Sainz conquista pole do GP da Itália de F1 e confirma força da Ferrari. Verstappen é 2º
Carlos Sainz finalmente superou Max Verstappen na hora da verdade e conquistou a pole-position do GP da Itália, a quarta da carreira na Fórmula 1
Parecia que algo diferente surgiria no horizonte. A classificação do GP da Itália, no fim da manhã deste sábado (2), mostrou uma Ferrari em condições reais de competir com a Red Bull dona do campeonato 2023. Mesmo assim, na hora da decisão, Max Verstappen liderou Q1, Q2 e, com o cronômetro zerado no Q3, bateu Charles Leclerc para tomar a dianteira. Mas ainda faltava Carlos Sainz, que reforçou o ótimo fim de semana até agora e conquistou a primeira pole dele na temporada.
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Após liderar o segundo e o terceiro treinos livres, Sainz mostrou que a força era para valer e, ao menos com pneus macios e pouco combustível, a Ferrari ainda consegue competir com a Red Bull em pistas de baixa carga aerodinâmica. É a quarta pole da carreira de Sainz, primeira em 2023.
A Verstappen coube a segunda colocação, 0s013 atrás de Sainz, para a alegria dos ensandecidos tifosi. Leclerc colocou a outra Ferrari no terceiro posto, também no mesmo décimo dos outros dois.
George Russell tirou a quarta colocação de Sergio Pérez, com direito a Alexander Albon colocando a Williams no sexto lugar. Oscar Piastri, Lewis Hamilton, Lando Norris e Fernando Alonso fecharam o top-10 de uma classificação sem bandeiras vermelhas.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).
Confira como foi a classificação:
Chegada a hora de abrir a classificação e definir o grid de largada em Monza, para o GP da Itália, a temperatura ambiente na Lombardia chegava a 28°C, com direito ao asfalto, pela primeira vez no fim de semana, chegando a 40°C. Sem ameaça de chuva, era a hora de tomar tempo.
Na Itália, a Fórmula 1 fazia a segunda versão do teste do novo formato, mais amistoso com o meio ambiente, que estreou na Hungria: cada piloto tem direito a 11 jogos de pneus em vez dos 13 tradicionais. Destes, três duros, quatro médios e mais quatro macios. Na classificação, os pilotos têm obrigatoriamente, sob esse regramento, de usar pneu duro no Q1, médio no Q2 e macio no Q3.

Q1 – Verstappen na frente, Albon em segundo e Stroll em último
Com a bandeira verde, a primeira notícia era boa para a Red Bull. A equipe solucionou o problema de vazamento de óleo ao trocar o motor de Sergio Pérez. A questão tirou o mexicano do fim do TL3, mas, com tudo resolvido e a dúvida sobre a participação no Q1 cessada, era hora de ir para a pista.
Ninguém guardou lugar nos boxes quando a luz verde foi mostrada. Um imediato corre-corre mandou quase todos os pilotos para a pista nos primeiros três minutos. Logo, todos teriam feito ao menos a primeira volta de instalação.
O ataque inicial de voltas cronometradas entregou uma nem tão surpresa assim, quando se olha para as últimas etapas: Alexander Albon na frente, com 1min22s123. Max Verstappen estava nas últimas posições, porque teve a volta deletada por desrespeitar os limites de pista, assim como Fernando Alonso. Mas Carlos Sainz, líder do TL2 e TL3, aparecia atrás de George Russell e Pérez, além de Albon.
Lando Norris, que reclamou bastante do tráfego no último treino livre, foi o primeiro a pegar o trânsito pesado novamente na classificação. Agora, desviou de Esteban Ocon em cima da hora para evitar acidente. Logo depois, Ocon passeou pela brita da curva Ascari.
A busca pelo vácuo era incessante, como tem sido a tônica das tomadas de tempo em Monza nos últimos anos. Na segunda chance, Verstappen embarcou bem e anotou 1min21s573 para liderar. Pérez veio a reboque e, na metade da atividade, as voltas rápidas diminuíram bastante enquanto quase todos os pilotos trocavam pneus para o ataque derradeiro.
Àquela altura, George Russell e Lewis Hamilton se apresentavam, respectivamente, um pouco dentro e um pouco fora do top-10, mas ambos ainda com as vagas no Q2 ameaçadas.
O festival de voltas deletadas aumentava. Ocon perdeu a dele e, como passou pela brita e aparentemente tinha danos na parte de baixo do bólido, estava bastante ameaçado. Piastri também perdera a volta.
Os últimos segundos, então, apresentavam uma correria. Verstappen ficou mesmo na frente, mas Albon recuperou o segundo posto com Charles Leclerc, Yuki Tsunoda e Pérez logo atrás. Logan Sargeant pôs a outra Williams no sexto lugar, enquanto Sainz, Hamilton, Norris e Alonso fecharam o top-10.
Lá atrás, Valtteri Bottas e Nico Hülkenberg escaparam no último instante, deixando Guanyu Zhou como o 16º e abrindo a lista de eliminados. Atrás dele, o sofrimento absoluto da Alpine, com Pierre Gasly e Ocon em 17º e 18º e a desilusão seis dias após o pódio em Zandvoort. Kevin Magnussen ficou na penúltima colocação, enquanto Lance Stroll terminou num inexplicável 20º e último lugar.
No fim do Q1, entretanto, os dois pilotos da Ferrari foram colocados sob investigação por desrespeitarem a regra do tempo máximo de voltas, estabelecido pela FIA especialmente para Monza.

