FIA multa Toyota após críticas públicas ao Balanço de Performance: “Violação grave”

Rob Leupen, diretor da Toyota, afirmou que o processo “não é transparente” e cobrou “honestidade no futuro”. Por isso, FIA decidiu punir

A FIA anunciou nesta segunda-feira (15) que decidiu multar a Toyota em €10.000 (aproximadamente R$59.380, na última cotação) após críticas públicas ao Balanço de Performance (BoP). As declarações partiram de Rob Leupen, diretor da equipe, e foram publicadas no último final de semana, durante a rodada das 6H de São Paulo

Na ocasião, Leupen comentou sobre o BoP aplicado uma semana antes das 24H de Le Mans de 2023, a única etapa da temporada que não foi vencida pela Toyota, e cobrou transparência e honestidade na aplicação do regulamento em 2024. 

“[O BoP das 24H de Le Mans de 2023] não estava de acordo com o regulamento aplicável. [O processo da FIA em 2024] não é transparente. No futuro, honestidade é necessário”, afirmou. 

Segundo o regulamento do WEC, “os fabricantes, competidores, pilotos e quaisquer pessoas ou entidades associadas às suas inscrições não devem buscar influenciar o estabelecimento do BoP ou comentar resultados dele, em particular através de declarações públicas, da mídia e de redes sociais”.

Não teve para ninguém: Toyota #8 sobrou em Interlagos (Foto: André Ferreira/DPPI)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Partindo deste pressuposto, a entidade definiu que “[as declarações] colocam em dúvida a imparcialidade da FIA, levantam suspeitas sobre a honestidade e, portanto, causam danos morais e têm a consequência direta de lançar dúvidas sobre a integridade dos resultados desportivos do campeonato e prejudicar a credibilidade”.

Apesar da aplicação da multa à Toyota, a FIA decidiu suspender a punição pelo restante da temporada, caso não haja outra infração por parte da equipe.

“Os comissários consideram que se trata de uma violação grave do regulamento, mas por ser a primeira aplicação deste regulamento no campeonato, optaram por suspender a multa para o restante de 2024, desde que não haja mais violações deste regulamento por parte de qualquer associado com o competidor. Todos os competidores são avisados ​​de que futuras violações não poderão receber [a mesma] punição suspensa”, declarou a entidade. 

Durante o fim de semana em Interlagos, o pole-position Kamui Kobayashi, chefe de equipe e piloto do #7 da Toyota, foi questionado pelo GRANDE PRÊMIO sobre a contribuição geral do BoP entre os hipercarros na prova brasileira, mas se recusou a responder. 

“Não posso responder nada sobre o Balanço de Performance. Minha resposta é… não posso comentar sobre o Balanço de Performance, desculpe. Isso mostra o quanto é um assunto técnico”, explicou.

O WEC volta às pistas somente entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro para o Lone Star Le Mans, no Circuito das Américas, nos Estados Unidos

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.