5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Bélgica de Fórmula 1 2023

Max Verstappen chegou a perder a ponta no início da sprint após um erro de estratégia, mas recuperou no braço, brilhou de novo em uma pista molhada, agora na Bélgica

Um erro estratégico no momento de fazer o pit-stop e colocar pneus intermediários na sprint do GP da Bélgica até causou maior dificuldade, mas não passou nem perto de tirar a vitória de Max Verstappen neste sábado (29). Em mais uma exibição fantástica na chuva, o holandês atropelou Oscar Piastri rapidamente e partiu para manter a incrível série invicta que vem desde o GP de Miami.

Piastri ainda foi segundo, superando Lando Norris o fim de semana inteiro e apimentando o clima em uma McLaren cada vez mais firme para virar a segunda força do grid. O pódio da sprint ainda teve Pierre Gasly, que estancou uma crise imensa na Alpine.

Relacionadas


A Ferrari chegou em quarto e quinto com Carlos Sainz e Charles Leclerc e, de certa forma, deu sinais positivos para o domingo, além de ter coletado bons pontos em uma disputa direta com Mercedes e Aston Martin, terríveis no sábado. Especialmente os verdinhos.

Max Verstappen na chuva é qualquer coisa de espetacular (Foto: Red Bull Content Pool)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da 12ª etapa da temporada da F1 2023, na Bélgica:

Verstappen na chuva. De novo

É extremamente repetitivo o nosso primeiro item, mas não temos o que fazer se o homem sempre dá um jeito de ser absurdo na chuva. A distância para o resto do grid é muito grande, mas nessas condições o negócio fica ainda mais evidente. É habilidoso, destemido e, claro, tem um carro fenomenal que vira uma lancha ali. A primeira volta, mesmo com o erro estratégico, foi mágica, enfiando 4s em Leclerc e permitindo que não ficasse tão atrás de Piastri quando voltasse dos boxes. Depois, atropelou o australiano na relargada.

Piastri enfrenta Norris e cria novo clima na McLaren

Normal que fique um pouco com amargo na boca por ter chegado a liderar, mas é Verstappen na chuva, não tem muito o que fazer. Só que o australiano, o sábado todo, foi a segunda força do grid. Isso é muito impactante. Bom de chuva desde a base, Piastri vai ganhando confiança e, numa McLaren cada vez mais firme, deve incomodar Lando Norris, que foi só sexto. E os dois vão escalar o pelotão ainda. Ah, não que precise avisar, mas olho na McLaren amanhã, viu?

Oscar Piastri fez um baita sábado, desde a classificação da sprint (Foto: McLaren)

Ferrari aproveita chance e encurta diferença para rivais

Não foi uma brilhante Ferrari, longe disso, inclusive faltou mais agilidade ali nos boxes e tudo mais, mas foi decente. Dois top-5, batendo bem as Mercedes e Aston Martin, está valendo. A luta pelo vice é dura e vale olhar no retrovisor uma McLaren que se agiganta, mas os italianos precisam de um bom fim de semana. A Ferrari tem a chance do ano de virar a chave domingo, com pole de Leclerc e Sainz também saindo em posição boa.

Mercedes sofre, mas nada bate o horror da Aston Martin

Toto Wolff se disse satisfeito com a Mercedes na sprint da Bélgica, mas como? Russell foi tímido de novo e quase não pontuou, enquanto Hamilton foi punido, acabou em sétimo, também em meio ao caos. O ritmo não parece ruim, mas os resultados continuam devendo. Ao menos a Mercedes não é a Aston Martin, que viu Lance Stroll bater na classificação e ferrar Fernando Alonso e o próprio Alonso bater na corrida sprint e ferrar com tudo de vez.

Pierre Gasly fez um pódio na sprint que ao menos acalmou as coisas na Alpine (Foto: Alpine)

Gasly faz 3º lugar e estanca crise na caótica Alpine

Numa mesma semana a Alpine viu a o motor exposto por falta de potência, demitiu meio mundo e, do nada, meteu um terceiro lugar na sprint da Bélgica, pista que exige tanto de velocidade de reta. Méritos totais para Gasly, que teve uma grande atuação e colocou o time francês no jogo. Até quando? Provavelmente só hoje mesmo, mas o resultado foi marcante e ao menos serviu para abafar um pouco o caos generalizado por lá.

Fórmula 1 retorna à pista no domingo para o GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2023, com largada prevista para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana AO VIVO e em TEMPO REAL. O GP também transmite a corrida em segunda tela a partir das 9h40, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.