Punta del Este viu uma prova eletrizante nesta tarde de sábado (13). E acompanhou a vitória de quem soube poupar mais energia e trabalhou muito bem com a estratégia. Sébastien Buemi levou o carro da e.dams #9 à vitória, a primeira na categoria elétrica. E o suíço ainda dividiu o pódio com dois brasileiros: Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi.
Os dois representantes tupiniquins, na verdade, acabaram beneficiados por um problema com Jean-Éric Vergne. O francês vivia até então uma estreia primorosa. Depois de largar na pole e perder a dianteira para Piquet, o francês conseguiu se recuperar e, depois dos pit-stops, voltou em segundo. Mas uma falha no fim o impediu de tentar o triunfo.
Jarno Trulli ainda conseguiu cruzar a linha de chegada em quarto, logo à frente de Jaime Alguersuari. Após sair da última posição e se livrar de uma série de infortúnios, Bruno Senna salvou um sexto posto. Nicolas Prost, Jérôme D’Ambrosio, Oriol Servià e Nick Heidfeld completaram os dez primeiros no Uruguai.
Com os resultados, Di Grassi permaneceu na liderança do campeonato, com 58 pontos. Buemi aparece em segundo, 40, o mesmo número de Sam Bird. Prost tem 24. Piquet é quinto, com 22.
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Confira como foi o ePrix de Punta del Este:
Antes da largada, foi anunciada punição a Bruno Senna, que, por um erro da Mahindra, de não respeitar o prazo de mexer nos pneus antes da classificação, acabou largando no último posto.
Nelsinho Piquet mergulhou na primeira curva e ficou com a ponta, deixando Jean-Éric Vergne para trás. Sébastien Buemi também largou bem, superou Nicolas Prost e assumiu o terceiro posto.
Senna, saindo de 20º, também largou bem: em duas voltas, era o 15º. Sam Bird, no entanto, seguia preso na 18ª colocação. Daniel Abt apareceu lenteando e foi aos boxes com pinta de abandono. No entanto, voltou três voltas depois.
Ia-se o quarto giro quando Sam Bird bateu na zebra e, com o perdão do trocadilho, voou alto demais. Bateu no muro em frente sem ter o que fazer. Fim de prova para o vice-líder do campeonato. O safety-car foi à pista até que a Virgin fosse retirada.
A relargada aconteceu na sétima volta, e António Félix da Costa perdeu o caminho da pista, escapou e caiu para o fim da fila. Pior que isso: quebrou. Dessa forma, fim de prova para o piloto da Amlin.
Vergne resolveu começar a perseguição a Piquet. Na oitava volta, chegou bem perto de tocar a traseira do carro da China. Nelsinho, porém, se defendia bem.
Com o carro de Félix da Costa enconstado na pista, a direção de prova mandou o safety-car voltar. Com 11 giros, a corrida ganhou bandeira verde e Vergne voltou a atacar atrás da ponta.
Quem também atacava era Lucas Di Grassi, que vinha na sétima posição, logo atrás de Jaime Alguersuari. Algumas voltas antes, o líder da temporada havia escapado e passado o piloto da Venturi, mas teve de devolver a posição.
Mais atrás, na briga pelo nono lugar, Stéphane Sarrazin, Matthew Brabham e Oriol Servià disutavam espaço ferozmente. Sarrazin manteve o posto, mas com dificuldade.
E tanto fez que a pressão de Vergne funcionou. O francês jogou de lado, freou no momento exato e passou Nelsinho. Buemi, na volta 15, também passou, mas errou e perdeu. Piquet errou em seguida e perdeu posições para as duas e.dams
Então, no giro 16, Vergne foi aos boxes e trocou de carro. Buemi passou a liderar, com Prost e Piquet atrás. Quando Buemi parou, não perdeu a posição. Vergne voltou logo atrás, na segunda colocação.
Em meio a briga quente entre Brabham e Sarrazin, após os dois passarem por Jarno Trulli, o jovem americano tocou Sarrazin e acabou com o dia do francês. Trulli brecou e Senna, para evitar uma batida e aumentar o acidente, cravou no freio e teve que controlar a escapada. Bateu no muro e acabou com o carro torto. Sorte para ele que era hora de ir aos boxes. E safety-car de volta à pista.
Relargada na volta 19. Na briga com D'Ambrosio, Trulli acabou sendo espremido e tendo que diminuir para não ser prensado no muro. Logo a direção de prova anunciava drive-through ára Nicolas Prost por conta de usar mais energia que o permitido.
Michela Cerruti vinha em boa prova, com o 11º lugar, mas excedeu o limite de velocidade nos pit e tambeém ganhou um drive-through para chamar de seu.
Na frente, Buemi mantinha o posto com cerca de 0s6 de vantagem.
Heidfeld, que já tinha recebido um drive-through por algo não divulgado pela direção de prova, recebeu mais um, esse por não respeitar o limite mínimo dos pits. Jérôme D'Ambrosio embarcou na mesma punição.
