5 coisas que aprendemos no lançamento do MCL38, novo carro da McLaren para F1 2024

O MCL38 não é uma revolução como outros carros da temporada 2024 da F1, mas a McLaren não ficou parada no tempo, pelo contrário. Os ingleses mexeram em alguns conceitos e prometem atualizações ao longo do ano

Discretamente, no comecinho da manhã desta quarta-feira (14), a McLaren revelou ao mundo como ficou o MCL38. O carro novo do time, que já tinha a pintura revelada há algumas semanas, chega com novidades, mas ainda não está pronto, algo que repete o que rolou em 2023.

O que não acontece como no ano passado é a partida de um patamar tão atrasado. Em 2023, a McLaren largou como time do fundo do pelotão, enquanto em 2024 a luta é pelas primeiras colocações, direta contra Ferrari e Mercedes. O GRANDE PRÊMIO traz cinco coisas sobre o novo carro da McLaren.

Carro mais classudo sem a pintura azul

A pintura do time já tinha sido divulgada, mas foi confirmada com a versão oficial do carro de 2024. A impressão é de um bólido mais vistoso, todo em laranja e preto, sem o azul que aparecia frequentemente nos últimos anos. Ficou bacana.

Inspiração em conceitos da Red Bull e até da Mercedes

Ainda que o MCL38 tenha muita coisa das parrudas e eficientes atualizações de 2023, também chega com novidades inspiradas nas rivais. Da dominante Red Bull, semelhanças ali na entrada do ar, enquanto da Mercedes, os laranjinhas pegaram pontos do sidepod. Não, não é que a McLaren vá usar o zeropod, mas tem um traço ali já visto na Mercedes 2022.

O MCL 38 da McLaren foi revelado completamente nesta quarta-feira (Foto: McLaren)

Reação de 2023 permite McLaren a revolucionar menos para 2024

Pensando nos carros que foram revelados de maneira verdadeira, a Alpine foi um exemplo extremo de revolução, mudanças severas, reais. A McLaren não chega nem perto disso e nem poderia. A verdade é que os britânicos foram segunda força do grid em boa parte da metade final da F1 2023, não tem como abrir mão disso tudo, não.

Ainda assim, o MCL38 não está pronto: mais um ano da McLaren atualizando sem parar?

Assim como em 2023, chama a atenção como a McLaren tem jogado limpo em seus lançamentos: o carro não está pronto de novo. Assim, as atualizações serão realidades constantes e, talvez, até mesmo antes da primeira corrida, no Bahrein. Mas, de novo, não esperem o MCL38 sofrendo como o antecessor no início do ano, não.

Discurso de cautela extrema

Impressiona como Andrea Stella, Lando Norris, Oscar Piastri, enfim, todos ali são extremamente cautelosos. “Bons sinais”, coisas do tipo, mas todos não acham que a McLaren vai chegar chutando a porta em 2024, assim como querem ver, de fato, o que o MCL38 faz na pista.

Fórmula 1 retorna às pistas na semana que vem, de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.