Famin confirma suspeita e anuncia que deixa chefia da Alpine na F1 no fim de agosto
A Alpine confirmou os rumores e anunciou que Bruno Famin vai deixar o cargo de chefe da equipe na Fórmula 1 ainda em agosto deste ano
Conforme apontavam os rumores, a Alpine vai passar por uma nova mudança na chefia da equipe na Fórmula 1. O próprio dirigente Bruno Famin confirmou a informação e tanto a equipe quando a própria categoria já fizeram o anúncio de forma oficial em suas respectivas redes sociais. O francês deixa o posto em agosto, mas segue com a empresa mantendo seu papel de vice-presidente de automobilismo.
Famin chegou ao posto de chefe da Alpine para substituir Otmar Szafnauer, que deixou o cargo quando, coincidentemente, a Fórmula 1 também estava de passagem pela Bélgica. Em um primeiro momento, o francês ocupou a posição interina, mas acabou se tornando o chefe definitivo.
Relacionadas
Desde que Cyril Abiteboul deixou a posição no fim de 2020, o cargo passou pela gestão tripla de Laurent Rossi, Marcin Budkowski e David Brivio — que na época tomavam as decisões mais importantes do dia —, Otmar Szafnauer e, por fim, Bruno Famin. Ninguém conseguiu se manter na função para aplicar um projeto contínuo.
Oliver Oakes, atual líder da Hitech na Fórmula 2 e na Fórmula 3, é apontado como o favorito a assumir o cargo na Alpine.
A Alpine vive um mau momento na Fórmula 1. O time é apenas oitavo colocado no Mundial de Construtores, com 9 pontos, com o risco de ter o pior desempenho desde que a nomenclatura Renault voltou para o Mundial, em 2017. Além da constante troca no cargo de dirigente, nomes como Alan Permane [diretor-esportivo], Pat Fry [executivo-técnico], Davide Brivio [diretor de projetos de expansão] e Rob White [diretor de operações] deixaram o time nos últimos anos.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (26), a segunda sessão de treino livre será ao meio-dia (de Brasília, GMT-3). No sábado (27), às 7h30, acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (28), os pilotos disputam a corrida em Spa-Francorchamps a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Red Bull alerta Verstappen e diz que “nada está garantido” na briga pelo título da F1 2024