5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Áustria de Fórmula 1 2023

Max Verstappen até levou um susto com Sergio Pérez na largada, mas sobrou de novo no piso molhado e venceu a corrida sprint da Áustria. O top-3 ainda teve o mexicano e Carlos Sainz

Max Verstappen deu show no molhado e venceu a corrida sprint da Áustria. Neste sábado (1), o holandês até foi superado por Sergio Pérez na largada, mas logo deu o troco e aí marchou para um triunfo muito seguro, longe de todo mundo. O mexicano ainda foi segundo, estancando a crise que vive.

Quem completou o pódio da sprint do Red Bull Ring foi Carlos Sainz, em atuação sólida com a Ferrari no molhado. Depois vieram as Aston Martin, com Lance Stroll segurando até a linha de chegada um irritado Fernando Alonso, que queria passar o companheiro de qualquer jeito.

Relacionadas


Em sexto, aquele que provavelmente foi o cara da corrida. Nico Hülkenberg salvou 3 pontos, sim, mas chamou mais ainda a atenção pela atuação, ficando em segundo enquanto o carro aguentou e, depois, voando ao trocar os pneus intermediários pelos médios. Mais meia volta, e seria quarto.

Segurando George Russell – que também estava de pneus de pista seca – até o fim, Esteban Ocon foi sétimo, com o inglês da Mercedes fechando a zona de pontos. Lando Norris e Lewis Hamilton, zerados, completaram o top-10, enquanto Charles Leclerc foi só 12º.

Max Verstappen só perdeu a ponta na largada. Depois, marchou firme para vencer (Foto: Red Bull Content Pool)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da nona etapa da temporada da F1 2023, na Áustria:

Relação segue azeda na Red Bull, mas duelo é irreal

A primeira volta da sprint na Áustria marcou mais um capítulo da inimizade entre Verstappen e Pérez. Mas segue sendo muito curioso como o mexicano consegue tirar do sério o holandês sem praticamente ameaçar de forma alguma nos resultados. Neste sábado, por exemplo, liderou por 1 curva, não mais que isso. E aí Verstappen enfiou quase 1/3 de volta no cara. Não parece bom para ‘Checo’ manter o emprego a pinimba na relação e tampouco tem servido de forma positiva para resultados.

Sainz sólido de novo: encaminha melhor fim de semana do ano

Carlos não vive um grande começo de ano. Na verdade, está mais para mal do que para bem. Ainda assim, tem lá alguma consistência e, na Áustria, isso vem sendo ressaltado. O espanhol foi decente em todas as sessões e hoje merece uma estrelinha por ter passado do Q1 com o melhor tempo na única tentativa que teve depois do carro quebrar. Foi coroado com o pódio da sprint, teve nervos de aço.

Carlos Sainz ficou em terceiro na sprint da Áustria, resultado celebrado pela Ferrari (Foto: AFP)

Dia terrível da Mercedes, sim, só que o ritmo existe

1 pontinho na sprint, certamente, não era o que a Mercedes sonhava, mas, por incrível que pareça, há uma boa notícia: o ritmo apareceu. Até Hamilton, que costuma ser mais pessimista, viu o time com performance de pódio, mas atrapalhado pelas péssimas posições de grid. Então, saindo de quinto amanhã com o heptacampeão, a Mercedes tem uma oportunidade real de sair do Red Bull Ring com um trofeuzinho, como não?

Até quando Alonso vai aceitar ficar atrás de Stroll?

Teve ali o esforço da última volta, era carro na zebra, na área de escape, em tudo que era canto, mas vamos lá: qual motivo de Alonso não ter atacado Stroll antes? Assim como na Espanha, o bicampeão evitou o confronto com o filho do dono da Aston Martin e levanta a lógica questão: até quando? É muito mais piloto, muito mais rápido, tem ambições reais no campeonato, então, Fernando precisa sair urgentemente dessa versão zen diante do companheiro.

Nico Hülkenberg voltou a brilhar na sprint da Áustria (Foto: AFP)

Hülkenberg volta a brilhar e confirma: está entre os melhores de 2023

Verstappen, Alonso, Hamilton e… quem vem depois na lista dos melhores de 2023? A gente coloca aqui Nico Hülkenberg na parada. Sim, porque a Haas tem um carro mediano de classificação e horroroso de corrida. E mesmo assim o alemão está sempre no Q3, pontuou de novo, briga na pista, tira tudo que dá do carro. O velho conhecido do grid é a melhor ‘novidade’ da temporada e merece muito que o time cresça de rendimento aos domingos. Hora de beliscar um grande resultado também em corridas.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana da Fórmula 1 na Áustria AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sexta-feira, no sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte. A corrida deste domingo está marcada para as 10h (em Brasília).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.