5 coisas que aprendemos no GP da Arábia Saudita, 2ª etapa da Fórmula 1 2024
Max Verstappen sobrou e puxou mais uma dobradinha da Red Bull com Sergio Pérez em segundo. A Ferrari foi ao pódio de novo, mas não parece nada capaz de desafiar os austríacos. Não por enquanto
No GP da Arábia Saudita deste sábado (9), Max Verstappen, mais uma vez, deu uma aula de controle de corrida na Fórmula 1. Com uma largada sólida, o neerlandês administrou uma vantagem para Sergio Pérez suficiente para vencer em Jedá, em nova dobradinha avassaladora da Red Bull.
A Ferrari viu Charles Leclerc no pódio e o garoto Oliver Bearman, em sétimo, fazendo bom trabalho, mas ficou longe da dupla da equipe austríaca. A McLaren veio logo atrás, com Oscar Piastri em quarto e Lando Norris, oitavo.
Fernando Alonso teve performance excelente e colocou a Aston Martin em quinto, enquanto a Mercedes penou, ficando em sexto e nono com George Russell e Lewis Hamilton, respectivamente. O pontinho final foi para um inspirado Nico Hülkenberg, em dia de estratégia certeira da Haas.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no GP da Arábia Saudita da Fórmula 1 2024:
RB20 nasce como máquina imbatível. E Verstappen vem para mais recordes
O RB20 é realmente bem melhor que o RB19. E o que siu vê na pista até agora foi algo completamente chocante. Verstappen só não fez outro grand-chelem hoje por um safety-car maroto e porque Leclerc achou volta mágica no fim, mas foi mais uma dobradinha, outro domínio avassaladora. De novo: não precisamos medir por Max, que vai seguramente empilhar novos recordes, mas ver Pérez dominar o resto do pelotão é muito significativo.
Ferrari tem de celebrar pódio, mas na mesma medida que entender que Red Bull já fugiu
A Ferrari tem dois pódios em duas etapas e o copo meio cheio é que ela parece claramente na frente das rivais diretas. O copo meio vazio, porém, é bem vazio: a Red Bull não parece nem perto de ser chamada de rival direta dos italianos em um curto prazo. Distância imensa, Leclerc não tem conseguido nem acompanhar Pérez, por mais que esteja vivendo boa fase.
McLaren bate Mercedes. Só que falta de velocidade de reta assusta
O resultado final até foi bom para a McLaren, quarto lugar de Piastri e tal, mas o carro tem sofrido com falta de velocidade de reta gritante. A sorte é que a classificação ajudou, mas o time meio que não sabe o que fazer quando precisa ultrapassar. É bem preocupante, sim. Para a Mercedes, situação pior ainda, já que a classificação também foi uma questão e o ritmo de corrida foi só mediano. Russell, por exemplo, passou a corrida toda preso em Alonso.
Alonso salva pele de Aston Martin ainda capenga
A Aston Martin nitidamente ainda está muito melhor em classificações do que nas corridas, mas Alonso teve um plano na Arábia Saudita. Se Lance Stroll dava sinais de que perderia força antes de enfiar o carro no muro, o bicampeão não esmoreceu. O quinto lugar foi um resultadaço, o ritmo imprimido, impressionante. Na frente das Mercedes, de Bearman, de Norris. Excelente. Mas o time ainda não está nesse nível todo, não.
Ponto salvador de Hülkenberg faz Haas sonhar com vitória na ‘F1 B’
Tudo bem que Kevin Magnussen fez várias besteiras e levou 20s na lomba de punição, mas a defesa que o dinamarquês fez para ajudar Nico a chegar nos pontos foi coisa fina. No fim, a tática que deu tão errado para Norris e Hamilton ajudou um Hülkenberg que esteve em noite inspiradíssima. Ponto muito merecido de uma Haas que, ainda que seja não mais que regular, pode acabar numa posição boa diante de uma ‘F1 B’ tão ruim.
A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, entre os dias 22 e 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024, em Melbourne.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!