Verstappen vence corrida sprint tumultuada por chuva na Bélgica. Piastri termina em 2º
Max Verstappen até tomou um leve susto, mas não teve dificuldades para superar Oscar Piastri na pista e venceu a corrida sprint da Fórmula 1 na Bélgica, realizada neste sábado (29)
Max Verstappen venceu a corrida sprint da Bélgica, realizada neste sábado (29), sem muito contratempo. O holandês até tomou um leve susto com Oscar Piastri no início, após a troca de pneus, mas só precisou de paciência para fazer valer a força do RB19 contra o MCL60 e recuperou a ponta com tranquilidade.
A chuva mais uma vez atrasou a programação — já comprometida pela água que caiu na classificação — em mais de meia hora. De válido mesmo, apenas 11 das 15 voltas anteriormente programadas. Piastri fez certinho e conseguiu ultrapassar Verstappen na parada para troca de pneus ao entrar nos pits antes do holandês, porém foi rapidamente superado após o safety-car causado por Fernando Alonso.
Relacionadas
Pierre Gasly completou em terceiro, com Lewis Hamilton fechando na quarta posição. Carlos Sainz e Charles Leclerc vieram na sequência, à frente de Lando Norris. George Russell, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon fecharam o top-10.
A Fórmula 1 retorna à pista no domingo para o GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2023, com largada prevista para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana AO VIVO e em TEMPO REAL. O GP também transmite a corrida em segunda tela a partir das 9h40, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 no YouTube.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira como foi a corrida sprint da F1 na Bélgica:
A primeira corrida do fim de semana da F1 em Spa-Francorchamps começou com um atraso de 35 minutos decorrente da chuva que atrapalhou o início da classificação. Para a prova curta, porém, os pilotos chegaram no grid com pista seca, ainda que a ameaça de chuva pairasse muito no ar.
Nos termômetros, a temperatura atingia 21°C, ainda amena, com o asfalto em 29°C e a umidade relativa do ar em 66%. O site oficial da categoria informava, porém, que a tempestade já rondava a pista, e ela, de fato, caiu forte sobre o circuito quando faltavam pouco menos de 6 minutos para a largada. O resultado, claro, não poderia ser outro: novo adiamento, agora com a volta de formação programada para as 17h12 locais (12h12 de Brasília).
A chuva, contudo, era pesada sobre Spa-Francorchamps. O segundo horário também foi por terra, com a direção de prova colocando a largada apenas como “adiada”. Pelo rádio, após mais de dez minutos de atraso, a McLaren informou a Norris que a expectativa era de que o início não tardasse tanto, pois a meteorologia apontava para uma trégua que poderia durar por pelo menos uma hora.
E, de fato, com a mesma rapidez que o mundo desabou sobre o circuito belga, o sol rapidamente abriu em parte do local, ainda que o céu permanecesse com nuvens carregadas. Novamente, os caminhões entraram em ação para auxiliar no escoamento da água o quanto antes, mas as condições já permitiram à direção de prova estipular um novo horário para a volta de formação: 17h35 locais (12h35 de Brasília).
Conforme o procedimento padrão, todos os carros foram obrigados a partir para a volta de apresentação calçados com os pneus de chuva extrema e atrás do safety-car. E dessa vez, nada de adiamentos: os 20 seguiram o carro de segurança e enfim partiram para as 15 voltas programadas.
Já na segunda, ainda com o carro de segurança em pista, porém, Russell avisou à Mercedes que as condições “definitivamente eram para intermediários”, enquanto a Red Bull confirmava para Verstappen que seriam, no mínimo, quatro giros atrás do safety-car até a largada em movimento.
A previsão se confirmou, e a largada só veio para valer na abertura do quinto giro, o que deixava a sprint com um total de apenas 11 voltas válidas. Metade do grid, no entanto, foi para os boxes já trocar para pneus intermediários, entre eles Piastri, Pérez e Hamilton. Verstappen, por sua vez, permaneceu na pista por mais uma volta até efetuar a troca.
O segundo pelotão veio para a parada, mas a estratégia valeu de início para o australiano, que conseguiu o undercut sobre o #1 da Red Bull e com 1s de vantagem — o tempo ganho com os compostos de faixa verde. Com as posições restabelecidas, Gasly surgiu em terceiro, com Pérez, Hamilton, Sainz, Leclerc — em mais um pit-stop horroroso da Ferrari —, Norris, Ricciardo e Ocon completando os dez primeiros.
Volta 4, e novamente o safety-car entrou em jogo após escapada de Alonso na curva 11. O espanhol perdeu a traseira quando tentava ultrapassagem sobre Nico Hülkenberg, rodou e bateu de leve com a frente do carro na barreira de proteção.
A intervenção não demorou muito, com a pista sendo novamente liberada na abertura do giro 6. Piastri conseguiu manter a ponta, mas Verstappen colou no carro #81 na subia da Eau Rouge e deixou o McLaren para trás na reta Kemmel.
Pouco mais atrás, Hamilton buscou a ultrapassagem sobre Pérez e os dois chegaram a se tocar. O britânico da Mercedes efetuou a manobra na freada da La Source, e Pérez ainda tomou na sequência de Sainz e Leclerc, dando a sensação de que poderia ter ficado com alguma avaria no seu RB19. Pelo rádio, contudo, avisou à equipe que não tinha nenhuma aderência na traseira. O mexicano ainda deu um belo passeio na brita, despencando para o 16º lugar. No final, abandonou.
Enquanto isso, Hamilton tentou buscar o quarto posto, mas foi punido em 5s pela manobra sobre Pérez, perdendo qualquer intenção de pódio. Verstappen, por sua vez, apenas cuidou para levar o carro com segurança até a bandeirada, com uma vantagem de 6s6 sobre Piastri, que mesmo sendo na sprint, conquistou o seu primeiro top-3 na temporada 2023 da F1.
F1 2023, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, Corrida sprint, Final:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 11 voltas | |
2 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | +6.677 | |
3 | P GASLY | Alpine | +10.733 | |
4 | C SAINZ JR | Ferrari | +12.648 | |
5 | C LECLERC | Ferrari | +15.016 | |
6 | L NORRIS | McLaren Mercedes | +16.052 | |
7 | L HAMILTON | Mercedes | +16.757 | +5s |
8 | G RUSSELL | Mercedes | +16.822 | |
9 | E OCON | Alpine | +22.410 | |
10 | D RICCIARDO | AlphaTauri Honda | +22.806 | |
11 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | +25.007 | |
12 | A ALBON | Williams Mercedes | +26.303 | |
13 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | +27.006 | |
14 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | +32.986 | |
15 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | +36.342 | |
16 | L SARGEANT | Williams Mercedes | +37.571 | |
17 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | +37.827 | |
18 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | +39.267 | |
S PÉREZ | Red Bull Honda | NC | ||
F ALONSO | Aston Martin Mercedes | NC |