Lapierre vira diretor-esportivo da Alpine no WEC depois de aposentadoria das pistas
Nicolas Lapierre assume cargo a partir de 1º de janeiro de 2025 e começa preparação já na próxima etapa do WEC, as 8 Horas do Bahrein
Recém-aposentado do Mundial de Endurance, Nicolas Lapierre já definiu seu futuro pós-carreira. O francês foi nomeado nesta sexta-feira (4) como diretor-esportivo da Alpine e assume a posição a partir de 1º de janeiro de 2025.
A preparação de Lapierre começa já na próxima etapa do WEC, a última de 2024 nas 8 Horas do Bahrein, que acontece no dia 2 de novembro. “A Alpine sempre confiou em mim, sobretudo ao me dar a chance de desenvolver o A424 e, então, começar esta temporada ao volante”, disse ele, em comunicado oficial.
“Estou feliz em confirmar que vou continuar minha aventura na equipe, mas desta vez do outro lado do pit-wall. Tentarei trazer toda minha experiência para nossos pilotos e ser o elo com a equipe técnica. Acredito no projeto Alpine e vamos continuar nos esforçando para alcançar os próximos níveis juntos”.
Na nova função, Nicolas vai fortalecer a gestão do time francês e trabalhar lado a lado com o chefão Philippe Sinault, que está confiante de que o compatriota será fundamental no desenvolvimento do carro, além de um trunfo valioso.
“Discutimos esta nova perspectiva há meses e, além do nosso desejo mútuo, isso representa uma continuação do trabalho na Alpine. Crescemos e vencemos muitas corridas e títulos juntos. Estou ansioso para vê-lo contribuir em sua nova função”, disse Sinault.
“Ele é um membro da família. Além de suas qualidades comprovadas como piloto e ser humano, ganhou uma riqueza de experiência fora do carro nos últimos anos e estamos felizes que ele tenha aceitado o cargo. Será uma contribuição significativa para a equipe”.
Bruno Famin, vice-presidente da Alpine Motorsports, também deixou claro que Lapierre era a escolha natural para a função e que ele desempenhou um papel importante no desenvolvimento do A424.
Lapierre deixou o automobilismo com uma longa e celebrada carreira, iniciada nos monopostos em 2000, com a Fórmula Renault. Depois de vencer o GP de Macau e a A1 Grand Prix, Nicolas não obteve tanto sucesso na GP2 — atual F2 — e começou a transição para o endurance.
O francês venceu as 24 Horas de Le Mans nada menos que quatro vezes, sempre na LMP2, classe pela qual também se sagrou campeão do WEC em 2016 e 2018/19. Nos hipercarros, foi vice da categoria em 2022, também com a Alpine, e chegou em terceiro em Le Mans na edição de 2021.
Além disso, em 2014, um fato curioso impediu o título na classe principal do WEC — na época, a LMP1. Defendendo o carro #8 da Toyota, Lapierre disputou as quatro primeiras etapas do campeonato e foi sacado pela equipe japonesa no meio da temporada, após a rodada de Austin.
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