Senna justifica “diversificada na carreira” por vontade de vencer: “Não tive essa chance na F1”

O piloto brasileiro afirmou que fez o possível para ficar na F1, mas não tinha boas propostas para a temporada de 2013. Com isso, resolveu mudar de ares e aceitar a proposta da Aston Martin para o Mundial de Endurance

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Bruno Senna pegou a todos de surpresa nesta terça-feira (5) ao ser anunciado como piloto da Aston Martin para o Mundial de Endurance (WEC) e deixando para trás a carreira na F1. Embora negociasse com Force India e Caterham desde que deixou a Williams, o brasileiro explicou que o que pesou na hora de tomar a decisão foi a vontade de voltar a brigar por vitórias.

“Até 2009, sempre conquistei vitórias e pódios nas categorias por onde passei. Desde então, por uma série de circunstâncias fora do meu controle, não tive a mesma chance na F1. As propostas que me foram oferecidas nesta temporada também não me davam essa possibilidade”, declarou.

Bruno Senna é piloto da Aston Martin para 2013 (Foto: Divulgação/MF2)

O brasileiro estreou na F1, em 2010, pela Hispania. Depois, disputou metade da temporada seguinte pela Lotus e competiu pela Williams no último ano, onde foi obrigado a abrir mão de 75% dos treinos livres para que Valtteri Bottas treinasse.

Antes do fim do campeonato, o GP antecipou que ele não ficaria na equipe inglesa para 2013. A partir de então, o foco passou a ser encontrar uma vaga na Force India. E apesar de o lugar ainda estar disponível no mercado, Bruno também já teve seu nome rifado pelo time indiano – conforme antecipou o jornalista Américo Teixeira Jr., do Diário Motorsport. O piloto chegou a negociar com Lotus e Caterham, sem sucesso.

Enquanto isso, a Aston Martin, que completa 100 anos em 2013, começou a montar o plantel para a atual temporada. A montadora inglesa já havia anunciado a expansão das atividades no Mundial de Endurance, onde vai inscrever quatro carros neste ano.

Um dos titulares, o veterano Darren Turner, pediu para que a equipe fizesse uma proposta ao piloto brasileiro. "Foi ele quem me indicou. A equipe me ligou na semana passada e acertamos tudo nesta segunda-feira, quando fui à fábrica pela primeira vez", explicou.

E nessa primeira visita, o brasileiro disse ter ficado muito satisfeito com o que pôde conferir. “Fiquei impressionado com o que encontrei na Aston Martin. Todo o desenvolvimento do carro é feito em casa, desde o motor V8 até as peças. Parece uma equipe de F1 em escala. Será bom dar uma diversificada na carreira e aprender mais uma categoria", afirmou o piloto.

Antes da estreia no Mundial de Endurance, o brasileiro vai testar nos dias 17 e 18 de fevereiro, no circuito de Portimão. Depois, ao lado de Turner e Stefan Mücke, tomará parte das 12 Horas de Sebring, que abrem o calendário da ALMS, como uma espécie de treinamento para Le Mans.

“O número de testes é notável. Depois dessa primeira sessão de ensaios, ainda teremos outra antes de seguir para os Estados Unidos. Em Sebring, vamos andar desde a segunda-feira antes da corrida. E depois dela, no dia seguinte, vamos dar apenas uma limpada no vidro antes de rodar por mais 12 horas. Será quase uma simulação de uma prova de 24 horas como Le Mans”, completou o brasileiro.

Senna ainda poderá participar de outras corridas em 2013, que serão anunciadas no futuro. No Mundial de Endurance, o piloto será companheiro do francês Frédéric Maikowiecki e do britânico Rob Bell.

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