Verstappen vê troca da Ferrari de Sainz por Hamilton como “decisão sensata”

Max Verstappen afirmou que a escolha da Ferrari de manter Charles Leclerc ao invés de Carlos Sainz para ser companheiro de Lewis Hamilton em 2025 "faz sentido", e ainda revelou não ter dúvidas de que o espanhol permanecerá na Fórmula 1

Embora tenha conquistado bons resultados pela Ferrari nos últimos anos e sido o único piloto capaz de quebrar a sequência de vitórias da Red Bull em duas oportunidades — no GP de Singapura de 2023 e no GP da Austrália mais recente —, Carlos Sainz terá de abrir espaço na equipe italiana para a chegada de Lewis Hamilton em 2025. Ainda que lamente pela saída do espanhol, Max Verstappen reconheceu que a decisão tomada pela escuderia de Maranello não poderia ter sido diferente.

Companheiro de Charles Leclerc desde 2021, Sainz sempre jogou duro contra o monegasco e, inclusive, conseguiu terminar à frente do #16 na classificação final do Mundial de Pilotos logo no primeiro ano da parceria. No entanto, nas duas temporadas seguintes, Leclerc colocou as cartas na mesa, superou o madrilenho e garantiu um novo contrato de longo prazo com o time comandado por Frédéric Vasseur.

“Se Lewis [Hamilton] quiser trocar de equipe, como sete vezes campeão mundial, então faz sentido que você pague um pouco mais e faz sentido que um deles [Leclerc ou Sainz] tenha de sair”, disse Verstappen durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (4), no Japão.

“Acho que essa foi uma decisão sensata da equipe. Considerando, é claro, que você está trabalhando com Charles há muito tempo, e que ele também está feliz com o novo contrato. Infelizmente, é assim que as coisas normalmente funcionam”, continuou o neerlandês.

Será Carlos Sainz o substituto de Lewis Hamilton na Mercedes em 2025? (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com o futuro em aberto na Fórmula 1 e sem destino definido, Sainz teve seu nome especulado em algumas equipes como, por exemplo, a Mercedes, onde ocuparia o cockpit deixado pelo próprio Hamilton. Além disso, o espanhol já vem sendo ligado há algum tempo ao projeto da Audi, que ingressa na categoria em 2026 através de uma aquisição total da Sauber. Embora não dê maiores detalhes, Carlos admitiu que está conversando com “todo mundo” e que espera tomar uma decisão o mais cedo possível.

Verstappen, por sua vez, não tem dúvidas de que o espanhol continuará na F1 em 2025. “Mas é claro que isso vai acontecer”, disse o tricampeão, que reconheceu que Sainz está em condições de analisar bem as opções e escolher para onde que ir. “Agora é tentar fazer a escolha certa sobre onde ele quer estar”, finalizou Max.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 desta quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.