5 coisas que aprendemos no primeiro dia da pré-temporada da F1 2025 no Bahrein

O primeiro dia de atividades da F1 2025 teve a McLaren puxando o bonde e a Haas muito longe do resto, mas se destacando na quilometragem. A Ferrari caprichou nos testes, a Red Bull saiu otimista e a Mercedes deu sinais positivos

O primeiro dia da pré-temporada da F1 2025 no Bahrein teve a McLaren na frente pelas mãos de Lando Norris. Mas os papaias não foram os únicos destaques. A Mercedes, por exemplo, somou bons quilômetros, fechou em segundo com George Russell e liderou a manhã com o novato Andrea Kimi Antonelli.

A Ferrari, por sua vez, não se destacou tanto na tabela de tempos e fez quilometragem razoável, mas declaradamente usou o dia, de fato, para testes. Os mais diferentes possíveis. Quem também testou e gostou do que viu foi a Red Bull, que viu Max Verstappen deixar um carro satisfeito depois de tanto tempo.

Na F1 B’, Williams e Alpine se destacaram com aqueles que tendem a ser os personagens principais do pelotão ao lado de Fernando Alonso: Carlos Sainz e Pierre Gasly ficaram relativamente próximos dos ponteiros. Na Sauber, dia também de muitos testes e de começo sólido para Gabriel Bortoleto, o 12º colocado.

E o GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no dia 1 da pré-temporada da F1 no Bahrein.

Lando Norris fechou o primeiro dia de pré-temporada com o tempo mais rápido no Bahrein (Foto: F1)

McLaren se destaca e larga na frente na F1 2025

A McLaren terminou as temporadas de 2023 e 2024 muito em alta, mas não teve inícios nada bons. Em 2025, o cenário parece caminhar para outro lado. Também pudera: os papaias não vão ter a mesma margem para tantas atualizações quanto nos últimos anos, 2026 traz um novo regulamento e demanda investimentos pesados, pois. Os primeiros sinais são muito bons, Norris foi o mais rápido e Oscar Piastri ficou com a parte dos testes mais amplos. É para isso que serve a pré-temporada.

Red Bull faz Verstappen sorrir e isso basta

Verstappen saiu do carro dizendo que teve “surpresas positivas” e que “tudo está sob controle” com o RB21. E isso já serve para amedrontar os rivais da Red Bull. Afinal, o neerlandês passou boa parte de 2024 brigando com o carro e, mesmo assim, não sofreu tanto para selar o tetracampeonato. Com um bólido na mão, ainda que o RB21 possa não vir a ser maravilhoso, o estrago feito por Max tende a ser pesado.

Ferrari testa muito, mas ainda não aparece para o jogo

Lewis Hamilton fez a estreia e foi colocado para empilhar testes. O inglês e Charles Leclerc trabalharam em uma série de programas que os italianos realizaram logo no primeiro dia e saíram satisfeitos. A ver se a performance aparece também, afinal, são só três dias de pré-temporada, não tem tempo para ficar só testando sem compromisso com o cronômetro.

Mercedes dá bons sinais de velocidade e resistência

Que belo começo da Mercedes, hein? Liderança de manhã com Antonelli, segundo lugar geral com Russell mais tarde e muitas voltas completadas, menos só do que a Haas, que ficou completamente distante do pelotão em termos de tempo. A Mercedes foi uma das vitoriosas do dia, se é que isso existe, e parece feliz com a dirigibilidade do carro. É realmente um ponto fundamental a evoluir em relação ao W15.

Andrea Kimi Antonelli liderou a manhã da F1 no Bahrein (Foto: Mercedes)

Equipes e pilotos encaram chuva e frio no deserto

A F1 adora ter a pré-temporada no Bahrein pelo clima mais parecido com o restante da temporada, pela pista sempre seca, pela estrutura do circuito. Aí chega no primeiro dia para valer e tem frio e chuva no deserto e até um apagão geral que atrasou bem a programação e fez a categoria mexer nas próprias regras para adicionar uma hora ao dia. Não dá para dizer que foi tudo tranquilo, não.

GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do período de testes da Fórmula 1 e acompanha tudo que acontece no Bahrein em TEMPO REAL. As atividades acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sempre com duas atividades por dia, uma entre 4h e 8h (de Brasília, GMT-3) e outra entre 9h e 13h. A estreia do campeonato está programada para acontecer duas semanas depois, entre os dias 14 e 16 de março, no GP da Austrália.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.