Buemi toma ponta na troca de carro e vence em Punta del Este. Piquet e Di Grassi sobem ao pódio

Sébastien Buemi venceu pela primeira vez na F-E neste sábado (13) depois de assumir a ponta na segunda metade do ePrix de Punta del Este, no Uruguai. Pódio foi completado por dois brasileiros: Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi

 Punta del Este viu uma prova eletrizante nesta tarde de sábado (13). E acompanhou a vitória de quem soube poupar mais energia e trabalhou muito bem com a estratégia. Sébastien Buemi levou o carro da e.dams #9 à vitória, a primeira na categoria elétrica. E o suíço ainda dividiu o pódio com dois brasileiros: Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi.

Os dois representantes tupiniquins, na verdade, acabaram beneficiados por um problema com Jean-Éric Vergne. O francês vivia até então uma estreia primorosa. Depois de largar na pole e perder a dianteira para Piquet, o francês conseguiu se recuperar e, depois dos pit-stops, voltou em segundo. Mas uma falha no fim o impediu de tentar o triunfo.

Jarno Trulli ainda conseguiu cruzar a linha de chegada em quarto, logo à frente de Jaime Alguersuari. Após sair da última posição e se livrar de uma série de infortúnios, Bruno Senna salvou um sexto posto. Nicolas Prost, Jérôme D’Ambrosio, Oriol Servià e Nick Heidfeld completaram os dez primeiros no Uruguai.

Com os resultados, Di Grassi permaneceu na liderança do campeonato, com 58 pontos. Buemi aparece em segundo, 40, o mesmo número de Sam Bird. Prost tem 24. Piquet é quinto, com 22.

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Confira como foi o ePrix de Punta del Este:

Antes da largada, foi anunciada punição a Bruno Senna, que, por um erro da Mahindra, de não respeitar o prazo de mexer nos pneus antes da classificação, acabou largando no último posto.
 
Nelsinho Piquet mergulhou na primeira curva e ficou com a ponta, deixando Jean-Éric Vergne para trás. Sébastien Buemi também largou bem, superou Nicolas Prost e assumiu o terceiro posto. 
 
Senna, saindo de 20º, também largou bem: em duas voltas, era o 15º. Sam Bird, no entanto, seguia preso na 18ª colocação. Daniel Abt apareceu lenteando e foi aos boxes com pinta de abandono. No entanto, voltou três voltas depois.
 
Ia-se o quarto giro quando Sam Bird bateu na zebra e, com o perdão do trocadilho, voou alto demais. Bateu no muro em frente sem ter o que fazer. Fim de prova para o vice-líder do campeonato. O safety-car foi à pista até que a Virgin fosse retirada.
 
A relargada aconteceu na sétima volta, e António Félix da Costa perdeu o caminho da pista, escapou e caiu para o fim da fila. Pior que isso: quebrou. Dessa forma, fim de prova para o piloto da Amlin.
 
Vergne resolveu começar a perseguição a Piquet. Na oitava volta, chegou bem perto de tocar a traseira do carro da China. Nelsinho, porém, se defendia bem.
 
Com o carro de Félix da Costa enconstado na pista, a direção de prova mandou o safety-car voltar. Com 11 giros, a corrida ganhou bandeira verde e Vergne voltou a atacar atrás da ponta.
 
Quem também atacava era Lucas Di Grassi, que vinha na sétima posição, logo atrás de Jaime Alguersuari. Algumas voltas antes, o líder da temporada havia escapado e passado o piloto da Venturi, mas teve de devolver a posição.
 
Mais atrás, na briga pelo nono lugar, Stéphane Sarrazin, Matthew Brabham e Oriol Servià disutavam espaço ferozmente. Sarrazin manteve o posto, mas com dificuldade. 
 
E tanto fez que a pressão de Vergne funcionou. O francês jogou de lado, freou no momento exato e passou Nelsinho. Buemi, na volta 15, também passou, mas errou e perdeu. Piquet errou em seguida e perdeu posições para as duas e.dams
 
Então, no giro 16, Vergne foi aos boxes e trocou de carro. Buemi passou a liderar, com Prost e Piquet atrás. Quando Buemi parou, não perdeu a posição. Vergne voltou logo atrás, na segunda colocação.
 
Em meio a briga quente entre Brabham e Sarrazin, após os dois passarem por Jarno Trulli, o jovem americano tocou Sarrazin e acabou com o dia do francês. Trulli brecou e Senna, para evitar uma batida e aumentar o acidente, cravou no freio e teve que controlar a escapada. Bateu no muro e acabou com o carro torto. Sorte para ele que era hora de ir aos boxes. E safety-car de volta à pista.
 
Relargada na volta 19. Na briga com D'Ambrosio, Trulli acabou sendo espremido e tendo que diminuir para não ser prensado no muro. Logo a direção de prova anunciava drive-through ára Nicolas Prost por conta de usar mais energia que o permitido.
 
