5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Bélgica da Fórmula 1 2024

A chuva deu uma desfigurada na McLaren, mas a previsão indica a volta do tempo seco no domingo do GP da Bélgica e deve devolver os laranjinhas para a briga. Mas a classificação, liderada por Charles Leclerc, encheu Max Verstappen de esperanças e, de forma incrível, até Sergio Pérez

Charles Leclerc cravou aquela que foi, provavelmente, a pole mais improvável da temporada 2024 da F1, na Bélgica. Neste sábado (27), em uma pista nada amigável para a Ferrari e diante de um desempenho do carro italiano que era medianíssimo o dia todo, o monegasco surgiu na última tentativa do Q3 e foi o único a melhorar de forma significativa. Resultado: melhor tempo dentre os que não tinham punições.

É que no geral Max Verstappen sobrou de forma absurda. Na pista molhada de Spa-Francorchamps, o neerlandês aplicou um recital, mais de 0s5 na frente de todos e, como disse Christian Horner, poderia até ter devolvido pneus, nem precisou de todos. Punido, sai de 11º, mas mostrou que está faminto.

O grande dia da Red Bull ainda teve Sergio Pérez acordando para a vida e ficando coladinho em Leclerc, em posição real para vencer amanhã. Os principais rivais são as McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri, que saem de quarto e quinto, atrás até de Lewis Hamilton. George Russell, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Esteban Ocon e Alexander Albon fecham o top-10 do grid.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no sábado do GP da Bélgica, 14ª etapa da Fórmula 1 2024:

Sergio Pérez foi enorme surpresa no sábado na Bélgica (Foto: Red Bull Content Pool)

Red Bull sobra no molhado e, do nada, Pérez tem melhor chance de vencer em 2024

O RB20 parecia um jet ski nas águas de Spa-Francorchamps. É claro que estamos exagerando, nem estava tão molhada assim a pista para isso, mas foi chocante o ritmo que a Red Bull apresentou em relação ao que fizeram as rivais. Verstappen no topo, ainda mais na chuva, não surpreende ninguém, mas ver Pérez andando lá na frente foi um imenso choque. Do nada, o mexicano, que talvez até esteja na última corrida pelo time, passou pertíssimo da pole e tem chances vivas, de verdade, de vencer no domingo, já que Max tem punição por troca de motor. Uma doideira.

McLaren sofre com desacerto do carro, mas o sol pode raiar para ela domingo

Andrea Stella confirmou o que estava nítido na classificação: a McLaren optou por mexer zero no acerto mesmo com a pista molhando. A real é que os britânicos não queriam perder o equilíbrio que apresentaram na sexta-feira e, assim, resolveram sacrificar a definição do grid. De verdade? Faz sentido. O problema é que a dupla agora sai duas posições atrás de Pérez e mais perto do que gostaria de Verstappen. Talvez ainda sejam os favoritos, mas muito menos do que eram até a classificação começar.

Leclerc encaixa volta absurda em pole memorável na Bélgica

É impossível que alguém em sã consciência estivesse esperando essa volta de Leclerc. A Ferrari tem problemas de velocidade de reta e, mesmo com os bons ajustes para a Bélgica, aparentava estar milhas distante de Red Bull e McLaren. E nem dá para colocar tudo na conta do piso molhado, afinal, Charles e Carlos foram discretos quase a classificação toda. Mas Leclerc deu um jeito de ficar na frente de todos os que não chamam Verstappen e, amanhã, vira incógnita completa saindo da pole. Um pódio já seria bem melhor que a encomenda.

Mercedes sai no lucro com mais um bom trabalho de Hamilton

A Mercedes largando em terceiro com Hamilton está em posição melhor que a esperada depois da sexta-feira ruim. Na frente das McLaren, então, é quase um milagre. Mais um bom trabalho de Hamilton, que vai ter trabalho para tentar rondar o pódio no domingo. Preocupa que Russell teve mais um dia discreto. A briga deles é com a Ferrari, mas a desvantagem é grande pela posição de Leclerc.

Lando Norris larga logo na frente do companheiro de equipe, mas atrás de onde queria (Foto: McLaren)

Chuva bagunça ‘F1 B’ e joga Alonso no bolo

Se a McLaren derreteu na chuva lá na frente, no pelotão intermediário foi a Haas quem passou por isso. Os americanos, que prometiam um duelo com a Alpine, vão ter uma bela de uma montanha para escalar, já que nem do Q1 passaram. Boa notícia para os franceses, melhor ainda para a Aston Martin, que viu Alonso praticamente parir um oitavo lugar ali. O bicampeão está no jogo pelos pontos.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo, os pilotos disputam a corrida em Spa-Francorchamps a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.