McLaren conclui apresentação do MCL38 e mostra carro de verdade 1 mês após pintura

Após mostrar antecipadamente a pintura do MCL38 no último mês, a McLaren realizou nesta quarta-feira (14) o evento de lançamento do seu carro para a temporada de 2024, mostrando todos os novos detalhes técnicos do bólido que promete andar na frente do pelotão

A McLaren mostrou ao mundo o MCL38 com todos os seus contornos nesta quarta-feira (14). A equipe britânica já havia feito algo nada usual e revelado a pintura do carro para a temporada de 2024 da Fórmula 1 no último mês, com listras laranjas e pretas e o abandono do azul, além dos macacões que serão utilizados por Lando Norris e Oscar Piastri.

Até por já ter apresentado a pintura, a grande expectativa por trás do lançamento do MCL38 era a de ver os detalhes técnicos do carro. Mas o que chamou a atenção em primeiro lugar foi o susto do horário: com apresentação marcada para a tarde, no horário brasileiro, a equipe soltou o carro antes mesmo das 6h (de Brasília, GMT-3).

Em comparação ao carro do ano passado, é possível notar uma asa traseira em formato mais quadrado, de caixote, e a opção pelo uso das barbatanas, coisa que a Alpine, por exemplo, decidiu se livrar. A entrada de ar também se aproxima ao formato do RB19 da Red Bull: é mais alta no desenho do carro e mais reta, sem a boca alongada. Faz com que a asa dianteira também levante um pouco mais, enquanto o bico está mais arredondado, mas não tanto quanto na maioria dos outros carros apresentados.

Além das primeiras imagens reais do novo carro, a McLaren ainda avisou que vai aproveitar o dia para estrear o bólido na pista, com um shakedown/dia de filmagem em Silverstone. Tanto Norris quanto Piastri terão algum tempo atrás do volante.

A frente do MCL 38 da McLaren (Foto: McLaren)

“É incrível poder lançar nosso desafiante de 2024, o MCL38, em Silverstone hoje”, disse Zak Brown, CEO da companhia inglesa. “É ótimo ver nosso novo carro com a pintura dele na pista e ver o trabalho duro e a dedicação da equipe reunidos”, seguiu.

“O que é fantástico sobre este esporte é o quão competitivo ele é e, portanto, devemos seguir realistas, já que todas as equipes fizeram progresso na pausa da temporada”, alertou. “O verdadeiro teste para vermos se caminhamos na direção correta será na classificação do Bahrein. Estamos todos empolgados em voltar a correr, mas sabemos que temos uma longa temporada pela frente e muito trabalho ainda a fazer para garantir que construímos em cima do progresso que fizemos ao longo de 2023”, completou.

Andrea Stella, chefe do time, também se manifestou e mostrou animação. “A equipe está empolgada em apresentar o MCL38 hoje e vê-lo na pista pela primeira vez. “Para este ano, buscamos construir em cima do alicerce estabelecido na temporada passada, mas somos realistas e sabemos que todas as equipes fizeram progresso e encontraram competitividade para os carros de 2024. Agora temos tudo no lugar: estrutura, pessoas e perspectiva de cultura, então podemos seguir empurrando adiante e construir sobre o trabalho feito para voltarmos à ponta do grid”, seguiu.

“Antes de irmos para a pista para a temporada, temos muito trabalho a fazer, inclusive colocar o MCL38 no ritmo durante o teste de pré-temporada no Bahrein. A equipe fez um bom trabalho ao longo do inverno e estamos confiantes de que podemos chegar bem, mas sabemos que temos tarefas importantes pela frente antes do início da temporada”, avaliou. “Há muitas inovações no carro, mas nem todas as áreas que queremos trabalhar foram concluídas antes do lançamento. Estas áreas agora se tornam o foco do nosso desenvolvimento durante a temporada, que já está em curso”, anunciou.

A lateral do MCL 38 da McLaren (Foto: McLaren)

“Meu obrigado a toda a equipe, tanto na pista quanto na fábrica. Lá na fábrica, pelo grande esforço para garantir que o carro estivesse pronto para ir para a pista hoje, assim como aos nossos colegas da Mercedes HPP pela contínua colaboração. Agora direcionamos nossa atenção à longa temporada que temos à frente e estamos ansiosos pelo teste do Bahrein na próxima semana”, encerrou.

