Kvyat cobra atualizações da Lamborghini e espera “lutar por vitórias” no WEC em 2025
O ex-piloto de Fórmula 1 elogiou o progresso feito pela Iron Lynx em 2024 e deixou claro que, caso a Lamborghini desenvolva melhorias para o SC63, a equipe pode ser capaz de sonhar mais alto na próxima temporada
Daniil Kvyat citou os pequenos avanços alcançados pela Iron Lynx na temporada 2024 do Mundial de Endurance e garantiu que o SC63 da Lamborghini precisa apenas de algumas atualizações para se tornar capaz de brigar pelo top-5, e até mesmo por vitórias, no próximo ano. O piloto de 30 anos fez questão de lembrar que a marca italiana ainda está dando os primeiros passos no WEC.
Ao lado de Mirko Bortolotti e Edoardo Mortara, o russo somou apenas 2 pontos até aqui e ocupa a 28ª colocação na tabela. O melhor resultado foi o décimo lugar na icônica 24 Horas de Le Mans, realizada em junho. Apesar do desempenho tímido na maior parte do tempo, Kvyat mostrou-se satisfeito com os resultados e explicou que o processo demorado de homologação para ingressar na categoria dificultou a vida da equipe.
“Há muito trabalho a fazer, mas é nosso primeiro ano, não precisamos esquecer disso. Tivemos um programa de testes muito curto antes de começar a temporada. Muitas áreas que tiveram de ser homologadas estavam bem cruas e, talvez, não totalmente otimizadas para gerar desempenho”, começou.
Daniil lembrou do resultado no circuito de La Sarthe e também comemorou a boa classificação nas 6 Horas de Fuji, em meados de setembro, quando o carro #63 conseguiu avançar pela primeira vez para a disputa da hyperpole.
“Fizemos uma corrida muito limpa em Le Mans, o que foi muito bom para a equipe. E agora, nossa primeira hyperpole [no Japão], porque sempre perdíamos ritmo antes. Finalmente fomos capazes de alcançar esse objetivo”, acrescentou.
“Isso significa que podemos alcançar bons resultados. E imagina o que podemos fazer com melhorias. Temos de trabalhar em atualizações e então poderemos lutar pelo top-5 e vitórias. Esse é o objetivo, é a minha meta. Não alivio para ninguém. Sou exigente nesse aspecto”, afirmou Kvyat.
O WEC agora se prepara para desembarcar no Bahrein, no dia 31 de outubro, para realizar as últimas 8 horas da temporada, no circuito de Lusail. Apesar do otimismo, o ex-Fórmula 1 deixou claro que não tem grandes expectativas para a etapa final do ano, mas quer aproveitar os últimos momentos de pista para entender mais sobre o carro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Jota mira Cadillac e avisa que ausência é “muito provável” em teste do WEC no Bahrein
“Infelizmente, estamos em uma posição onde não podemos dizer ‘ok, somos capazes de fazer as coisas consistentemente, somos capazes de executar tudo de maneira consistente’. Há muitas coisas que precisam ser analisadas, e também entender os motivos do bom desempenho [em Fuji] e assim por diante”, explicou.
“Então, realmente precisamos ser muito cuidadosos com nossa análise. É claro que, no Bahrein, não podemos ter muitas expectativas. Não espero nada diferente em termos do pacote de desempenho que temos. Então, pressão zero”, finalizou Kvyat.
O WEC 2024 tem apenas mais uma rodada pela frente, com as 8 Horas do Bahrein programadas para o dia 2 de novembro. O GRANDE PRÊMIO transmite a categoria AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.