Rossi admite “difícil adaptação” ao WEC, mas espera lutar pela vitória nas 24H de Le Mans

Primeiro campeão da MotoGP a disputar temporada completa do WEC, Valentino Rossi sonha com vitória na principal prova de endurance do mundo

Valentino Rossi é um dos nomes de maior repercussão nas 24 Horas de Le Mans, marcadas para este sábado (15), com transmissão ao vivo do GRANDE PRÊMIO no YouTube, a partir das 10h [de Brasília, -3 GMT]. Lenda do motociclismo, o italiano é o primeiro campeão da MotoGP a disputar a temporada completa do Mundial de Endurance [WEC]. Uma mudança drástica, que causou dificuldades de adaptação ao piloto, principalmente no início do campeonato, mas que, agora, o foco é total na briga pela vitória da principal prova de longa duração do automobilismo.

Após três etapas disputadas em 2024 — 1.812 km do Catar, 6H de Ímola e 6H de Spa-Francorchamps —, o Rossi já tem um pódio na LMGT3, após o segundo lugar na etapa italiana do certame. Competindo ao lado de Maxime Martin e Ahmad Al Harthy, o heptacampeão da MotoGP se mostra mais adaptado ao mundo do endurance e bastante impressionado com a magnitude e estrutura das 24H de Le Mans.

“É uma pequena mudança de cenário para mim. Tenho familiaridade com o paddock da MotoGP no circuito de Bugatti [traçado curto dentro de La Sarthe], onde corri por 20 anos, mas isso aqui é muito maior. É incrível ver a organização”, comentou.

“Estive na pista no último ano, na Road to Le Mans, e mal posso esperar por 24 horas aqui. Não andei na floresta, no tráfego ou à noite”, completou.

Entre Martin e Al Harthy, Rossi celebrou o pódio da equipe em Ímola (Foto: WEC)

O piloto da BMW #46 reconheceu que foi um choque de realidade a entrada para o WEC, visto que as provas de endurance tem estilo muito diferente da MotoGP, onde correu até 2021. Foi a partir de 2022 que o foco de Rossi se tornou o automobilismo. Após o time enfrentar certa oscilação nas primeiras três corridas deste ano, o italiano anseia por competitividade para brigar pela vitória.

“Nosso desempenho variou de acordo com o circuito, mas, no geral, estamos rápidos nesse início de temporada. Espero ser competitivo. Tivemos os altos e baixos, mas acho que estaremos aptos para lutar pelos primeiros lugares”, afirmou.

“É difícil a adaptação para corridas de endurance, pois a MotoGP tem provas com cerca de 40 minutos e aceleração total do começo ao fim. A largada e a primeira curva é muito importante. Você precisa assumir riscos todos os momentos. Enquanto aqui, dividimos o carro, tem bastante estratégia e é o maior desafio para mim”, encerrou Rossi.

GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e COM IMAGENS as 24 Horas de Le Mans, quarta etapa da temporada 2024 do WEC, na GPTVcanal 1 no YouTube, e no TikTok. As atividades de pista começam para valer na quarta-feira (12), às 9h (de Brasília, GMT-3), com o TL1. Depois, às 14h, acontece a primeira parte da classificação, e o dia encerra às 17h, com o TL2. Na quinta-feira, o TL3 será às 10h, enquanto a definição da pole-position começa a partir das 15h. Em seguida, às 17h, o TL4 fecha o dia. Por fim, no sábado, os pilotos realizam o warm-up às 7h, e a largada está programada para as 11h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.