5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Espanha da Fórmula 1 2023

Max Verstappen completou o domínio total da sexta-feira e ficou na frente também do TL2 da Espanha, 0s170 melhor que Fernando Alonso, que cresceu em relação ao TL1. Ferrari e Mercedes sofreram bastante nas duas sessões, enquanto Haas e Alpine brilharam

Max Verstappen encaixou um domínio absoluto na sexta-feira (2) de treinos livres do GP da Espanha. Depois de enfiar mais de 0s7 em todo mundo, no TL2 o holandês liderou de novo, virando 1min13s907, mas com uma vantagem mais modesta, em 0s170 para Fernando Alonso, que cresceu bastante durante o dia na corrida de casa.

Nico Hülkenberg deixou a Haas esperançosa, encontrando uma voltaça apenas 0s270 mais lenta que a do líder da segunda sessão. Sergio Pérez, novamente longe de Verstappen, ficou em quarto, tomando mais de 0s3 do companheiro.

Esteban Ocon manteve o bom momento e foi quinto no TL2, enquanto o companheiro Pierre Gasly ficou em décimo. Outro bom destaque foi Valtteri Bottas, em nono. Mais uma vez, as atualizadas Ferrari Mercedes sofreram, com Charles Leclerc em sexto, Carlos Sainz em sétimo, George Russell em oitavo e Lewis Hamilton na 11ª colocação. E podem ser ameaçadas, sim, por Alpine e Haas.

Max Verstappen comandou o TL2, o TL1, a sexta-feira em Barcelona (Foto: Red Bull Content Pool)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da sétima etapa da temporada da F1 2023, na Espanha:

Nem chegou a classificação e a derrota de Verstappen já seria zebraça

Nós sabemos como temos de ter cuidado antes de cravar coisas em uma sexta-feira de qualquer corrida que seja, mas o que Verstappen e a Red Bull sobraram no primeiro dia na Espanha é brincadeira. O holandês enfiou mais de 0s7 em todo mundo no TL1 e liderou sem fazer nenhuma força o TL2. Até com os pneus de teste o cara andou bem. É muito favorito, até porque Pérez, bem, falaremos mais dele no item 2.

Alonso cresceu no TL2 e deve esquentar briga com Pérez

Falemos de Pérez, pois: se Verstappen dominou totalmente o dia, o mexicano já se enfiou no meio da galera. Levou 0s7 do companheiro, mas ao menos foi segundo no TL1. No TL2, tomou de Alonso e Ocon. Não é especialista em circuitos permanentes, bem pelo contrário. Some isso ao fato de Fernando ser um pilotaço, estar em casa e a Aston Martin se recuperado na segunda sessão: temos um jogo entre os dois. E a briga pelo segundo lugar na Espanha pode esquentar legal a disputa pelo vice-campeonato da F1 2023.

Charles Leclerc e a Ferrari dificilmente vão brigar pela pole amanhã (Foto: AFP)

Ferrari parece ter voltado casas. Mas amanhã é outra história

Se a Ferrari vinha mostrando força nas classificações, talvez na Espanha esteja um pouquinho atrás. Isso não é exatamente bom, já que o time está com atualizações parrudas em Barcelona. Mas, apesar do desempenho bem discreto de Leclerc e Sainz na sexta-feira, a tendência é de recuperação para o sábado. Mas longe da pole que Charles fez em Baku, por exemplo.

Mercedes luta com pneus duros e médios e não faz muito de macios: preocupa

Hamilton avisou na entrevista depois dos treinos que a meta é passar para o Q3. O heptacampeão costuma exagerar, mas parece estar falando sério desta vez. O ponto é que a Mercedes tem sido facilmente batida em classificação sempre, mas melhora nas corridas. Mas será que vai repetir isso na Catalunha? A dificuldade dos pilotos guiarem o novo W14 de pneus duros e médios não foi legal, não.

Esteban Ocon no pódio de novo? Imagina… (Foto: AFP)

Alpine e Haas brilham na ‘F1 B’ e preparam novo duelo de surpresas

Em Miami, a ‘F1 B’ foi dominada por Haas e Alpine, com os franceses crescendo na hora certa, na corrida. Só que lá nos EUA a disputa foi longe do grupo da frente, uma batalha por pouquíssimos pontos. Na Espanha isso pode ser diferente, hein? Hülkenberg se enfiou em terceiro no TL2, Ocon meteu top-5 nas duas sessões. Com Ferrari e Mercedes estranhas e Pérez e Lance Stroll nada confiáveis, isso aqui pode virar uma atração na normalmente modorrenta Barcelona.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1, na CatalunhaAO VIVO e EM TEMPO. O repórter Eric Calduch faz a cobertura ‘in loco’ de todo o fim de semana. Neste sábado, o TL3 está marcado para as 7h30, enquanto a definição do grid acontece a partir das 11h (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.