Norris quis ser categórico: confia plenamente na equipe. “Estou empolgado em sentar atrás do volante do MCL38 e ver como funciona. A pintura está ótima no novo carro, então é divertido poder colocá-lo na pista hoje”, comentou.

“Estou ansioso para estrear o carro no Bahrein. Tenho total confiança de que a equipe vai seguir avançando depois da reviravolta da temporada passada. No entanto, o verdadeiro teste do nosso progresso vai acontecer na classificação no Bahrein e no GP do Bahrein”, ponderou. “Ao longo das últimas semanas, trabalhei bastante na fábrica, no simulador e com a minha equipe de engenharia para garantir que estejamos totalmente preparados para a próxima semana”, destacou.

“Obrigado a todos na pista e na fábrica pelo trabalho para chegarmos até aqui. Estou empolgado em ir ao Bahrein e começar a correr”, finalizou.

Lando Norris vai para o sexto ano de F1: todos na McLaren (Foto: McLaren)

Por fim, Piastri viu o primeiro lançamento mais normal da equipe nos dois anos em que lá está. Em 2023, é bom lembrar, a McLaren apresentou o MCL60 avisando que o carro de verdade só apareceria na quarta etapa do campeonato.

“É ótimo poder guiar o MCL38 na pista pela primeira vez hoje. É um marco importante no nosso desenvolvimento para o ano e estou empolgado em vê-lo na pista com a nova pintura”, falou.

“Não saberemos onde estamos em termos de competitividade até corrermos no Bahrein, mas estamos nos preparando da melhor forma possível passando tempo no simulador, trabalhando junto com todo mundo que participou do design, da construção e que vai rodar com o carro para garantir que estamos prontos para começar com força”, frisou.

“Estou ansioso pelas próximas semanas, que vão dar início a um ano agitado. Um enorme obrigado à equipe por tudo que fizeram até aqui para nos preparar para 2024. Estou realmente empolgado para iniciar de fato a temporada da F1”, completou.

Oscar Piastri (Foto: McLaren)

Grande surpresa da segunda metade da última temporada da Fórmula 1, a McLaren busca manter o alto nível do segundo semestre para 2024. Para isso, a equipe chefiada por Andrea Stella tratou de acertar com antecedência a renovação de Norris, com um acordo plurianual que garante o jovem britânico ao lado de Piastri pelos próximos anos.

Stella foi um dos grandes responsáveis pela recuperação da McLaren no último ano, mas a equipe também soube atrair nomes de rivais para compor seu corpo técnico. Nomes como Rob Marshall, que veio da Red Bull, e David Sanchez, que assumiu como diretor-técnico vindo da Ferrari, ajudaram a impulsionar o time.

Tudo isso claro, chefiado por Zak Brown, diretor-executivo que tirou a tradicional equipe de uma situação ruim nos últimos anos e tornou a McLaren em uma grande marca novamente, presente em várias das principais categorias do automobilismo mundial. A ideia agora é justamente levar o progresso do segundo semestre para começar 2024 bem.

Com uma base mais sólida já no começo de ano, a expectativa agora é que o time de Woking consiga ser um postulante frequente por pódios e, quem sabe vitórias. Afinal de contas, já passou da hora de Norris batalhar Max Verstappen de verdade e conquistar seu primeiro triunfo.

Zak Brown é o chefão da F1 (Foto: Indy)

E se Lando falhar, a equipe tem em Piastri um piloto com potencial de campeã e que, querendo ou não, conquistou um primeiro lugar na última temporada, ainda que na corrida sprint no GP do Catar.

O objetivo traçado no início de 2023, quando o time britânico percebeu suas deficiências, foi o de entregar um carro melhor no segundo semestre e terminar o Mundial de Construtores na quarta posição. Stella mostrou capacidade de direcionar a McLaren para o caminho certo. A ladeira agora é maior. Subir da quarta posição para um terceiro ou segundo posto é uma tarefa ainda mais complexa e que só é alcançada com um trabalho excepcional de corpo técnico e pilotos.

A base é boa e o futuro parece promissor. Resta agora a McLaren mostrar que é capaz de entregar bons resultados consistentemente durante uma longa temporada de 24 corridas.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.