Famin confirma suspeita e anuncia que deixa chefia da Alpine na F1 no fim de agosto

A Alpine confirmou os rumores e anunciou que Bruno Famin vai deixar o cargo de chefe da equipe na Fórmula 1 ainda em agosto deste ano

Conforme apontavam os rumores, a Alpine vai passar por uma nova mudança na chefia da equipe na Fórmula 1. O próprio dirigente Bruno Famin confirmou a informação e tanto a equipe quando a própria categoria já fizeram o anúncio de forma oficial em suas respectivas redes sociais. O francês deixa o posto em agosto, mas segue com a empresa mantendo seu papel de vice-presidente de automobilismo.

Famin chegou ao posto de chefe da Alpine para substituir Otmar Szafnauer, que deixou o cargo quando, coincidentemente, a Fórmula 1 também estava de passagem pela Bélgica. Em um primeiro momento, o francês ocupou a posição interina, mas acabou se tornando o chefe definitivo.

Relacionadas

Desde que Cyril Abiteboul deixou a posição no fim de 2020, o cargo passou pela gestão tripla de Laurent Rossi, Marcin Budkowski e David Brivio — que na época tomavam as decisões mais importantes do dia —, Otmar Szafnauer e, por fim, Bruno Famin. Ninguém conseguiu se manter na função para aplicar um projeto contínuo.

A Alpine segue trocando de gestão na F1 (Foto: Alpine)

Oliver Oakes, atual líder da Hitech na Fórmula 2 e na Fórmula 3, é apontado como o favorito a assumir o cargo na Alpine

A Alpine vive um mau momento na Fórmula 1. O time é apenas oitavo colocado no Mundial de Construtores, com 9 pontos, com o risco de ter o pior desempenho desde que a nomenclatura Renault voltou para o Mundial, em 2017. Além da constante troca no cargo de dirigente, nomes como Alan Permane [diretor-esportivo], Pat Fry [executivo-técnico], Davide Brivio [diretor de projetos de expansão] e Rob White [diretor de operações] deixaram o time nos últimos anos.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (26), a segunda sessão de treino livre será ao meio-dia (de Brasília, GMT-3). No sábado (27), às 7h30, acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (28), os pilotos disputam a corrida em Spa-Francorchamps a partir das 10h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Red Bull alerta Verstappen e diz que “nada está garantido” na briga pelo título da F1 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.