Lapierre anuncia aposentadoria aos 40 anos após pódio com Alpine nas 6 Horas de Fuji
Nicolas Lapierre deicidiu encerrar a carreira após cerca de 24 anos nas pistas e quatro vitórias nas 24 Horas de Le Mans. Francês vai se dedicar a uma função ainda não confirmada na Alpine
Titular da Alpine #36 na temporada 2024 do WEC, Nicolas Lapierre anunciou sua aposentadoria das pistas nesta quarta-feira (2). O francês, que é cotado para assumir um cargo de gerenciamento na equipe francesa, disputou sua última corrida nas 6 Horas de Fuji, em que ajudou a levar o carro ao terceiro lugar junto a Mick Schumacher e Matthieu Vaxivière. Foi o primeiro pódio da esquadra nesse ano.
“Hoje é um dia muito importante para mim. Estou aqui para anunciar que Fuji foi minha última corrida como piloto”, desfraldou. “Chegou a hora de pendurar meu capacete e encerrar esse capítulo da minha vida”, disse Lapierre.
“Foi ótimo terminar essa jornada no pódio e estourar o champanhe mais uma vez. Foi uma honra viver a paixão por tantos anos e fazer o que eu amo”, seguiu.
Lapierre deixa o automobilismo com uma longa e celebrada carreira, iniciada nos monopostos em 2000, com a Fórmula Renault. Depois de vencer o GP de Macau e a A1 Grand Prix, Nicolas não obteve tanto sucesso na GP2 — atual F2 — e começou a transição para o endurance.
O francês venceu as 24 Horas de Le Mans nada menos que quatro vezes, sempre na LMP2, classe pela qual também se sagrou campeão do WEC em 2016 e 2018/19. Nos hipercarros, foi vice da categoria em 2022, também com a Alpine, e chegou em terceiro em Le Mans na edição de 2021.
Além disso, em 2014, um fato curioso impediu o título na classe principal do WEC — na época, a LMP1. Defendendo o carro #8 da Toyota, Lapierre disputou as quatro primeiras etapas do campeonato e foi sacado pela equipe japonesa no meio da temporada, após a rodada de Austin.
Seus ex-companheiros, Sébastien Buemi e Anthony Davidson, seguiram ao volante do #8, venceram as duas corridas seguintes e conquistaram o título mundial da categoria, mas sem a presença do francês.
“Agora é hora de começar um novo capítulo na minha vida. Um novo capítulo do outro lado do pit-wall, o lado que eu amo. Amo tanto quanto amei correr, então não estarei longe”, finalizou Lapierre.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.