Hyundai confirma entrada no WEC com hipercarro, mas ainda sem data definida

A montadora sul-coreana Hyundai decidiu ingressar no grid do Mundial de Endurance (WEC) com um hipercarro da Genesis, braço de carros de luxo operado no mercado dos Estados Unidos. A data de estreia, porém, não foi revelada

A sul-coreana Hyundai é mais uma grande montadora de olho no Mundial de Endurance (WEC). Nesta quinta-feira (12), às vésperas das primeiras atividades para as 6 Horas de Fuji, a marca anunciou que pretende expandir as atividades e correr com protótipos com a marca de luxo Genesis.

No comunicado enviado para a imprensa, a montadora não deu grandes detalhes de datas e nem mesmo uma previsão de quando pretende apresentar o novo bólido. Atualmente, a Hyundai é a terceira maior produtora de carros no mundo, aumentando ainda mais o impacto de sua entrada no grid do WEC.

Relacionadas


“Genesis está orgulhosa em anunciar sua ambiciosa entrada no mundo do endurance através do programa LMDh [que pode ser utilizado no WEC e também no IMSA Sportscar]. A Genesis está ativamente explorando programas para fortalecer sua imagem de alta performance e, depois de longa avaliação de várias opções, o LMDh surgiu como a escolha mais estratégia para nós neste momento”, disse a marca em nota.

“Cuidadosamente analisamos o LMDh e encontramos um encaixe natural para nossas ambições e valores para o desenvolvimento de mobilidades futuras e tecnologias para os carros de rua. O endurance apresenta uma oportunidade único para a Genesis mostrar sua tecnologia de ponta, filosofia de desenho e performance em um local de muita competitividade. Esse projeto é parte de uma visão mais ampla do futuro”, completou.

Hyundai possui prestígio no rali e agora vai encarar o endurance (Foto: WRC)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Corte de Apelação da FIA nega recurso da Ferrari e mantém vitória da Jota em Spa

A Hyundai já esteve presente no endurance no passado, com vitórias nas 24 Horas de Nürburgring entre 2020 e 2023. A montadora sul-coreana, no entanto, ganhou mais destaque no Mundial de Rali (WCR), com títulos em 2019 e 2020, além de 31 triunfos até o momento. Os carros da marca também competem em diferentes campeonatos de TCR ao redor do mundo.

A decisão de ACO, IMSA e FIA de esticar o regulamento dos hipercarros até o fim de 2029 foi fundamental para a Hyundai se sentir confortável o bastante para bater o martelo e definir o futuro. Atualmente, Acura, Alpine, BMW, Cadillac, Lamborghini e Porsche contam com carros na configuração LMDh, uma das duas na classe Hipercarros. A outra é a LMH, que conta com Ferrari, Peugeot, Toyota e, a partir de 2025, Aston Martin. Na soma de ambas, 10 marcas nas regras dos hipercarros.

O WEC retorna neste fim de semana com as 6 Horas de Fuji, que acontecem no circuito localizado em Shizuoka, no Japão, no dia 15. O GRANDE PRÊMIO transmite a prova AO VIVO e COM IMAGENS.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.