Toyota #7 vence 6h de Spa no WEC com Conway/Kobayashi/López. Negrão é 2º

Toyota vê carro #8 abandonar ainda antes de duas horas de corrida, mas vence 6 Horas de Spa com trio de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria López. Alpine de André Negrão chega em segundo e lidera o campeonato

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Fora da primeira fila na largada, mas no topo do pódio após a corrida. Essa foi a história da Toyota neste sábado (07), durante a disputa das 6 Horas de Spa-Francorchamps, segunda etapa do Mundial de Endurance da FIA (WEC) 2022. O trio de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria López tomou a ponta entre os Hipercarros após um problema no outro monoposto da equipe — àquela altura pilotado por Sébastien Buemi — e não largou mais. O brasileiro André Negrão foi ao pódio, em segundo com a Alpine.

O carro #708 da Glickenhaus, que largou na pole com Olivier Pla, não conseguiu manter a dianteira no início da disputa e caiu para o terceiro lugar após ser ultrapassado pelas duas Toyota. No entanto, Buemi sofreu com problemas no sistema híbrido logo na relargada após uma bandeira vermelha causada por Miroslav Konopka na disputa da LMP2 e a liderança passou a ser do #7 da equipe japonesa.

Em uma corrida sob muita chuva, o asfalto recém-reformado do Circuito de Spa causou diversos momentos preocupantes com a falta de aderência, e uma nova bandeira vermelha foi acionada quando muitos carros começaram a aquaplanar. Nova relargada, e a disputa foi paralisada novamente após pouco mais de três horas por uma batida de Alex Brundle, que também abandonou.

Alpine ainda lidera o campeonato após segundo lugar em Spa (Foto: Paulo Maria DPPI)

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Outros pilotos também viveram momentos tensos durante a disputa: António Félix da Costa, Louis Delétraz e Sébastien Bourdais passaram perto do muro em algumas ocasiões e causaram alguns suspiros em suas equipes. Entretanto, a pista começou a secar após a última relargada e os pilotos da Toyota não tiveram problema para segurar a liderança entre os Hipercarros, seguidos pela Alpine de Mathieu Vaxiviere, André Negrão e Nicolas Lapierre.

A Glickenhaus de Pla, Pipo Derani e Romain Dumas sofreu com um problema de comunicação que fez o brasileiro realizar uma parada a mais e ficou na nona posição geral, atrás de Toyota, Alpine e os seis primeiros da classe LMP2. Ainda assim, terminou na terceira colocação entre os Hipercarros — já que o trio de Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa abandonou.

Trio de Frijns, Gelael e Rast venceu na classe LMP2 com boa distância para o segundo lugar (Foto: WEC)

LMP2

Na classe LMP2, Robin Frijns — que disputa o Mundial de Endurance simultaneamente à Fórmula E, como Da Costa e Buemi, por exemplo — conseguiu executar um excelente ritmo sob chuva em Spa e conseguiu um terceiro lugar na classificação geral — que inclui os Hipercarros — para o trio que ainda conta com Sean Gelael e René Rast, além da vitória entre os Oreca da LMP2.

O trio composto por Rui Andrade, Ferdinand Habsburg e Norman Nato conquistou a segunda posição da classe, logo à frente da equipe da JOTA, que além de Da Costa, ainda possui o mexicano Roberto González e o britânico Will Stevens. Philip Hanson, do trio de Filipe Albuquerque e Will Owen, ainda brigou com Habsburg por um lugar no pódio e conseguiu fazer a ultrapassagem, mas rodou e perdeu posições — a equipe terminou em quinto lugar entre os carros da LMP2.

Glickenhaus não conseguiu manter o primeiro lugar e ainda teve problemas de comunicação com o brasileiro Pipo Derani (Foto: WEC)

LMGTE Pro

Na LMGTE Pro, a primeira fila formada pela Porsche acabou sendo negativa para a equipe. Na segunda colocação, Kevin Estre foi com tudo para cima do pole Gianmaria Bruni e os carros se tocaram, o que rendeu um furo de pneu ao italiano. Apesar de conseguir tomar a primeira posição, o francês não conseguiu segurar a pressão e acabou perdendo o posto para a Ferrari de Alessandro Pier Guidi.

Na parte final da corrida, já com Michael Christensen no comando da Porsche e James Calado pilotando a Ferrari, os dois pilotos batalharam até o final pela vitória — melhor para a escuderia italiana, que subiu ao lugar mais alto do pódio e ainda viu sua outra dupla, composta por Miguel Molina e Antonio Fuoco, garantir o terceiro lugar.

A largada para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica (Foto: WEC)

LMGTE Am

Apesar de ter escapado na LMGTE Pro, a vitória da Porsche veio na LMGTE Am. Uma ativação de bandeira amarela nos momentos finais da corrida proporcionou uma batalha interessante entre o carro #77 da equipe e a Aston Martin #33, mas o trio de Harry Tincknell, Christian Reid e Sebastian Priaulx assegurou a vitória para o time alemão.

À equipe britânica, restaram os dois outros lugares do pódio. A Aston Martin colocou o #33 na segunda posição com Marco Sorensen, Ben Keating e Henrique Chaves Jr., enquanto o trio de Paul Dalla Lana, David Pittard e Nicki Thiim levou o #98 ao terceiro lugar.

A terceira etapa do WEC acontece apenas no próximo mês, mais especificamente entre os dias 11 e 12 de junho. E após Sebring e Spa, o Mundial de Endurance chega a uma das corridas mais tradicionais do mundo: as 24 Horas de Le Mans, na França.

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