Sainz dá troco em Leclerc e lidera novo 1-2 da Ferrari no TL2 do GP de Singapura
De novo, Ferrari! No segundo treino livre para o GP de Singapura, porém, foi Carlos Sainz quem liderou com Charles Leclerc aparecendo na segunda posição
Para quem achou que o resultado do primeiro treino livre fora fogo de palha, a Ferrari mostrou outra coisa. No TL2 para o GP de Singapura, realizado na noite asiática — manhã brasileira — desta sexta-feira (15), o time italiano repetiu o feito: primeira e segunda posições. A única diferença é que, agora, foi Carlos Sainz quem ficou com a liderança.
Sainz, pole-position há duas semanas na Itália, tirou da cartola uma volta em 1min32s120 e foi 0s018 mais rápido que Charles Leclerc. Horas antes, Leclerc é que se impôs para deixar o companheiro de lado.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Mas a vantagem da Ferrari era boa de qualquer maneira. A terceira posição ficou para George Russell, que terminou 0s235 mais lento que Sainz. Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Lando Norris ainda apareceram antes dos dois pilotos da Red Bull.
Sergio Pérez foi sétimo, seguido por um Max Verstappen insatisfeito com instabilidades do RB19 em Marina Bay. Kevin Magnussen e Valtteri Bottas completaram o top-10. Sem a mesma atualização que Norris, Oscar Piastri apareceu na 15ª posição.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Os horários da sexta-feira se repetem no sábado, com TL3 às 6h30 (de Brasília, GMT-3) e classificação marcada para as 10h. Por fim, no domingo, a largada acontece às 9h.
Confira como foi o segundo treino livre:
Agora, sim, finalmente a luz do luar deu o rosto para a Fórmula 1. O segundo treino livre era a primeira atividade nas condições parecidas às de classificação e corrida. O clima era mais estável, sem a ameaça não concretizada de pancadas de chuva do TL1: 30°C de temperatura ambiente, 37°C no asfalto.
A partir do momento que a bandeira verde apareceu, não houve muito aguardo para a pista melhorar. Um monte de gente pulou no traçado logo de uma vez e, em seguida, Logan Sargeant já aparecia abrindo volta rápida. Após a primeira rodada de voltas cronometradas, Charles Leclerc já liderava de novo, com Lewis Hamilton em segundo. Max Verstappen pintava atrás, já incomodado por ter pego tráfego na abertura da volta.
Hamilton, aliás, não poupava muito o carro da Mercedes e entrava com toda a velocidade possível na curva três, com direito a escorregar a traseira do carro e tudo mais. Leclerc ficou perto de passar direito na curva e travou o pneu dianteiro esquerdo para passar. Um instante antes, Lance Stroll relou o muro no cotovelo, mas evitou danos maiores.
Assim como aconteceu o no TL1, a parte inicial do treino apresentava pneus duros e médios como escolha principal das equipes. Os macios eram guardados para um tanto depois. A Pirelli levou a gama mais macia possível de pneus para Singapura, com C3, C4 e C5.
Com 15 minutos realizados, Carlos Sainz tinha a ponteira ao anotar 1min33s213. Mas Yuki Tsunoda era a surpresa, vindo em segundo com desvantagem de 0s270. A volta de Sainz já era a melhor do fim de semana.
O próximo a quase escapar da pista foi Verstappen, que segurou a onda no final e avisou no rádio: “quase perdi o controle”. Mesmo sem perder o controle na pista, Alexander Albon tinha problemas. Levou o carro de volta aos boxes da Williams e logo saiu do cockpit. A equipe levantou o bólido e tirou os pneus para entender o que acontecia.
Leclerc acertou uma segunda volta veloz no treino e tomou a ponta do companheiro de equipe ao cravar 1min32s974. Mas a atividade da pista diminuiu nos minutos seguintes. O motivo era a quantidade de gente indo aos boxes colocando pneus macios com cerca de 35 minutos para o fim.
As duas Ferrari foram os primeiros carros a abrirem volta de pneus macios. E Sainz levou a melhor desta vez, com 1min32s120 contra 1min32s138 de Leclerc. Fernando Alonso e Hamilton se invertiam nas posições três e quatro, mas após o fluxo inicial de voltas rápidas era Alonso quem se dava melhor. O heptacampeão, entretanto, estava 0s358 atrás de Sainz.
Hamilton, Lando Norris, George Russell, Verstappen, Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas fechavam o top-10. Sem as atualizações, disponíveis somente para Norris, Oscar Piastri amargava a 15ª colocação.
O canto das reclamações ganhou a participação do líder da atividade. Sainz se irritou quando contornou um dos trechos mais lentos da pista e teve de tirar a Ferrari da direção em que estava para evitar a traseira de Verstappen. “Eu quase bati nesse cara”, disse no rádio enquanto gesticulava com a mão.
Daí em diante, com pouco mais de 15 minutos para o fim da atividade, as voltas velozes rarearam até sumir. O treino passou a ser somente de simulação de corrida, algo que se mostrava mais animador que as voltas rápidas para a Red Bull. Pérez havia passado Verstappen, mas estavam em sétimo e oitavo.
A notícia mais importante foi a ausência de Albon. Com problemas no motor, não voltou ao traçado depois que as dificuldades se apresentaram. Lá na frente, liderança de Sainz.
F1 2023, GP de Singapura, Marina Bay, TL2:
1 | C SAINZ | Ferrari | 1:32.120 | 26 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:32.138 | +0.018 | 27 |
3 | G RUSSELL | Mercedes | 1:32.355 | +0.235 | 25 |
4 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:32.478 | +0.358 | 25 |
5 | L HAMILTON | Mercedes | 1:32.585 | +0.465 | 23 |
6 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:32.711 | +0.591 | 23 |
7 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:32.812 | +0.692 | 22 |
8 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:32.852 | +0.732 | 23 |
9 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:33.017 | +0.897 | 25 |
10 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:33.105 | +0.985 | 24 |
11 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:33.139 | +1.019 | 22 |
12 | L LAWSON | AlphaTauri Honda | 1:33.285 | +1.165 | 26 |
13 | E OCON | Alpine | 1:33.361 | +1.241 | 25 |
14 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:33.390 | +1.270 | 25 |
15 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:33.461 | +1.341 | 23 |
16 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:33.477 | +1.357 | 27 |
17 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:33.575 | +1.455 | 24 |
18 | P GASLY | Alpine | 1:33.824 | +1.704 | 24 |
19 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:34.327 | +2.207 | 27 |
20 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:35.558 | +3.438 | 5 |