Alpine vê “concorrência da F1”, mas planeja renovação de Schumacher para WEC 2025

Mesmo com Mick Schumacher ainda priorizando um retorno à Fórmula 1, a Alpine espera manter o alemão no WEC para 2025

A Alpine trabalha para convencer Mick Schumacher a ficar no grid do WEC para a temporada de 2025. Mesmo sabendo que o alemão tem como prioridade o retorno à Fórmula 1, categoria onde correu entre 2021 e 2022, a equipe francesa espera garantir a permanência do piloto da Alpine A424 LMDh #36

Atualmente, além de pilotar ao lado de Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere no Mundial de Endurance, Schumacher também é piloto reserva da Mercedes na Fórmula 1. O alemão fez parte do grid da categoria como titular da Haas entre 2021 e 2022, mas ficou sem vaga para 2023.

Em entrevista à revista inglesa Autosport, Philippe Sinault, chefe da Alpine no WEC, destacou que espera manter Schumacher no grid para 2025 e afirmou que já “pressionou” o alemão e reforçou a importância de tê-lo no carro #36.

“É difícil dizer. Espero que fique. Pressionamos e dizemos a ele imediatamente que, para nós, é realmente um ponto chave que ele fique conosco. Mas não está em minhas mãos. A Fórmula 1 ainda é a Fórmula 1. Temos de esperar novamente. Torço para que no curto prazo tenhamos novidades sobre isso”, disse.

Mick Schumacher andou com o W14 em teste de pneus em Barcelona nesta quarta-feira (07) (Foto: Mercedes/Divulgação)
Mick Schumacher garantiu que segue focado em voltar à F1 (Foto: Mercedes)

“Acho que fizemos um bom trabalho juntos. Estou muito feliz com o nível de desempenho, seu ritmo, seu comprometimento, acho que ele também está muito feliz com o trabalho. Se não estiver na F1, estaremos mais próximos para continuar trabalhando juntos”, continuou. 

Bruno Famin, vice-presidente de automobilismo da Alpine e ex-chefe na Fórmula 1, também destacou a prioridade de manter Schumacher na escalação de pilotos e pontuou que, para 2025, apenas uma vaga está indefinida na F1. Esse assento seria da Sauber, que já anunciou Nico Hülkenberg, mas ainda não definiu o companheiro de equipe do alemão. 

No entanto, essa última vaga na Sauber está distante de Schumacher e próxima de Valtteri Bottas, que busca renovar com a equipe para 2025. O brasileiro Gabriel Bortoleto e o piloto da Williams Franco Colapinto correm por fora. 

“Estou muito feliz com Mick. Ele fez um trabalho muito bom. A adaptação dele ao endurance tem sido incrível, muito rápida, muito boa, todo mundo sabe que para um piloto de monoposto não é fácil. E especialmente para ele no início do ano, quando estava realmente focado em conseguir uma vaga na Fórmula 1, e ainda está nisso”, comentou à Autosport.

Mick Schumacher atualmente é piloto da Alpine #36 no WEC (Foto: Javier Jimenez/DPPI)

“Não é apenas o que a equipe pode fazer, é sobre sua escolha pessoal. Todos sabemos que a prioridade de Mick seria a possibilidade de voltar à F1, mas sabemos que só resta uma vaga. Vamos ver o que fazemos, qual será a decisão final. Da nossa parte, ficaremos felizes se ficar”, completou. 

Já Schumacher, por sua vez, valorizou o momento que vive no WEC após conquistar um pódio nas 6H de Fuji, mas voltou a reforçar que a prioridade é a Fórmula 1

“No momento, estamos felizes com o pódio. O que quer que aconteça no futuro, será decidido em algum momento ainda este ano, espero. Assim que souber o que farei, com certeza publicarei um comunicado à imprensa. Definitivamente a esperança é pela Fórmula 1, porque é com isso que sonhei desde pequeno, mas definitivamente é ótimo estar no WEC”, afirmou.

Agora em uma pausa de três semanas, a Fórmula 1 volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin. Já o WEC vai para a última etapa do campeonato, as 8 Horas do Bahrein, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.