Q2 – Verstappen tira doce da boca da dupla de pilotos da Ferrari
De qualquer maneira, Sainz correu para a pista assim que a bandeira verde foi acionada. E, como antes, o pelotão não quis saber de esperar e tomou a pista imediatamente. Desta vez de pneus médios.
Enquanto Sainz levou a melhor na primeira rodada de voltas rápidas, cruzando em 1min20s991 e superando Verstappen por 0s044, a Mercedes voltava a viver das suas. Russell até se colocou entre os dez, mas Hamilton passou 0s380 mais lento que o companheiro e na 12ª colocação. “Não tenho aderência, pessoal”, relatou.
Fora esses, Albon voltava a chamar a atenção com a quarta colocação. Tsunoda era o décimo.
Todo mundo parou para trocar pneus e colocar jogos novos praticamente ao mesmo tempo. Com isso, a conversa entre pilotos e equipes no rádio girava em torno da necessidade de ultrapassar outros carros para se posicionar bem para a tentativa final. Lembrando que não podiam ficar lentos e esperar os demais irem na frente, por conta da regra da FIA.
Com o giro final de 1min20s937, Verstappen tomou a liderança por 0s040: Leclerc ainda virou o segundo tempo, enquanto Sainz nem precisou tentar melhorar a marca registrada anteriormente. Pérez e Albon vieram na sequência.
Hamilton conseguiu fugir do perigo e virou o sexto tempo, com Russell, Piastri, Alonso e Norris garantidos no Q3.
Desta maneira, os eliminados começaram por Tsunoda, na 11ª colocação. Lawson é o 12º, com Hülkenberg, Bottas e Sargeant fechando o top-15.

Q3 – Sainz confirma força do fim de semana e supera Verstappen
Finalmente, pneus macios. Com todo o pelotão dotado da borracha de faixa vermelha e sem tempo a perder nos curtos dez minutos da definição da pole, todos para a pista imediatamente.
E, veja, pela primeira vez na classificação foi apontada uma possibilidade real de que Verstappen podia ser batido. Sainz cravou 1min20s532, seguido pelo 1min20s564 de Leclerc.
A Verstappen, restou o terceiro posto. Era 0s099 mais lento que Carlos, e ainda estava na briga. Russell, Albon, Pérez, Norris, Piastri, Hamilton e Alonso vinham na sequência.
Na segunda e derradeira tomada de tempos, a loucura se estabeleceu na briga pela pole. Leclerc passou na frente e tomou a dianteira de Sainz. Mas Verstappen já se aproximava em tempo bem parecido e terminou sendo 0s054 mais veloz. Então, Sainz. E Carlos correspondeu ao cruzar 1min20s294, 0s013 melhor que Max. Desta feita, o piloto espanhol conquistou a primeira pole dele na temporada.
Atrás, Russell desbancou Pérez, enquanto Albon garantiu o sexto lugar. Piastri, Hamilton, Norris e Alonso completaram o top-10.
F1 2023, Monza, 14ª Etapa, Grid de Largada:
1 | C SAINZ | Ferrari | 1:20.294 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 1:20.307 | +0.013 |
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:20.361 | +0.067 |
4 | G RUSSELL | Mercedes | 1:20.671 | +0.377 |
5 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:20.688 | +0.394 |
6 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:20.760 | +0.466 |
7 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:20.785 | +0.491 |
8 | L HAMILTON | Mercedes | 1:20.820 | +0.526 |
9 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:20.979 | +0.685 |
10 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:21.417 | +1.123 |
11 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 1:21.594 | +1.300 |
12 | L LAWSON | AlphaTauri RBPT | 1:21.758 | +1.464 |
13 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:21.776 | +1.482 |
14 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:21.940 | +1.646 |
15 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:21.944 | +1.650 |
16 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:22.390 | +2.096 |
17 | P GASLY | Alpine | 1:22.545 | +2.251 |
18 | E OCON | Alpine | 1:22.548 | +2.254 |
19 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:22.592 | +2.298 |
20 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:22.860 | +2.566 |

