Verstappen leva susto na largada, mas vence corrida sprint caótica na Áustria

Max Verstappen até levou um susto com Sergio Pérez na largada, mas sobrou de novo no piso molhado e venceu a corrida sprint da Áustria. O top-3 ainda teve o mexicano e Carlos Sainz

Max Verstappen deu show no molhado e venceu a corrida sprint da Áustria. Neste sábado (1), o holandês até foi superado por Sergio Pérez na largada, mas logo deu o troco e aí marchou para um triunfo muito seguro, longe de todo mundo. O mexicano ainda foi segundo, estancando a crise que vive.

Quem completou o pódio da sprint do Red Bull Ring foi Carlos Sainz, em atuação sólida com a Ferrari no molhado. Depois vieram as Aston Martin, com Lance Stroll segurando até a linha de chegada um irritado Fernando Alonso, que queria passar o companheiro de qualquer jeito.

Relacionadas


Em sexto, aquele que provavelmente foi o cara da corrida. Nico Hülkenberg salvou 3 pontos, sim, mas chamou mais ainda a atenção pela atuação, ficando em segundo enquanto o carro aguentou e, depois, voando ao trocar os pneus intermediários pelos médios. Mais meia volta, e seria quarto.

Segurando George Russell – que também estava de pneus de pista seca – até o fim, Esteban Ocon foi sétimo, com o inglês da Mercedes fechando a zona de pontos. Lando Norris e Lewis Hamilton, zerados, completaram o top-10, enquanto Charles Leclerc foi só 12º.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana da Fórmula 1 na Áustria AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sexta-feira, no sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte. A corrida deste domingo está marcada para as 10h (em Brasília).

Max Verstappen levou mais uma sprint (Foto: AFP)

Confira como foi a corrida sprint da Áustria

Não é que a chuva apareceu? Assim, a galera precisou ir para a corrida com pneus intermediários, sem asa aberto e coisas do tipo. Valtteri Bottas era a exceção, com os médios na volta de apresentação. Só nela, o finlandês foi aos boxes antes mesmo da largada.

Veio a largada e a surpresa foi geral: Sergio Pérez, que tinha escapado na volta de apresentação, saiu com gana e deixou Max Verstappen para trás. Durou uma curva, com o holandês, retomando a ponta e devolvendo a espremida que tomou do companheiro.

E aquilo gerou um caos completo no grid, com Nico Hülkenberg aproveitando que Lando Norris estava encaixotado e, assim, indo para segundo. Pérez ainda era terceiro, mas Norris despencou para décimo, atrás de Carlos Sainz, Lance Stroll, Fernando Alonso, Alex Albon, Esteban Ocon e Charles Leclerc.

Nico Hülkenberg fez grande corrida sprint (Foto: Haas F1 Team)

Na quinta volta, Max tinha 2s3 de frente para Hülk, que sustentava bons 2s para Pérez. Ocon e Leclerc travavam boa briga pela oitava colocação, atrás de um Albon que fez largada espetacular. As Mercedes largaram bem, mas estacionaram em 12º e 13º, com George Russell na frente de Lewis Hamilton e ambos atrás de um arrojado Kevin Magnussen.

Enquanto Verstappen já virava em 1min15s e Pérez colava de vez em Hülkenberg e puxava Sainz junto, a pista ia secando e Russell agitava um pouco a prova, passando Magnussen na marra e sendo seguido por Hamilton, que passou o dinamarquês em bela briga.

Pérez, enfim, conseguia fazer valer o carro muito melhor e passava Hülkenberg depois do alemão escorregar. Nico também perdeu rapidamente a posição para Sainz, que tinha muito mais ação. Briga boa também era Leclerc x Norris, cheia de reviravoltas.

Sergio Pérez fez grande largada. E foi isso (Foto: Red Bull Content Pool)

Leclerc foi para cima de Ocon, os dois bateram roda por algumas curvas e, no fim, melhor para o francês, que manteve a oitava posição. Aí, na sequência, o monegasco sambou, foi para fora do traçado e perdeu a nona colocação para Norris.

Stroll e Alonso pegavam Hülkenberg sem dificuldades e também deixavam o alemão pelo caminho, já em sexto. E não é que Nico ia aos boxes para macios? Foi o terceiro da lista, depois de Russell e Oscar Piastri. Hamilton fez o mesmo, bem como Logan Sargeant e a turma do fim do pelotão.

Com quase meio grid de intermediários e a outra metade de pneus de pista seca, Verstappen, Pérez, Sainz, Stroll, Alonso, Ocon e Norris eram os ponteiros. 16s atrás vinha Hülkenberg, o primeiro de médios, com 4s5 de frente para Russell, de pneus macios.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lance Stroll ficou na frente de Fernando Alonso (Foto: AFP)

Dali em diante virou show de Hülkenberg e escalada dos demais que vinham de pneus de pista seca. Russell, por exemplo, foi até a oitava posição, enquanto Hamilton parou em décimo, atrás de Norris.

Mas o alemão da Haas foi realmente quem brilhou naquele fim. Nico tirou os 16s em 4 voltas, voltou à zona de pontos e ainda retomou a sexta posição, onde estava antes de ir aos boxes. Por muito pouco não passou a dupla da Aston Martin, que chegou se empurrando e se arrastando em quarto e quinto, com Stroll na frente de Alonso.

Mais para frente, um Verstappen que marchou muito tranquilo – na pilotagem, porque ainda estava irritado com a largada de Pérez – e venceu de novo. O mexicano deu fim à péssima fase, em segundo, com Sainz em terceiro.

Fórmula 1 2023, GP da Áustria, Red Bull Ring, corrida sprint:

1M VERSTAPPENRed Bull24 voltas  
2S PÉREZRed Bull+21.048  
3C SAINZFerrari+23.088  
4L STROLLAston Martin Mercedes+29.703  
5F ALONSOAston Martin Mercedes+30.109  
6N HÜLKENBERGHaas Ferrari+31.297  
7E OCONAlpine+36.602  
8G RUSSELLMercedes+36.611  
9L NORRISMcLaren Mercedes+38.608  
10L HAMILTONMercedes+46.375  
11O PIASTRIMcLaren Mercedes+49.807  
12C LECLERCFerrari+50.789  
13A ALBONWilliams Mercedes+52.848  
14K MAGNUSSENHaas Ferrari+56.593  
15P GASLYAlpine+57.652  
16Y TSUNODAAlphaTauri Honda+1:04,822  
17N DE VRIESAlpine+1:05,617  
18L SARGEANTWilliams Mercedes+1:06,059  
19G ZHOUAlfa Romeo Ferrari+1:10,825  
20V BOTTASAlfa Romeo Ferrari+1:16,435  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.