Verstappen vence corrida sprint tumultuada por chuva na Bélgica. Piastri termina em 2º

Max Verstappen até tomou um leve susto, mas não teve dificuldades para superar Oscar Piastri na pista e venceu a corrida sprint da Fórmula 1 na Bélgica, realizada neste sábado (29)

Max Verstappen venceu a corrida sprint da Bélgica, realizada neste sábado (29), sem muito contratempo. O holandês até tomou um leve susto com Oscar Piastri no início, após a troca de pneus, mas só precisou de paciência para fazer valer a força do RB19 contra o MCL60 e recuperou a ponta com tranquilidade.

A chuva mais uma vez atrasou a programação — já comprometida pela água que caiu na classificação — em mais de meia hora. De válido mesmo, apenas 11 das 15 voltas anteriormente programadas. Piastri fez certinho e conseguiu ultrapassar Verstappen na parada para troca de pneus ao entrar nos pits antes do holandês, porém foi rapidamente superado após o safety-car causado por Fernando Alonso.

Relacionadas


Pierre Gasly completou em terceiro, com Lewis Hamilton fechando na quarta posição. Carlos Sainz e Charles Leclerc vieram na sequência, à frente de Lando Norris. George Russell, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon fecharam o top-10.

A Fórmula 1 retorna à pista no domingo para o GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2023, com largada prevista para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana AO VIVO e em TEMPO REAL. O GP também transmite a corrida em segunda tela a partir das 9h40, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pista de Spa-Francorchamps completamente alagada (Vídeo: reprodução/F1 TV)

Confira como foi a corrida sprint da F1 na Bélgica:

A primeira corrida do fim de semana da F1 em Spa-Francorchamps começou com um atraso de 35 minutos decorrente da chuva que atrapalhou o início da classificação. Para a prova curta, porém, os pilotos chegaram no grid com pista seca, ainda que a ameaça de chuva pairasse muito no ar.

Nos termômetros, a temperatura atingia 21°C, ainda amena, com o asfalto em 29°C e a umidade relativa do ar em 66%. O site oficial da categoria informava, porém, que a tempestade já rondava a pista, e ela, de fato, caiu forte sobre o circuito quando faltavam pouco menos de 6 minutos para a largada. O resultado, claro, não poderia ser outro: novo adiamento, agora com a volta de formação programada para as 17h12 locais (12h12 de Brasília).

A chuva, contudo, era pesada sobre Spa-Francorchamps. O segundo horário também foi por terra, com a direção de prova colocando a largada apenas como “adiada”. Pelo rádio, após mais de dez minutos de atraso, a McLaren informou a Norris que a expectativa era de que o início não tardasse tanto, pois a meteorologia apontava para uma trégua que poderia durar por pelo menos uma hora.

E, de fato, com a mesma rapidez que o mundo desabou sobre o circuito belga, o sol rapidamente abriu em parte do local, ainda que o céu permanecesse com nuvens carregadas. Novamente, os caminhões entraram em ação para auxiliar no escoamento da água o quanto antes, mas as condições já permitiram à direção de prova estipular um novo horário para a volta de formação: 17h35 locais (12h35 de Brasília).

Conforme o procedimento padrão, todos os carros foram obrigados a partir para a volta de apresentação calçados com os pneus de chuva extrema e atrás do safety-car. E dessa vez, nada de adiamentos: os 20 seguiram o carro de segurança e enfim partiram para as 15 voltas programadas.

Já na segunda, ainda com o carro de segurança em pista, porém, Russell avisou à Mercedes que as condições “definitivamente eram para intermediários”, enquanto a Red Bull confirmava para Verstappen que seriam, no mínimo, quatro giros atrás do safety-car até a largada em movimento.

A previsão se confirmou, e a largada só veio para valer na abertura do quinto giro, o que deixava a sprint com um total de apenas 11 voltas válidas. Metade do grid, no entanto, foi para os boxes já trocar para pneus intermediários, entre eles Piastri, Pérez e Hamilton. Verstappen, por sua vez, permaneceu na pista por mais uma volta até efetuar a troca.

O segundo pelotão veio para a parada, mas a estratégia valeu de início para o australiano, que conseguiu o undercut sobre o #1 da Red Bull e com 1s de vantagem — o tempo ganho com os compostos de faixa verde. Com as posições restabelecidas, Gasly surgiu em terceiro, com Pérez, Hamilton, Sainz, Leclerc — em mais um pit-stop horroroso da Ferrari —, Norris, Ricciardo e Ocon completando os dez primeiros.

Max Verstappen venceu sprint na Bélgica (Foto: AFP)

Volta 4, e novamente o safety-car entrou em jogo após escapada de Alonso na curva 11. O espanhol perdeu a traseira quando tentava ultrapassagem sobre Nico Hülkenberg, rodou e bateu de leve com a frente do carro na barreira de proteção.

A intervenção não demorou muito, com a pista sendo novamente liberada na abertura do giro 6. Piastri conseguiu manter a ponta, mas Verstappen colou no carro #81 na subia da Eau Rouge e deixou o McLaren para trás na reta Kemmel.

Pouco mais atrás, Hamilton buscou a ultrapassagem sobre Pérez e os dois chegaram a se tocar. O britânico da Mercedes efetuou a manobra na freada da La Source, e Pérez ainda tomou na sequência de Sainz e Leclerc, dando a sensação de que poderia ter ficado com alguma avaria no seu RB19. Pelo rádio, contudo, avisou à equipe que não tinha nenhuma aderência na traseira. O mexicano ainda deu um belo passeio na brita, despencando para o 16º lugar. No final, abandonou.

Enquanto isso, Hamilton tentou buscar o quarto posto, mas foi punido em 5s pela manobra sobre Pérez, perdendo qualquer intenção de pódio. Verstappen, por sua vez, apenas cuidou para levar o carro com segurança até a bandeirada, com uma vantagem de 6s6 sobre Piastri, que mesmo sendo na sprint, conquistou o seu primeiro top-3 na temporada 2023 da F1.

F1 2023, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, Corrida sprint, Final:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda11 voltas 
2O PIASTRIMcLaren Mercedes+6.677 
3P GASLYAlpine+10.733 
4C SAINZ JRFerrari+12.648 
5C LECLERCFerrari+15.016 
6L NORRISMcLaren Mercedes+16.052 
7L HAMILTONMercedes+16.757+5s
8G RUSSELLMercedes+16.822 
9E OCONAlpine+22.410 
10D RICCIARDOAlphaTauri Honda+22.806 
11L STROLLAston Martin Mercedes+25.007 
12A ALBONWilliams Mercedes+26.303 
13V BOTTASAlfa Romeo Ferrari+27.006 
14K MAGNUSSENHaas Ferrari+32.986 
15G ZHOUAlfa Romeo Ferrari+36.342 
16L SARGEANTWilliams Mercedes+37.571 
17N HÜLKENBERGHaas Ferrari+37.827 
18Y TSUNODAAlphaTauri Honda+39.267 
 S PÉREZRed Bull Honda NC
 F ALONSOAston Martin Mercedes NC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.