Porsche admite dúvida e põe Le Mans como prazo para atualização de motor no WEC

Equipe alemã iniciou desenvolvimento em 2023, depois de sofrer com a confiabilidade do carro. Contudo, na temporada atual, alguns ajustes melhoraram o equilíbrio do protótipo e, por isso, a dúvida sobre a aplicação das atualizações

A Porsche Penske está pensando seriamente em abandonar os planos de introduzir uma versão revisada do V8 biturbo que equipa o Porsche 963 LMDh, carro da categoria dos Hipercarros e um dos favoritos ao título do WEC e do IMSA SportsCar. De acordo com o time alemão, o prazo para a decisão será as 24 Horas de Le Mans, que acontece entre os dias 15 e 16 de junho.

“Talvez ele seja cancelado. Se formos para Le Mans e não tivermos problemas que possam ser atribuídos à vibração, provavelmente não o introduziremos”, disse o diretor de projetos da equipe, Urs Kuratle, à revista inglesa Autosport.

A Porsche iniciou o desenvolvimento da nova versão do V8 no ano passado depois de sofrer com problemas de confiabilidade no sistema híbrido obrigatório. O time acreditava que a vibração de algumas peças da unidade de potência estavam contribuindo para a baixa confiabilidade, o que levou à decisão de começar a trabalhar em um motor atualizado. Porém, as melhorias no sistema híbrido desde o final da temporada passada melhoraram a confiabilidade do protótipo.

Outro fator importante é o custo da operação. Kuratle explicou que seria necessário fazer a alteração em todos os carros ao mesmo tempo, tanto os que disputam o WEC, quanto os que correm no IMSA SportsCar. “Em todas as corridas do ano, não tivemos problemas de confiabilidade, então por que introduzi-lo?”, questionou.

Porsche Penske #6 segue na liderança do WEC (Foto: WEC)

“É preciso fazer testes de resistência antes de introduzi-lo e isso custa muito. Seria um grande esforço introduzi-lo em todos os carros ao mesmo tempo, em ambas as séries [WEC e IMSA], e produzir todos os motores sobressalentes”, explicou o dirigente.

Mundial de Endurance [WEC] retorna entre os dias 12 e 16 de junho, quando será realizada a quarta etapa da temporada, as lendárias 24 Horas de Le Mans, com transmissão do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.