5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Bahrein da Fórmula 1 2025

A McLaren se apresentou "em outro planeta", como bem definiu Charles Leclerc, na sexta-feira de treinos livres do GP do Bahrein. Ao resto, sobrou a briga apertada pelo segundo lugar e a torcida para que a dupla papaia troque os pés pelas mãos

A sexta-feira (11) de treinos livres do GP do Bahrein foi um novo capítulo do domínio que a McLaren impõe sobre as rivais do ponto de vista técnico no início da F1 2025. Mais uma vez, a categoria deixa o primeiro dia de atividades com a sensação clara de que os papaias têm controle total da situação.

Os britânicos lideraram o TL1 com Lando Norris e, mais tarde, ampliaram o domínio, com Oscar Piastri puxando um 1-2 e metendo mais de 0s5 em todo o resto do pelotão. No TL2, que costuma ser um retrato mais fiel da situação do grid, George Russell novamente pintou como terceira via, com Charles Leclerc perseguindo.

Andrea Kimi Antonelli mostrou ritmo e ficou em quinto, enquanto Max Verstappen foi apenas sétimo e reclamou que parecia fazer “drift” no Bahrein. Lewis Hamilton ficou em oitavo, ainda procurando o melhor da Ferrari.

Na ‘F1 B‘, um cenário muito parecido com o do Japão: Isack Hadjar mostrou a força da Racing Bulls, Oliver Bearman puxou a Haas para o top-10 e a Williams veio na sequência, só que agora com Carlos Sainz ligeiramente à frente de Alexander Albon. Gabriel Bortoleto foi 13º em dia positivo, enquanto Felipe Drugovich participou do TL1 e ficou em 16º com uma Aston Martin que sofre bastante.

Lando Norris é favorito ao lado de Oscar Piastri no Bahrein (Foto: AFP)

E o GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Bahrein, quarta etapa da F1 2025.

McLaren desfila e ensaia novo duelo Norris x Piastri

A McLaren já está com o GP do Bahrein nas mãos. Isso não é garantia alguma de que vai levar, mas está. Os papaias, mais uma vez, começaram o fim de semana avassaladores e claramente têm um carro bastante superior a todo o resto do grid. O problema é que isso tem acontecido etapa após etapa e nem sempre o favoritismo tem se refletido de forma completa, com Lando Norris e Oscar Piastri errando mais do que deveriam, especialmente no Q3 das classificações. A menos que isso role de novo, é alerta de passeio no parque, já que o ritmo de corrida dos britânicos também é muito forte.

Verstappen vive dia tumultuado com RB21 que fez “drift” no Bahrein

Um ritmo de corrida que talvez não supere os de Mercedes e Ferrari e a falta total de encaixe de volta rápida fazem Verstappen chegar ao sábado totalmente como azarão. O neerlandês ficou de fora do TL1 para que Ayumu Iwasa assumisse e, quando recuperou o carro, tomou um susto. Max chegou a dizer que parecia estar fazendo drift com o RB21, o que é um terrível sinal. Num asfalto complicado como o de Sakhir, um carro arisco é praticamente certeza de fim de semana de pesadelo. Ou a Red Bull mexe radicalmente no acerto ou é mais uma etapa para reduzir danos para Verstappen.

Max Verstappen segue preocupado com a Red Bull em 2025 (Foto: AFP)

Mercedes se apresenta como segunda força, mas ainda tem montanha a escalar até McLaren

Outra vez, Russell veio bem e se destacando no pelotão nos treinos livres. Quer dizer, num mundo em que a McLaren não existisse, provavelmente seria o grande favorito a cravar a pole. Mas elas existem e, assim, George parte novamente para brigar por um lugar no pódio ou, de repente, uma primeira fila se Norris e Piastri fizerem besteira na definição da pole. Difícil imaginar algo mais do que isso, a diferença ainda é bem grande.

Ferrari encosta na Mercedes e tenta reencontrar caminho

Menor é a diferença entre Mercedes e Ferrari. Desta vez, os italianos começaram o fim de semana dando alguns sinais de evolução e andaram, tanto na simulação de corrida, mas principalmente em volta rápida, mais próximos dos prateados. Importante notar também que Leclerc pareceu viver um dia mais sólido do que Hamilton, o que chama a atenção em um cenário em que o monegasco prometeu tomar “caminho próprio” no desenvolvimento. Já é reflexo? Isso vai durar o fim de semana todo? Vão replicar o acerto para Lewis? Muitas questões.

Isack Hadjar segue com destaque na ‘F1 B’ (Foto: Red Bull Content Pool)

‘F1 B’ dá sinais de repetir exatamente cenário do Japão no Bahrein

A ‘F1 B’ é conhecida pelo caos e pela rápida mudança de panorama de corrida para corrida. Na sexta-feira do Bahrein, no entanto, uma estranha repetição do cenário do Japão: Hadjar como piloto mais forte, Bearman atropelando Ocon e posicionando a Haas como candidata a pontos e a Williams à espreita. De novidade, Sainz um pouquinho mais veloz que Albon, como aconteceu na pré-temporada na mesma pista, aliás. No fundo do pelotão, mudanças ligeiras também: a Sauber parece ter dado uma melhoradinha e jogado, ao menos em um primeiro momento, a Alpine e a problemática Aston Martin para a rabeira. Mas tudo ali atrás ainda parece que vai ser resolvido nos detalhes.

Fórmula 1 realiza o GP do Bahrein, em Sakhir, entre os dias 11 e 13 de abril, quarta etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. No sábado (12), o TL3 acontece às 9h30, ao passo que a classificação será às 13h. Por fim, no domingo (13), os pilotos disputam o GP do Bahrein ao meio-dia. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.