Então, na briga pela sexta colocação, Alguersuari tocou a traseira de Brabham e o #28 perdeu o controle da Andretti e bateu no muro. Fim de uma prova de recuperação para Matthew. E novamente o safety-car entrou em ação.
Quando relargou, a três voltas do fim, Vergne atacou Buemi, não conseguiu passar e teve problema. Foi se arrastando sem bateria e sendo ultrapassado pelos pilotos que vinham na sequência.
Assim, Piquet e Di Grassi herdaram as duas posições do pódio. Para Buemi, foi questão de cortar os 2.8 km do circuito de rua por mais duas vezes para vencer pela primeira vez na F-E.
Di Grassi conseguiu cravar o terceiro pódio em três corridas e segue líder do campeonato. Trulli foi o quarto, marcando os primeiros pontos de sua equipe, Alguersuari ficou no quinto lugar, seguido por Senna, em bela prova depois de sair em último. D'Ambrosio, Servià e Heidfeld completaram o top-10.
Abt, apesar de uma prova deplorável, cheia de problemas e paradas, despejou a potência numa das chances que teve e fez os dois pontos designados ao anotador da melhor volta da prova.
A F-E se despede por 2014 e volta em 10 de janeiro para mais uma parada na América do Sul: o eP da Argentina em Buenos Aires.
F-E, ePrix de Punta del Este, classificação final:
1 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
E.DAMS |
31 voltas |
|
2 |
NELSON PIQUET |
CHN |
CHINA |
+0.732 |
|
3 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
ARDEN |
+2.635 |
|
4 |
JARNO TRULLI |
ITA |
TRULLI |
+4.163 |
|
5 |
JAIME ALGUERSUARI |
ESP |
VIRGIN |
+4.698 |
|
6 |
BRUNO SENNA |
BRA |
MAHINDRA |
+5.197 |
|
7 |
NICOLAS PROST |
FRA |
E.DAMS |
+6.514 |
|
8 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
FRA |
DRAGON |
+7.567 |
|
9 |
ORIOL SERVIÀ |
ESP |
DRAGON |
+8.646 |
|
10 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
VENTURI |
+10.563 |
|
11 |
ANTONIO GARCÍA |
ESP |
CHINA |
+10.594 |
|
12 |
MICHELA CERRUTI |
ITA |
TRULLI |
+19.617 |
|
13 |
KARUN CHANDHOK |
IND |
MAHINDRA |
+54.175 |
|
14 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
ANDRETTI |
+2 voltas |
NC |
15 |
DANIEL ABT |
EUA |
AUDI ABT |
+3 voltas |
NC |
16 |
SALVADOR DURÁN |
MEX |
AMLIN AGURI |
+4 voltas |
NC |
17 |
MATTHEW BRABHAM |
EUA |
ANDRETTI |
+5 voltas |
NC |
18 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
VENTURI |
+16 voltas |
NC |
19 |
ANTONIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
AMLIN AGURI |
+25 voltas |
NC |
20 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN |
+28 voltas |
NC |
AGUENTA O TRANCO
A McLaren confirmou por meio de sua conta no Twitter que o MP4-30, carro da equipe para a temporada 2015, já foi aprovado em todos os testes de impacto exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
O chassi, que terá na traseira uma unidade de força V6 turbo da Honda, precisava ser aprovado nos crash-test para ficar apto a ser utilizado na pista. A montadora japonesa retoma a parceria com a McLaren após mais de duas décadas.
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
DEDO NA TOMADA
Infos que demonstram como a F-E está atraindo atenção de grandes marcas relacionadas à F1:
_ Helmut Marko está em Punta del Este. Certamente não é para ver nenhum talento como Vettel, Ricciardo, Kvyat ou Verstappen nem para rever amigos que lhe parecem desafetos
_ A Mercedes, que dias atrás se disse interessada na F-E, é uma das montadoras que está conversando para entrar no campeonato no ano que vem
_ A Audi é parceira da Abt em questões operacionais, até porque os carros têm a mesma base. A partir do momento em que for aberto, os carros terão um desenvolvimento técnico. E aí os alemães vão participar da brincadeira
Leia o post completo no BLOG DO VICTOR MARTINS.
SOM DE SOPRO DE PAPEL DE BALA
Quando o relógio deu 15 nesta sexta-feira em Punta del Este, o safety-car de tecnologia híbrida da BMW saiu dos boxes levando a primeira leva de carros e aqueles que estivessem na parte de dentro do circuito de rua para cerca dos alambrados. Os câmeras das TVs locais usaram as arquibancadas e o espaço do hospitality-center para, além de exercerem suas funções, saciar a curiosidade; o mesmo fizeram os moradores dos prédios que têm visão privilegiada. Era uma série de voltas de reconhecimento do traçado estreito e com curvas de baixa velocidade. De longe ou perto, era possível ver o espanto mesclado à surpresa.
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