Verstappen pede mudanças no Balanço de Performance para disputar Le Mans no futuro

Max Verstappen tem o interesse de competir nas 24 Horas de Le Mans no futuro, mas apontou que o Balanço de Performance precisa ser melhorado no futuro

Max Verstappen nas 24 Horas de Le Mans? O atual tricampeão mundial de Fórmula 1 recebeu uma pergunta durante a coletiva de imprensa do GP de Mônaco sobre uma possível participação na prova de endurance mais famosa do automobilismo. O neerlandês já tinha dado declarações sobre correr no futuro, mas apontou um problema atual no WEC: o Balanço de Performance.

As regras do BdP tem como objetivo reduzir a distância entre os carros aplicando limites de peso e potência em cada protótipo. Porém, a medida recebeu críticas de vários times. A Toyota, por exemplo, teceu duros comentários após a vitória da Ferrari em Le Mans no ano passado, já que tinha limites mais favoráveis no regulamento. Desde a revisão do BdP, os italianos não ganharam de novo, e também criticaram a regra.

Relacionadas


“Não é só você. Precisa trabalhar junto dos seus companheiros de equipe para encontrar o acerto certo. Já segui muitas coisas ali, e tive algumas conversas também. Mas no momento, é muito cedo para entrar por conta do novo regulamento. Acho que precisam entender melhor o balanço de performance entre os carros. Acho um pouco imprevisível”, declarou Max durante a coletiva.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

24 Horas de Le Mans completou centenário em 2023 (Foto: FIA WEC)

Verstappen também apontou que estaria em desvantagem por conta do lastro relacionado ao peso dos pilotos. Segundo a Red Bull, o tricampeão mundial pesa 71 kg. Pelas regras do WEC, se o trio de pilotos tiver uma média de peso menor que 80 kg, eles são obrigados a utilizar lastro

“Sinto que precisa ter um limite disso. Porque eu posso chegar a 80 kg com o kit, mas também tem piloto que pode ter 55 ou 60. Acho que quando você vai pra Le Mans, não tem chances. Já sabe que está a alguns décimos por volta. É bem incrível, a diferença. Eles precisam resolver isso. Precisa ter uma média ou um peso mínimo que você precisa cumprir. Mas no futuro, gostaria de correr, é um evento incrível”, concluiu.

O próximo compromisso de Verstappen na Fórmula 1 é o GP do Canadá, que acontece no dia 9 de junho. Já o WEC retorna entre os dias 15 e 16 de junho justamente com as 24 Horas de Le Mans, o principal evento do ano, que acontece no Circuit de la Sarthe, na França.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.