5 coisas que aprendemos no GP de Abu Dhabi, última etapa da Fórmula 1 2024
A McLaren levou um senhor susto com as primeiras voltas de pesadelo de Oscar Piastri e a atuação fantástica de Charles Leclerc, mas deixou o GP de Abu Dhabi campeã do mundo. A vitória de Lando Norris, superando a dupla da Ferrari, bastou
O GP de Abu Dhabi ganhou contornos muito mais dramáticos do que parecia possível até o sábado. É que, na largada da prova deste domingo (8), Oscar Piastri foi acertado em cheio por Max Verstappen, despencando no pelotão. O time papaia, no entanto, sagrou-se campeão, mesmo diante do australiano quase que fora de combate e de ótimas atuações da Ferrari. Tudo pelas mãos de um brioso Lando Norris.
Como vem acontecendo desde que perdeu o título, Norris largou bem mais uma vez e fez uma corrida extremamente segura, sem dar muita brecha para as investidas de Carlos Sainz, que se despediu em grande estilo da Ferrari. O pódio ainda teve Charles Leclerc, em prova mágica de 19º para terceiro, ou seja: Lando não podia perder a posição para Carlos de forma alguma.
Lewis Hamilton e a Mercedes protagonizaram um bonito fim de relacionamento, com o inglês escalando para quarto em ótima corrida de recuperação, enquanto George Russell foi o quinto, ultrapassado pelo companheiro sem fazer qualquer esforço. Verstappen foi sexto depois da punição por acertar Piastri, enquanto Pierre Gasly bateu Nico Hülkenberg para fazer a Alpine ficar na frente da Haas. Fernando Alonso e o próprio Piastri fecharam a zona de pontos.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no GP de Abu Dhabi, última etapa da Fórmula 1 2024:
Norris segura ímpeto da Ferrari em grande noite e garante título da McLaren
Nico Rosberg em 2015 fechou a temporada de forma avassaladora e, em 2016, começou igual para enfim superar Hamilton e se tornar campeão do mundo. A ladeira para Norris escalar para fazer igual e bater Verstappen ainda é muito íngreme, mas o encerramento de campeonato foi coisa fina. Lando carregou a McLaren na prova derradeira e segurou as Ferrari para garantir a quebra do jejum papaia. Isso enquanto Piastri provocava altas aventuras, com direito à punição pela pancada que deu em Franco Colapinto.
Ferrari tenta de tudo com boa despedida de Sainz e show de Leclerc
Numa pista que vestia tão bem a McLaren e depois de punição e classificação difícil para Leclerc, a Ferrari precisava de um milagre. E ele quase veio. Quase de verdade. Charles fez uma primeira volta absurda, com ultrapassagem por fora em que limpou cinco carros de uma vez. Sainz foi bem também e pressionou Norris o tanto que conseguiu. Faltou pouco, mas é um vice bem conquistado pelo time italiano.
Hamilton tem bonita despedida coroada com ótima atuação em Abu Dhabi
Que alívio ver que acabou tudo bem entre Hamilton e Mercedes. Depois de tanta turbulência, a corrida final foi bonita, com reação forte oriunda da estratégia certeira de pneus e de boa tocada do heptacampeão. No fim, emoção dos prateados e uma ultrapassagem em cima de um Russell que parecia mais preocupado em aplaudir Lewis do que se defender. Não valia mais nada para ninguém ali, o momento foi simplesmente bonito de ver.
Verstappen erra na largada e quase acaba com sonho papaia
Tudo bem que Verstappen estava louco para entrar de férias, mas que largada maluca foi essa, hein? Saiu forte, passou Sainz, só que exagerou bravamente no otimismo e deu no meio de Piastri. A sorte do neerlandês foi a atuação de Norris, caso contrário certamente teria barrada a entrada em Woking no futuro. Brincadeiras à parte, nada que apague o ano brilhante do melhor piloto da temporada. Mas que a Red Bull abra o olho para 2025, o carro continua muito longe do ideal.
Gasly bate Hülkenberg em Abu Dhabi e faz Alpine pegar G6
Esses dois são muito bons. E o GP de Abu Dhabi fez questão de coroar Gasly e Hülkenberg como os melhores da ‘F1 B’ também no resultado da corrida. Na tabela, ambos abaixo de Alonso, que teve um carro muito superior no começo da temporada, mas apertados ali em 10º e 11º, respectivamente. Nos Construtores, Pierre fez a Alpine sorrir e garantiu um improvável sexto lugar geral.
A Fórmula 1 retorna já na terça-feira (10), com os testes de jovens pilotos e de pneus da Pirelli, também em Abu Dhabi. Depois, só em 2025.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren quebra jejum de títulos, mas tem de saber que 2024 poderia ter sido bem maior