Ferrari sofre perda de potência e ‘engorda’ 12 kg para 6 Horas de Spa do WEC

A Ferrari 499P correrá com 1060 kg, 12 a mais que os 1048 utilizados nas 6 Horas de Ímola; carros da Toyota, Peugeot e Porsche também ganharam peso

Os carros da Ferrari receberão uma significativa atualização de peso para a disputa das 6 Horas de Spa-Francorchamps, que acontece no próximo fim de semana, na Bélgica, na classe Hipercarros do Mundial de Endurance (WEC). O ganho de peso é estabelecido de acordo com a tabela do Balanço de Performance, definido pela categoria. Mais uma vez, o Comitê do WEC não explicou oficialmente o motivo das mudanças na tabela divulgada, mas o consenso é que foram definidas pelas diferenças de características entre os circuitos de Ímola — onde foi realizada a última etapa — e Spa.

De acordo com a revista inglesa Autosport, a Ferrari 499P correrá com peso mínimo de 1060 kg, 12 kg a mais que o utilizado nas 6 Horas de Ímola. No entanto, a potência do carro italiano foi reduzida em 4 kW (ou 5 cv) e ficou definida em 506 kW (equivalente a 678 cv).

A equipe italiana fez pole e liderou boa parte da corrida na Emília-Romanha, mas, na reta final da prova, a chuva apareceu no circuito italiano e a montadora apostou em algo passageiro, continuando na pista. O castigo veio de forma imediata, com perda de posições na classe dos Hipercarros e ficando fora do pódio.

Com o início da chuva no circuito italiano, a Ferrari ficou na pista com os pneus slicks médios, liderando com os dois carros, mas os rivais foram para os boxes. Na relargada, a Toyota assumiu a liderança com o carro #7, que rumou para a vitória.

Carro da Ferrari ganhará peso para as 6 Horas de Spa (Foto: WEC)

#50 da Ferrari ainda terminou na quarta posição com Antonio FuocoNicklas Nielsen e Miguel Molina. O carro #51, comandado por Antonio GiovinazziJames Calado e Alessandro Pier Guidi ficou na discreta sétima colocação após as seis horas de disputa.

O ajuste da Ferrari se equipara aos ganhos de dos GR010 Hybrid LMH, da Toyota, Peugeot 9×8 LMH e Porsche 963 LMDh, que ganharam 4 kg. Os carros da Toyota e Porsche também perderam 1 kW na potência máxima. Já a Peugeot perdeu 2 kW.

Todos os carros da classe dos Hipercarros vão a Spa mais pesados, com exceção do Cadillac V-Series.R. O protótipo americano permanece com o menor peso possível de 1030 kg e perdeu 1 kW de potência. O M Hybrid V8, da BMW, e a Alpine A424 LMDhs ganharam 3 kg. A Isotta Fraschini LMH Competizione recebeu 2 kg e o Lamborghini SC63, 1 kg.

Cadillac seguirá com menor peso entre os hipercarros nas 6 Horas de Spa (Foto: IMSA)

As reduções de potência de 1 kW foram aplicadas à BMW e à Alpine, enquanto a Lamborghini perdeu 2 kW. O carro da Isotta Franschini segue com a potência máxima da classe: 520 kW (equivalente a 697 cv).

O WEC retorna nos dias 10 e 11 de maio, quando serão disputadas as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. É a terceira corrida da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as etapas do campeonato, incluindo as 24h de Le Mans e as 6h de São Paulo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.