5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Singapura da Fórmula 1 2023

Uma Ferrari muito forte e uma Red Bull com dificuldades inéditas marcaram uma sexta-feira interessante no GP de Singapura. Mercedes, McLaren e Aston Martin querem sonhar também

O GP de Singapura se desenha surpreendentemente interessante. A sexta-feira (15) que abriu os trabalhos no circuito urbano de Marina Bay mostrou uma Red Bull verdadeiramente frágil em comparação ao resto da temporada 2023 da F1, bem como uma Ferrari que parece querer continuar o que começou em Monza.

Os italianos seguem fortes, agora numa pista completamente diferente do GP da Itália. Mais travada, de rua e, mesmo assim, a Ferrari encaixou 1-2 nos dois treinos livres do dia. A Red Bull, por outro lado, nem top-5 pegou de noite e saiu preocupada com o acerto do RB19.

Relacionadas


Mercedes, McLaren e Aston Martin deixaram a pista confiantes de que podem acabar entrando na briga. Nenhuma delas fala em vencer, mas o dia complicado da Red Bull parece ter feito todo mundo ficar mais otimista. A ‘F1 B’, por outro lado, descansa em paz.

Carlos Sainz foi o mais rápido do TL2 do GP de Singapura (Foto: AFP)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da 15ª etapa da temporada da F1 2023, em Singapura:

Ferrari entra para vencer. Isso não é uma simulação

A Ferrari tem mais chances em Singapura do que em qualquer outra corrida de 2023. Sim, mais até do que tinha na Itália. É que o time está verdadeiramente forte ali, o carro encaixou bem com a pista, os 1-2 foram genuínos. Isso vai se manter? Difícil prever, mais ainda confiar nela, mas a chance apareceu mesmo.

Red Bull em apuros de verdade? Pela primeira vez em 2023, sim

E a grande chance da Ferrari tem muito a ver exatamente com a Red Bull. Muito, não, tudo. É que os austríacos venceram todas as corridas do ano e, desta vez, simplesmente começaram mal o fim de semana. Perdidos no acerto do RB19, vão precisar contar com a pista ficando muito mais aderente e o carro se comportar melhor. Jamais descartem a Red Bull, óbvio, mas a F1 2023 pode ter uma briga real agora.

Max Verstappen não gostou nada da performance da Red Bull na sexta-feira em Singapura (Foto: AFP)

Mercedes começa promissora e quer gerar briga tripla

Como é difícil imaginar uma Ferrari avassaladora e a Red Bull parece mais frágil, caso essa briga vire tripla, a melhor candidata a se meter ali é a Mercedes. O otimismo na Flecha de Prata foi dos maiores, com carro bem equilibrado, resultados decentes nos treinos e a Red Bull tropeçando. Pelo menos pódio, vai?

Atualizada, McLaren sonha com pódio em Singapura

A McLaren fala em buscar “muitos pontos” em Singapura, mas a real é que Lando Norris, pelo menos, pode acabar sendo um cara a incomodar os ponteiros. Pódio talvez seja além do limite dos laranjinhas, mas as atualizações são promissoras e o pelotão parece compacto.

Aston Martin volta ao bolo, mas ainda é quem passa menos confiança das 5

O pelotão compacto conta também com a Aston Martin, quer dizer, Fernando Alonso, né? O espanhol, mesmo não se empolgando tanto, sabe que está no bolo das primeiras posições, é uma pista boa dos verdinhos. Lance Stroll e toda a ‘F1 B’, porém, estão longe toda vida. E dificilmente vão aprontar alguma coisa relevante em Marina Bay.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Os horários da sexta-feira se repetem no sábado, com TL3 às 6h30 (de Brasília, GMT-3) e classificação marcada para as 10h. Por fim, no domingo, a largada acontece às 9h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.