Sem vaga na F1, Senna abandona categoria e vai disputar Mundial de Endurance pela Aston Martin

Depois de ser dispensado pela Williams e negociar com Force India e Caterham, o brasileiro decidiu mudar o rumo da carreira e vai disputar a temporada de 2013 do Mundial de Endurance pela equipe de fábrica da Aston Martin

Senna merecia ficar na F1? Opine no Facebook do Grande Prêmio

Bruno Senna desistiu de lutar por uma vaga na temporada de 2013 da F1. Depois de perder o posto na Williams e negociar com Force India e Caterham, o brasileiro decidiu seguir novos rumos na carreira e disputar o Mundial de Endurance (WEC) pela Aston Martin. A notícia foi dada pela revista inglesa ‘Autosport’ e confirmada pelo Grande Prêmio com a assessoria de imprensa do piloto.

Questionado sobre a mudança repentina na carreira, Bruno explicou que quer voltar a brigar por vitórias. “Eu quero seguir em frente e voltar a ganhar corridas. As oportunidades para fazer isso não estavam mais na F1”, disse o piloto à publicação britânica.

► Senna justifica diversificada na carreira: “Não tive chance de vencer na F1”

Surpresa, Bruno Senna corre no WEC em 2013 (Foto: Williams F1/LAT Photo)

Com o acordo, o brasileiro será parceiro de Frédéric Maikowiecki em toda a temporada do WEC e terá Rob Bell como terceiro piloto nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e nas tradicionais 24 Horas de Le Mans.

A estreia de Senna na nova equipe, aliás, já acontece no próximo mês, nas 12 Horas de Sebring. Quando vai competir ao lado de Darren Turner e Stefan Mücke.

Em 2012, Senna disputou a temporada completa da F1 pela Williams, mas foi obrigado a abrir mão de 75% dos treinos livres para que o então reserva, Valtteri Bottas, pudesse treinar. Antes do fim do campeonato, o GP antecipou que ele não ficaria na equipe inglesa para 2013. A partir de então, o foco passou a ser encontrar uma vaga na Force India.

E apesar de o lugar ainda estar disponível no mercado, Bruno também já teve seu nome rifado pelo time indiano – conforme antecipou o jornalista Américo Teixeira Jr., do Diário Motorsport. O piloto chegou a negociar com Lotus e Caterham, sem sucesso.

Contando com fortes patrocinadores, Senna tinha um aporte financeiro considerável para seguir na F1, avaliado em € 20 milhões.

Bruno Senna é piloto da Aston Martin para 2013 (Foto: Divulgação/MF2)

Essa não será a primeira vez que o brasileiro competirá em corridas de longa duração.  Em 2009, depois de não encontrar uma vaga na F1 após o vice-campeonato da GP2, Bruno disputou algumas etapas da Le Mans Series pela Oreca. O piloto chegou a tomar parte das 24 Horas de Le Mans, mas acabou abandonando com um problema mecânico.

Quem se mostrou satisfeito com a chegada de Senna foi o chefe da Aston Martin, John Gaw, que destacou o reforço de peso no ano em que a marca completa 100 anos. “Nosso objetivo é vencer tanto em Le Mans quanto no Mundial de Endurance, e nós estamos particularmente satisfeitos em dar as boas vindas a um piloto tão profissional à Aston Martin, neste ano de centenário”, disse.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.