5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Áustria da Fórmula 1 2024
Max Verstappen confirmou o favoritismo e, em mais um duelo com Lando Norris, levou a melhor e ficou com a pole da corrida sprint do GP da Áustria. As McLaren cercaram o tricampeão, enquanto a Mercedes voltou a dar dor de cabeça para a Ferrari
Em uma sexta-feira (28) de mais uma pole conquistada por Max Verstappen, a Red Bull resolveu tomar o noticiário do GP da Áustria da pior forma possível: mais um episódio de implosão. Jos Verstappen e Christian Horner resolveram se encarar, xingar, desafiar um ao outro. E é difícil imaginar que Max não fique no meio do fogo cruzado, mesmo vencendo sem parar.
Dentro da pista, o neerlandês teve mais uma performance sólida para superar Lando Norris e Oscar Piastri, que largam no top-3 da corrida sprint deste sábado. Quem fecha a segunda fila é George Russell, de uma Mercedes que quer se afirmar de vez.
Companheiro de Russell, Lewis Hamilton parte de sexto, atrás de Carlos Sainz. A Ferrari, no entanto, voltou a sofrer: Charles Leclerc sai de décimo porque o carro quebrou bem no SQ3. Assim, na frente do monegasco partem Sergio Pérez, Esteban Ocon e Pierre Gasly. Fernando Alonso, em mais um dia doído, ficou em 13º, atrás de Lance Stroll.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Áustria, 11ª etapa da Fórmula 1 2024:
Red Bull resolve implodir na corrida de casa. E pole de Verstappen vira detalhe
O que era para ser uma corrida de recuperação técnica da Red Bull já foi completamente tomada pelo caos. Os austríacos resolveram quebrar pau na corrida de casa, na frente de tods os convidados. Jos Verstappen e Christian Horner são os pivôs da confusão, mas a verdade é que não tem como imaginar ninguém de fora. Especialmente falando de Max, que antes de qualquer coisa é filho de Jos. O neerlandês tem a tarefa de manter os problemas fora da pista, mas, ainda que não seja afetado agora: até quando isso vai durar? Toto Wolff sorri e atiça, enquanto isso.
Em paz e competente, McLaren põe os dois no top-3 do grid da sprint
Sem guerra interna e tecnicamente muito azeitadinha, a McLaren vem para competir firme de novo. A pole da sprint escapou no detalhe para Norris, mas os britânicos chegam com boas possibilidades ocupando o top-3 com os dois carros e até pensando em domingo. Com Piastri bem e recuperado, as chances dobram, até pensando em estratégia. É fundamental que os pilotos estejam nos cascos, a parte técnica deve vir no confronto com Verstappen.
Mercedes espeta Ferrari de novo e confirma boa fase
Talvez, bem talvez, a Mercedes tenha mesmo voltado. Agora, em um traçado mais rapidinho, curto, dinâmico, os prateados andaram bem de novo, ameaçaram a McLaren e espetaram a Ferrari. Sainz se posicionou entre a dupla mercedista, é verdade, mas Russell está na frente no grid da sprint. Importante somar pontinhos e manter a boa fase. Falta velocidade de reta, claro.
Ferrari, por sua vez, tem mais problemas e prova momento ruim
No elevador da F1, sobe prateado e desce vermelho. A Ferrari não se encontrou desde que venceu em Mônaco e parece padecer cada vez mais em altas velocidades. Sainz meio que até festejou a quinta posição, mas o time ainda teve mais problemas: Leclerc quebrou bem no SQ3 e ficou em décimo. A tendência é pontuar com os dois carros na sprint, mas não muito. E a McLaren vai chegando nos pontos…
Alpine já é quinta força? Ocon e Gasly voltam ao Q3
Naquela briga que parece ser de quem é menos pior, a Alpine vem ‘despiorando’. Os franceses, de novo, colocaram os dois pilotos no Q3 e andaram em ritmo digno. Não tão próximos do grupo da frente quanto na Espanha, é verdade, mas melhores que as Aston Martin e Haas da vida. Não está bom, mas já esteve pior.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Áustria de Fórmula 1 e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificações, além de antes e depois das corridas. No sábado (29), às 7h (de Brasília, GMT-3), acontece a largada da sprint, ao passo que a classificação oficial será às 11h. Por fim, no domingo (30), os pilotos disputam a corrida no Red Bull Ring a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Ranking GP: as notas dos 20 pilotos no GP da Espanha de F1