Buemi contém ameaça de Di Grassi, vence de ponta a ponta em Mônaco e amplia liderança na F-E

Sébastien Buemi foi sólido, não cometeu sobressaltos e confirmou uma vitória que Lucas Di Grassi pareceu interessado em contestar no final. O suíço fez valer a superioridade, superou o rival e venceu em Mônaco. Di Grassi, do lado dele, ficou longe de problemas e somou mais 18 pontos - com a cabeça também nas provas que o rival perderá

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Dentre confusões e brigas reais por algumas das primeiras colocações do eP de Mônaco deste sábado (13), a disputa pela vitória não aconteceu até as últimas voltas. Sébastien Buemi não abriu muito para Lucas Di Grassi e deixou o ataque como uma opção. Di Grassi até pressionou no fim, mas ficou com o segundo lugar pensando no campeonato e nas duas corridas em que Buemi não estará presente. Buemi, assim, confirmou a superioridade de todo o dia – após liderar os dois treinos livres e a classificação – e venceu no retorno da F-E ao Principado.

Di Grassi conseguiu se manter relativamente perto, atacou e terminou numa situação interessante, apenas 15 pontos atrás na briga pelo título. Os dois terão corridas fundamentais no próximo mês, em Paris e Berlim, quando definirão como o campeonato vai estar quando chegar à rodada dupla de Nova York.

O último lugar do pódio ficou com Nick Heidfeld. Após largar em oitavo, o veterano alemão deu um baile na largada, mergulhou pelo espaço vazio e ganhou três posições. Com a batida de Jean-Éric Vergne e Nelsinho Piquet, subiu o elevador para mais dois andares e ficou com o terceiro posto.
 
Piquet, que se meteu num acidente bem polêmico com Vergne, conseguiu chegar no quarto posto. Maro Engel segurou a quinta posição após um ataque pesado de Felix Rosenqvist que durou mais da metade da corrida. O sueco foi o sexto, seguido por Daniel Abt, Esteban Gutiérrez, António Félix da Costa e Nicolas Prost encerraram o top-10. A melhor volta ficou a cargo de Sam Bird, que teve problemas nas primeiras voltas e voltou apenas com o objetivo de conquistar este ponto.
 
Buemi conseguiu abrir 15 pontos na ponta do campeonato. A F-E volta logo na semana que vem, com o eP de Paris. Será a primeira vez na história da categoria com corridas em semanas consecutivas.
Sébastien Buemi (Foto: F-E)
Confira como foi o eP de Mônaco:
 
A largada para  eP de Mônaco aconteceu sem grandes dramas – uma mudança interessante depois do México. Sébastien Buemi esticou bem, com Lucas Di Grassi sem arriscar apontando logo atrás. Os quatro primeiros seguiram normalmente, mas Nick Heidfeld foi o grande destaque. O veterano alemão fez fila e parou no quinto lugar após um lindo mergulho.
 
Um pouco mais atrás, Stéphane Sarrazin demorou a conseguir largar e ficou para trás. Enquanto isso, quem quase se deu muito mal foi José María López, que tocou o bico na traseira de Felix Rosenqvist mas seguiu sem grandes problemas. 
 
Na quinta volta, problemas para a DS Virgin. Sam Bird relou o lado direito do carro no muro com força e claramente ficou torto. Entrou nos boxes precisando de reparos, mas a demora o tirou de qualquer briga. E logo em seguida ainda piorou: o outro piloto da equipe, López, entrou nos boxes para trocar as asas dianteira e traseira – por conta do toque na largada, aquele que parecia não ter causado problemas. Ficou uma volta atrás. 
 
Na pista, Felix Rosenqvist grudou na traseira de Maro Engel e começou a atacar ferozmente. Ia batalhando pelo sexto posto enquanto Daniel Abt, porém, deu uma aula de ultrapassar ao deixar Robin Frijns para trás. Logo Abt havia encostado em Rosenqvist e Engel, esses ensandecidos e já se tocando.
 
Eis que a direção de prova anunciou o FanBoost para Di Grassi, Buemi e Sarrazin.

A briga de Felix e Maro não era a única. Jean-Éric Vergne começou a pressionar Piquet. Tentou por fora mais de uma vez até que colocou meio carro à frente antes do contorno por fora. Piquet se defendeu, mas no final da perna prensou Vergne. Fim de corrida para o francês e prova atrapalhada para Piquet, que perdeu a posição para Heidfeld. O safety-car foi convocado enquanto o carro da Techeetah era retirado da pista, e todo mundo se mandou para os boxes.

 
O próximo abandono aconteceu na volta 29, quando Jérôme D'Ambrosio, então 13º, parou na pista. Conseguiu reiniciar o carro, mas foi dali direto para o pit-lane. Fim de briga para o belga, que voltava apenas para tentar uma melhor volta, talvez. Bird, sete voltas atrás, tinha nas mãos a volta mais rápida até então.
 
E a briga pela quarta posição era interessante. Engel tentava atacar Piquet, enquanto Rosenqvist seguia perseguindo o piloto da Venturi.
 
A briga pela vitória, por outro lado, era inexistente. Di Grassi se mantinha a 1s5 de Buemi, mas com a preferência pelos 18 pontos mais que com a indisposição pelo primeiro lugar que não precisa – basta lembrar que Sébastien terá que deixar de participar de duas das sete corridas restantes no ano.

Até que essa afirmação não era mais verdade. Com cinco voltas para o final, Lucas foi para cima. Atacou, tentou e era mais rápido. Mas não passou. Vitória para Buemi, com Di Grassi e Heidfeld completando o pódio. Piquet, Engel, Rosenqvist, Abt, Gutiérrez, Félix da Costa e Prost fecharam o top-10.

F-E, eP de Mônaco, Resultado Final:

1 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 51 voltas  
2 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +0.320  
3 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA +13.678  
4 NELSINHO PIQUET BRA NEXTEV +19.074  
5 MARO ENGEL ALE VENTURI +19.518  
6 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA +19.599  
7 DANIEL ABT ALE AUDI ABT +20.430  
8 ESTEBAN GUTIÉRREZ CHI TECHEETAH +32.295  
9 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI +35.330  
10 NICOLAS PROST FRA RENAULT +35.667  
11 MITCH EVANS NVZ JAGUAR +38.410  
12 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI +1:14.053  
13 OLIVER TURVEY ING NEXTEV +1 volta  
14 ADAM CARROLL NIR JAGUAR +1 voltas  
15 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI +1 voltas  
16 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG VIRGIN DS +7 voltas NC
17 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON + 7 voltas NC
18 LOÏC DUVAL FRA DRAGON +11 voltas NC
19 SAM BIRD ING VIRGIN DS +14 voltas NC
20 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH +30 voltas NC

 

RUMOR SOBRE PRÉ-ACORDO COM MERCEDES PODE ESTRAGAR RELAÇÃO ENTRE VETTEL E FERRARI

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.