5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Las Vegas da Fórmula 1 2024

Em uma pista que mais parecia um rinque de patinação no gelo, a Mercedes mostrou força e se meteu na briga. McLaren e Ferrari ainda são favoritas, enquanto a Red Bull espera milagre de uma asa traseira que não funciona. Será que finalmente vem a tal briga quádrupla?

As condições traiçoeiras do circuito urbano de Las Vegas trouxeram fortes emoções para a F1 já na sexta-feira (22) de treinos livres. Se McLaren e Ferrari mostraram, em graus diferentes, que seguem candidatas, a Mercedes surgiu forte do nada, enquanto a Red Bull fez lambança com uma asa traseira supostamente especial.

De forma completamente inesperada, Lewis Hamilton liderou os dois treinos livres, sempre com George Russell por perto. Lando Norris andou bem e foi segundo colocado na sessão de mais tarde, enquanto Max Verstappen sofreu no TL1 e ainda mais no TL2, fechando o dia em 17º e sem encaixar volta rápida de macios na atividade.

A Ferrari ficou ali cercando os líderes. Sempre dentro do top-5 ou pertinho dele, os italianos chamaram mais a atenção pelo ritmo imposto na simulação de corrida. Ali, a briga já tende a ser mais particular com a McLaren.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Las Vegas, 22ª etapa da Fórmula 1 2024:

A Mercedes se deu bem na ‘pista de gelo’ de Las Vegas (Foto: AFP)

Las Vegas não repete bueiro maluco, mas apresenta pista de gelo em 2024

Convenhamos que era praticamente impossível que o GP de Las Vegas tivesse uma sexta-feira tão bizarra quanto a do ano passado. De fato, foi melhor, ao menos teve sessões completas e nada de bueiro voador. Só que não foi um dia nada tranquilo, com temperaturas muito baixas e uma preocupação grande com a pista que estava suja que só. Pessoal falou até que estava pilotando no gelo. Se isso seguir sábado e domingo, vem caos aí.

Red Bull perde 0s6 só em reta e já ensaia drama para Verstappen

A Red Bull parece disposta a tornar quase impossível a tarefa de Verstappen de ser campeão em Las Vegas. A sexta-feira dos austríacos foi medonha, com um TL1 difícil e um TL2 inacreditável. É verdade que a equipe não teve volta limpa rápida de pneus macios na sessão final do dia, mas não ia sair muita coisa dali, não. E a explicação de que simplesmente escolheram a asa traseira errada beira o surrealismo. Estão perdendo mais de 0s5 em reta.

Norris tem melhor cenário para manter chances vivas com Red Bull mal e Mercedes bem

Olha, é verdade que Norris não liderou o dia, mas talvez tenha sido o melhor início possível para o inglês manter as chances de título vivas. Isso porque Lando ficou ali cercando a Mercedes, porque a McLaren apresentou ritmo de corrida forte com Oscar Piastri e, principalmente, pelo caos na Red Bull. Está se desenhando um fim de semana de pouquíssimos pontos para Max, agora é hora de Norris ir lá e vencer a corrida, sem negociação. A questão é: ele vai?

Mercedes lidera os dois primeiros treinos livres em Las Vegas. Mas como?

Alguém sabe dizer de onde saiu essa Mercedes? Os prateados, que pareciam cumprir tabela até 2025, resolveram aparecer nas condições malucas de Las Vegas e lideraram os dois treinos livres com Hamilton. É verdade que o ritmo de corrida preocupa na disputa com as três principais equipes, mas a performance hoje foi impressionante. Vai que finalmente a Mercedes vem para o bolo e promove a esperada briga quádrupla? É só não pedir que eles expliquem o sucesso. Apenas sigam fazendo.

A Ferrari precisa dar um jeito de aquecer os pneus (Foto: Ferrari)

Ferrari decepciona em volta rápida, mas promete em ritmo de corrida

A simulação de corrida apontou um empate técnico entre Piastri e Sainz, o que indica que a Ferrari está, sim, na briga. Os vermelhos renderam mais de tanque cheio do que Red Bull e a surpreendente Mercedes e, mesmo ainda parecendo longe na briga pela pole, sem conseguir aquecer bem os pneus, podem disputar para valer o triunfo no domingo. A chave para o Mundial de Construtores, porém, deve passar pela classificação. Aí cabe ao time italiano equilibrar um pouco mais o carro para os dois dias, não pode deixar a McLaren fugir.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Las Vegas, na Las Vegas Strip, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Ainda na noite de sexta-feira (22), os piloto realizam o terceiro treino livre, às 23h30 (de Brasília, GMT-3). Em seguida, na madrugada de sábado (23), disputam a classificação às 3h. Por fim, a largada da corrida em Las Vegas será no domingo (24), às 3h.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: 11 homens (quase isso) e um segredo: Las Vegas se prepara para definir rumos da F1 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.