Michela Cerruti vinha em boa prova, com o 11º lugar, mas excedeu o limite de velocidade nos pit e tambeém ganhou um drive-through para chamar de seu.
Na frente, Buemi mantinha o posto com cerca de 0s6 de vantagem. 
 
Heidfeld, que já tinha recebido um drive-through por algo não divulgado pela direção de prova, recebeu mais um, esse por não respeitar o limite mínimo dos pits. Jérôme D'Ambrosio embarcou na mesma punição.
 
Então, na briga pela sexta colocação, Alguersuari tocou a traseira de Brabham e o #28 perdeu o controle da Andretti e bateu no muro. Fim de uma prova de recuperação para Matthew. E novamente o safety-car entrou em ação.
 
Quando relargou, a três voltas do fim, Vergne atacou Buemi, não conseguiu passar e teve problema. Foi se arrastando sem bateria e sendo ultrapassado pelos pilotos que vinham na sequência.
 
Assim, Piquet e Di Grassi herdaram as duas posições do pódio. Para Buemi, foi questão de cortar os 2.8 km do circuito de rua por mais duas vezes para vencer pela primeira vez na F-E. 
 
Di Grassi conseguiu cravar o terceiro pódio em três corridas e segue líder do campeonato. Trulli foi o quarto, marcando os primeiros pontos de sua equipe, Alguersuari ficou no quinto lugar, seguido por Senna, em bela prova depois de sair em último. D'Ambrosio, Servià e Heidfeld completaram o top-10.
 
Abt, apesar de uma prova deplorável, cheia de problemas e paradas, despejou a potência numa das chances que teve e fez os dois pontos designados ao anotador da melhor volta da prova.

A F-E se despede por 2014 e volta em 10 de janeiro para mais uma parada na América do Sul: o eP da Argentina em Buenos Aires.

F-E, ePrix de Punta del Este, classificação final:

1 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 31 voltas  
2 NELSON PIQUET CHN CHINA +0.732  
3 LUCAS DI GRASSI BRA ARDEN +2.635  
4 JARNO TRULLI ITA TRULLI +4.163  
5 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN +4.698  
6 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA +5.197  
7 NICOLAS PROST FRA E.DAMS +6.514  
8 JÉRÔME D'AMBROSIO FRA DRAGON +7.567  
9 ORIOL SERVIÀ ESP DRAGON +8.646  
10 NICK HEIDFELD ALE VENTURI +10.563  
11 ANTONIO GARCÍA ESP CHINA +10.594  
12 MICHELA CERRUTI ITA TRULLI +19.617  
13 KARUN CHANDHOK IND MAHINDRA +54.175  
14 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA ANDRETTI +2 voltas NC
15 DANIEL ABT EUA AUDI ABT +3 voltas NC
16 SALVADOR DURÁN MEX AMLIN AGURI +4 voltas NC
17 MATTHEW BRABHAM EUA ANDRETTI +5 voltas NC
18 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI +16 voltas NC
19 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR AMLIN AGURI +25 voltas NC
20 SAM BIRD ING VIRGIN +28 voltas NC
 

AGUENTA O TRANCO
A McLaren confirmou por meio de sua conta no Twitter que o MP4-30, carro da equipe para a temporada 2015, já foi aprovado em todos os testes de impacto exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
 
O chassi, que terá na traseira uma unidade de força V6 turbo da Honda, precisava ser aprovado nos crash-test para ficar apto a ser utilizado na pista. A montadora japonesa retoma a parceria com a McLaren após mais de duas décadas.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

DEDO NA TOMADA

 Infos que demonstram como a F-E está atraindo atenção de grandes marcas relacionadas à F1:

_ Helmut Marko está em Punta del Este. Certamente não é para ver nenhum talento como Vettel, Ricciardo, Kvyat ou Verstappen nem para rever amigos que lhe parecem desafetos 

_ A Mercedes, que dias atrás se disse interessada na F-E, é uma das montadoras que está conversando para entrar no campeonato no ano que vem

_ A Audi é parceira da Abt em questões operacionais, até porque os carros têm a mesma base. A partir do momento em que for aberto, os carros terão um desenvolvimento técnico. E aí os alemães vão participar da brincadeira

Leia o post completo no BLOG DO VICTOR MARTINS.
 

SOM DE SOPRO DE PAPEL DE BALA

Quando o relógio deu 15 nesta sexta-feira em Punta del Este, o safety-car de tecnologia híbrida da BMW saiu dos boxes levando a primeira leva de carros e aqueles que estivessem na parte de dentro do circuito de rua para cerca dos alambrados. Os câmeras das TVs locais usaram as arquibancadas e o espaço do hospitality-center para, além de exercerem suas funções, saciar a curiosidade; o mesmo fizeram os moradores dos prédios que têm visão privilegiada. Era uma série de voltas de reconhecimento do traçado estreito e com curvas de baixa velocidade. De longe ou perto, era possível ver o espanto mesclado à surpresa.



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