Buemi domina e conquista pole em Nova York. Com voltas canceladas, Vergne é último. Bird é 14º

O treino classificatório da Fórmula E em Nova York mostrou que os dois candidatos ao título terão problemas. Com as voltas canceladas após ser punido, Jean-Éric Vergne sai da última fila, enquanto Sam Bird não classificou bem e parte do 14º lugar. Sébastien Buemi foi quem agradeceu os problemas e cravou uma pole-position por mais de 0s5

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Nada dos líderes e também nenhuma grande surpresa no treino classificatório para a primeira corrida do fim de semana da Fórmula E em Nova York, neste sábado (14). Quatro equipes diferentes colocaram carros na Superpole, e a única que conseguiu ir com os dois, a Renault, ficou com a pole. Sébastien Buemi anotou 1min13s911 e sobrou no que parecia uma disputada apertada. 

No que diz respeito aos dois postulantes ao título, ambos terão vida difícil no sábado. Sam Bird fez uma má classificação e larga apenas no 14º lugar. Jean-Éric Vergne, por sua vez, tinha a volta mais rápida da fase de grupos da atividade, mas sofreu uma punição por usar mais energia que o permitido e teve todas as suas voltas canceladas – o mesmo, aliás, que seu companheiro André Lotterer. Os dois largam na última fila.
 
Lucas Di Grassi causou um certo desconforto no primeiro grupo ao segurar os outros quatro pilotos que estavam na pista com ele. Di Grassi, assim, conseguiu ditar o ritmo, aproximar os outros e acelerar primeiro. Mesmo assim, foi mal. Larga na 11ª posição. Nelsinho Piquet fez uma volta mais limpa e, embora não tenha conseguido entrar no corte da Superpole, ficou ali agarrado, na sexta colocação.

Atrás de Buemi, Mitch Evans, Nicolas Prost, Jerôme D'Ambrosio e Daniel Abt estiveram na Superpole, enquanto Piquet, José María López, Maro Engel, Tom Dillmann e Nick Heidfeld fecharam o top-10.

A largada do eP de Nova York está marcada para as 16h33.

Sébastien Buemi (Foto: Renault)

Confira como foi o treino de classificação:

 
Grupo 1 – Jean-Éric Vergne, Sam Bird, Lucas Di Grassi, Sébastien Buemi e Felix Rosenqvist
 
Em busca de alguma vantagem por já sair no primeiro grupo, os cinco ponteiros do campeonato demoraram a sair do pit-lane. Quando resolveram partir, foram quase juntos, causando uma situação já um tanto desconfortável. Especialmente porque Di Grassi foi segurando o resto do grupo para cruzar a linha de chegada na frente.
 
Com todos quase juntos, as voltas foram marcadas em tempos parecidos. Vergne pulou para 1min13s890 e a primeira colocação. De resto, tempos pouco atrativos, inclusive para Bird: 1min14s484 e quase que a chancela de que não iria para a Superpole. À frente dele, Buemi e Di Grassi, com Rosenqvist em quinto.
Nelsinho Piquet (Foto: Jaguar)
Grupo 2 – Mitch Evans, Nelsinho Piquet, André Lotterer, Daniel Abt e Oliver Turvey
 
Pouco após o começo da sessão, uma notícia surpreendeu em Red Hook: Turvey sofreu uma fratura no pulso após o TL2 e não participaria do resto das atividades do fim de semana, portanto desfalcando o grupo. 
 
Mais rápido do dia com o giro de mais cedo, Evans não repetiu o desempenho e ficou em 1min14s050 e o quarto lugar momentâneo, porque Abt havia beliscado o terceiro posto e Lotterer, destaque do grupo, colocou sua Techeetah atrás apenas do outro carro da garagem, o de Vergne. Piquet se pôs em sexto, à frente de Di Grassi e Bird. 
 
A notícia, no entanto, era de que Vergne estava sob investigação por conta de uso excessivo de potência.
 
Grupo 3 – Jérôme D'Ambrosio, Maro Engel, Nick Heidfeld, Alex Lynn e António Félix da Costa
O terceiro grupo da classificação tinha em D'Ambrosio, que andou forte pela manhã, seu nome mais esperado. E ele andou forte, pulou para o quinto posto e sacou Buemi da Superpole. 
 
Engel não fez grande coisa, mas foi melhor do que vinha sendo e fechou em oitavo. Lynn foi apenas décimo, com Heidfeld em nono, entre os dois, e Da Costa em 11º.
José María López (Foto: FE)
Grupo 4 – José María López, Nicolas Prost, Luca Filippi, Tom Dillmann e Stéphane Sarrazin
 
O começo do grupo teve uma notícia bombástica: com uso de potência acima do limite, Vergne teve todas as voltas do treino classificatório canceladas. E o companheiro dele, Lotterer, também.
 
Na pista, Sarrazin bateu. Foi a segunda batida dele no dia, repetindo o que acontecera no TL2. Foi Prost quem se deu bem com as punições das Techeetah e grudou no quinto posto. 
 
López foi para o sétimo posto, com Dillmann em nono e Filippi em 15º.
 
A Superpole foi formada assim por Abt, Evans, D'Ambrosio, Buemi e Prost. 
Sébastien Buemi (Foto: Renault)
Superpole
 
Primeiro na pista, Prost se preocupou numa volta sem erros e assim foi, mas sem brilho também. D'Ambrosio passou mal na sequência, com volta altíssima após perder a aceleração numa das curvas. Buemi, sim, fez um giro forte. Cravou 1min13s991 e ficou na liderança.
 
Evans passou relativamente bem, mas longe de Buemi. Restava apenas Abt, que foi acima do limite em alguns trechos e terminou com um giro horroroso, lonfe até de D'Ambrosio e com a quarta colocação. Pole para Buemi!

FE, eP de Nova York, Treino de Classificação, Resultado Final:

1 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 1:13.911  
2 MITCH EVANS NZL JAGUAR 1:14.465 +0.554
3 NICOLAS PROST FRA RENAULT 1:14.921 +1.010
4 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:15.391 +1.480
5 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:16.579 +2.668
6 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR 1:14.203 +0.292
7 JOSÉ MARÍA LOPEZ ARG DRAGON 1:14.244 +0.333
8 MARO ENGEL ALE VENTURI 1:14.292 +0.381
9 TOM DILLMANN FRA VENTURI 1:14.304 +0.393
10 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:14.322 +0.411
11 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:14.325 +0.414
12 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:14.382 +0.471
13 ALEX LYNN ING VIRGIN DS 1:14.473 +0.562
14 SAM BIRD ING VIRGIN DS 1:14.484 +0.573
15 LUCA FILIPPI ITA NIO 1:14.523 +0.612
16 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:14.825 +0.914
17 STÉPHANE SARRAZIN FRA ANDRETTI 1:26.036 +12.125
18 OLIVER TURVEY ING NIO    
19 ANDRE LOTTERER ALE TECHEETAH    
20 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH    

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.