Lotterer celebra quebra de jejum com vitória em Fuji: “Tiraram de mim na época de Audi”

André Lotterer comemorou a primeira vitória da carreira em Fuji e celebrou o desempenho da Porsche Penske, que colocou o carro #6 muito próximo do título do WEC 2024

Com uma corrida regular, focada na estratégia e sem se envolver em problemas, o Porsche Penske #6 venceu as 6 Horas de Fuji do WEC no último fim de semana e se colocou muito perto do título mundial de 2024. Com André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor ao volante, o trio da equipe alemã aproveitou um undercut bem executado para tomar a liderança do Cadillac #2 e não largou mais até o fim da disputa. O experiente alemão, inclusive, admitiu que vencer na pista japonesa era um objetivo de carreira depois de bater na trave em outras oportunidades.

“Estou super feliz por conseguir essa vitória em Fuji”, celebrou Lotterer. “Isso foi tirado de mim algumas vezes na época de Audi, mas sempre foi um grande desejo. Então, obrigado a meus companheiros de equipe. Laurens [Vanthoor] nos deu uma boa base, e então assumi. O carro estava ótimo, pudemos manter um bom ritmo”, destacou.

“Tive um pouco de ação com a Ferrari #50, que se defendeu de forma dura. Então, precisei correr riscos para passar, mas tudo correu de forma tranquila. Acho que o melhor sobre essa equipe é que conseguimos tirar o máximo das condições que nos dão. Todos são muito preparados para todos os cenários. Vimos isso ao longo da temporada, mesmo quando tivemos de vir lá do fundo. Isso mostra nossa força”, concluiu.

Estre, por sua vez, chegou a passar por um pequeno momento de susto ao errar a freada da curva 1 e precisar usar a área de escape para retornar à pista. O francês explicou que o equívoco foi causado por um vazamento de água do ar condicionado, o que fez com que seu pé escorregasse ao entrar em contato com o pedal. O incidente, entretanto, não reservou maiores consequências.

Porsche Penske #6 está muito próximo do título do WEC após Fuji (Foto: DPPI)

Além disso, Kévin comentou sobre o entrevero com o Toyota #8 de Kamui Kobayashi, que vendeu caro a ultrapassagem mesmo sob bandeira azul. Ao tocar no carro da Porsche Penske, entretanto, o japonês — que tentava ajudar o #7, concorrente direto do #6 na batalha pelo título — acabou punido pela direção de prova com um drive-through.

“O ar condicionado estava com muita água condensada, e ela foi escorrendo pelo pedal do freio. Então, freei na curva 1 e não tinha a aderência que queria no meu pé. Foi um momento assustador, mas tudo terminou bem”, disse Estre. “Então, o Toyota #8 saiu dos boxes com os pneus provavelmente um pouco frios e estava mais lento”, relembrou.

“Ele estava uma volta atrás ou perto disso, mas definitivamente não vendeu barato. Me bloqueou por todos os lados, foi bem quente. Tivemos um pequeno contato na curva 15. Eles tentam, mas acho que somos mais fortes esse ano. Eles continuam tentando, mas não conseguem ter sucesso, o que é bom para nós”, completou.

Por fim, Laurens reconheceu que a equipe precisa adotar a cautela e pensar no campeonato, principalmente com apenas uma etapa pela frente. Além disso, o belga comemorou o fato de dividir o pódio com o irmão Dries Vanthoor, que chegou em segundo no BMW #15.

Os irmãos Laurens e Dries Vanthoor celebram o pódio conjunto em Fuji (Foto: DPPI)

“Tínhamos um bom carro. E falamos antes da corrida sobre ter certo conservadorismo, já que estamos liderando o campeonato”, explicou Vanthoor. “Então, pensamos que poderia ser um bom fim de semana para nós. Por sorte, consegui passar os dois carros da Toyota rapidamente, o que era muito importante para nossa batalha no campeonato”, destacou.

“A partir daí, tínhamos um bom carro, uma boa estratégia e pudemos nos manter à frente. É um pouco emocionante [estar no pódio com o irmão], porque é um campeonato mundial e não sei se isso acontece com frequência. É um sonho de carreira. Sei que, em casa, minha família está feliz. Vi algumas lágrimas nos olhos deles. É um momento especial, vamos lembrar disso por muito tempo”, finalizou.

O WEC 2024 tem apenas mais uma rodada pela frente, com as 8 Horas do Bahrein programadas para o dia 2 de novembro. O GRANDE PRÊMIO transmite a categoria AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.