista do estilo. Tínhamos outras coisas que precisávamos incorporar para que ele cumprisse todos os regulamentos de segurança para fazer parte da categoria LMH, do Mundial de Endurance“, completou Newey.

Serão apenas 50 hipercarros que serão construídos pela equipe, com o engenheiro comprometido em terminar o projeto antes de deixar a Red Bull, em março de 2025. Os taurinos vão oferecer aos seus clientes um programa de pista para testar o RB17 em vários circuitos, ainda não especificados.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.