5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Japão da Fórmula 1 2023

Max Verstappen retomou o controle das ações e comandou a sexta-feira da F1 no Japão. Ferrari e McLaren parecem prontas para o duelo pela segunda força do fim de semana

Depois de um irreconhecível GP de Singapura, Max Verstappen e a Red Bull parecem ter voltado com estilo para o GP do Japão. Nesta sexta-feira (22), o holandês enfiou 0s6 em todo mundo no TL1 e mais de 0s3 no TL2, controlando tranquilamente o pelotão nas atividades iniciais em Suzuka.

E absolutamente tudo parece ter voltado ao normal por lá, incluindo o fato de Sergio Pérez não aparecer lá na frente, mas, sim, enfiado no meio do pelotão, levando mais de 1s de Verstappen nas duas sessões.

Ferrari, com Charles Leclerc e Carlos Sainz, e McLaren, especialmente pelas mãos de Lando Norris, parecem as forças decididas a partir para uma briga de pódio no Japão, enquanto Mercedes e Aston Martin surgem de patamar parecido, o que é um péssimo sinal para as Flechas de Prata.

Charles Leclerc e a Ferrari andaram bem em Suzuka (Foto: AFP)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da 16ª etapa da temporada da F1 2023, no Japão:

A Red Bull voltou total: Verstappen dispara, Pérez se enfia no pelotão

Verstappen está feliz da vida com o RB19 de novo, diz que é um carro bom de guiar e tudo mais. Também pudera, né? A verdade é que o bicampeão trucidou todo mundo e é favoritíssimo a cravar pole e vencer a corrida. Isso num cenário também repetido de 2023: o que Pérez talvez até sofra para se colocar nas três primeiras filas do grid, algo assim. É como se o GP de Singapura não tivesse existido e tudo tenha voltado ao normal.

Ferrari segunda força? É o que parece

A Ferrari chega quente ao Japão. Depois das duas melhores performances dela no ano, a equipe italiana sabe que a tarefa é mais complicada em Suzuka. É que Monza é uma corrida que transcende o campeonato para a Ferrari e Singapura uma prova muito peculiar. Agora, voltando mais ao normal, a realidade é de desvantagem considerável para a Red Bull. Mas dá muito bem para os vermelhos se estabelecerem no segundo posto.

McLaren, sólida, quer pódio de novo. E vai apertar Ferrari

O principal desafio da Ferrari tende a ser a McLaren, mais uma vez. É fato que os laranjinhas começaram o ano tenebrosamente mal, mas isso ficou para trás. Os três pódios de Norris nas últimas seis corridas mostram a mudança de caráter do time, que agora tem dois carros atualizados no Japão. E quer mais um top-3, evidentemente. Não é nada impossível.

Fernando Alonso apareceu no retrovisor da Mercedes (Foto: Aston Martin)

Mercedes começa perdida e toma calor da moribunda Aston Martin

Para quem esperava uma briga tripla pela segunda posição, a Mercedes começou o fim de semana no Japão jogando um balde de água gelada. Perdidinha, a Flecha de Prata penou para arrancar um top-5 na marra, mas vê a Aston Martin no retrovisor, voltando das cinzas. Ah, mais uma vez Lewis Hamilton parece, em volta rápida, atrás de George Russell.

F1 B’ surge discreta, mas com Williams de volta ao destaque

Não está com cara de que vai ser um caos completo com a ‘F1 B’ pegando a ‘F1 A’, longe disso, mas a classe menos abastada da categoria tem lá seu primeiro destaque: a Williams. O time de Grove vem subindo de produção, isso é inegável, e quer cutucar a Alpine, que aposta em mais uma reviravolta durante um fim de semana. O começo foi de fraco para sofrível.

Fórmula 1 retorna no final da noite de sexta-feira (22), às 23h30 (de Brasília, GMT-3), para a disputa do terceiro treino livre válido para o GP do Japão. Depois, na madrugada de sábado, às 3h, acontece a sessão que define o grid de largada da corrida em Suzuka. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.