Alpine promove bota-abaixo e demite chefe Szafnauer e mais dois diretores na F1

Otmar Szafnauer, Alan Permane e Pat Fry deixam Alpine como sequência da revolução interna da equipe na Fórmula 1

Após não começar a temporada como esperado e continuar o ano sem grandes resultados, a Alpine anunciou verdadeiro bota-abaixo nos quadros. O chefe de equipe Otmar Szafnauer, não fará mais parte do time após o GP da Bélgica deste fim de semana. Foi demitido pela marca francesa junto de mais dois homens em posição diretiva: o diretor-esportivo Alan Pérmane e o executivo-técnico Pat Fry.

Szafnauer foi contratado em fevereiro de 2022 para substituir Marcin Budkowski como parte de uma reestruturação gerencial, guiando a equipe para o quarto lugar durante sua única temporada completa no comando. Mas 2022 também foi o ano em que a Alpine perdeu Fernando Alonso e Oscar Piastri de maneira pública, com direito a disputas judiciais.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alpine tem um ano muito abaixo do planejado (Foto: AFP)

No entanto, um início decepcionante na nova temporada viu a Aston Martin e, posteriormente, a McLaren ultrapassarem os franceses a classificação do mundial de construtores, com desempenhos decepcionantes nos GPs da Inglaterra e da Hungria, o que fez com que o fabricante francês caísse para o sexto lugar na classificação.

A saída de Szafnauer dá sequência a uma tendência de mudanças na Alpine, que anunciou apenas há alguns dias a saída de de Laurent Rossi do cargo de CEO. Rossi segue na companhia, ao menos oficialmente, para “projetos especiais”, porém fora da F1. O dirigente havia feito críticas duras à equipe antes do GP de Miami, rotulando a operação de F1 da Alpine como “amadora”. Rossi foi substituído por Philippe Krief, cujo foco exclusivo era nos carros da Alpine.

Krief conta com Bruno Famin ocupando o novo cargo de vice-presidente esportiva, e é Famin quem toma as decisões do campo automobilístico. Inclusive, é Famin quem vai assumir a chefia interina da Alpine, com o diretor da Academia de Pilotos, Julian Rouse, como diretor-esportivo interino.

Fórmula 1 volta neste final de semana, entre os dias 28 e 30 de julho, para a disputa do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.