Vanwall anuncia Villeneuve para estreia nos hipercarros no WEC 2023

Campeão da Fórmula 1 em 1997, o canadense Jacques Villeneuve acertou com a estreante Vanwall para a disputa da temporada de 2023 do Mundial de Endurance

Jacques Villeneuve será um dos três pilotos da Vanwall, uma das estreantes da temporada de 2023 do Mundial de Endurance nos hipercarros. O campeão da Fórmula 1 em 1997 terá como parceiros o francês Tom Dillman e o argentino Esteban Gutierri. Esta será apenas a terceira participação do canadense no WEC, com suas duas aparições anteriores acontecendo em 2007 e 2008 com a Peugeot, apenas para a disputa das 24 Horas de Le Mans.

Aos 51 anos, Villeneuve vinha fazendo apenas aparições esporádicas no automobilismo, tendo participado de apenas uma prova da Nascar em 2022. Jacques tem uma vasta experiência no automobilismo, com duas temporadas disputadas na Indy, incluindo um título e vitória nas 500 Milhas de Indianápolis em 1995, e participações na Fórmula E, Nascar, Mundial de Ralicross e até mesmo na Stock Car.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Vanwall é uma das estreantes do Mundial de Endurance (Foto: Divulgação/Twitter)

Já a Vanwall é um nome histórico que volta a disputar uma grande categoria pela primeira vez desde 1961. O time britânico foi fundado em 1954 por Tony Vandervell e chegou a levar o Mundial de Construtores da Fórmula 1 em 1958. Com dificuldades financeiras, Vandervell acabou encerrando as operações três anos depois.

O retorno da Vanwall acontece em um período de crescimento do Mundial de Endurance. A equivalência de regulamento com o IMSA fez o número de equipes e montadoras interessadas crescer exponencialmente. Em 2022, apenas quatro carros disputaram a temporada completa na classe principal. Esse número subiu para 13 neste ano, com a entrada de grandes nomes como a Ferrari, que terá Antonio Giovinazzi como um de seus pilotos, a Porsche e a Cadillac, além, claro da Vanwall.

A grande equipe a ser batida, contudo, segue sendo a Toyota, detentora dos últimos quatro campeonatos. A temporada de 2023 do Mundial de Endurance se inicia no dia 17 de março, com as 1000 milhas de Sebring, nos Estados Unidos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.